Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Nobreak Force Line 1200va desarmando

Avalie este tópico:

ToniLopes78

Posts em destaque

Prezados, adquiri um nobreak da force line 1200va para manter uma cnc router em caso de falta de energia, só mesmo para que eu possa levar os eixos para o ZERO e desligar a máquina. Onde opero a CNC costuma faltar muita luz e já tive vários problemas com a usinagem devido a luz apagar.

Comprei esse nobreak com a esperança da cnc não desligar no caso de falta de energia, porém o nobreak tem desligado sozinho durante a usinagem. Ele do nada desliga, mesmo com energia da concessionária e fica com o led piscando branco. No manual não tem nada sobre o led piscar branco. Não dá nenhum apito e só liga se retirar da tomada. Eu acho que seja desligamento por sobrecarga, até instalei um cooler nele pra ver se melhorava, ele fica frio porém continua desligando. Teria como desativar esse desligamento por sobrecarga ou alguma coisa a se fazer para evitar esses desligamentos? Visto que isso tem acontecido mesmo com energia da concessionaria. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/12/2022 às 18:22, JAROD disse:

qual a potência consumida pelo CNC?   Utiliza que tipo de motores?  

Expandir  

Eu uso 4 motores NEMA 23, um spindle de 500w, o pc e o monitor. A potencia exata eu não sei. Terei que medir a corrente total durante a fresagem. Eu acho que seja sobrecarga pq o nobreak desliga principalmente qdo está fresando uma madeira mais dura com fresas mais largas, que demanda muita potencia.

Link para o comentário

Desabilitar não, mas poderia mascarar a medida (NÃO aconselhável).

Existe um resistor de 5w (0R33 ou 0R22) cuja a queda de tensão nele é medida a corrente Ac.

Poderia colocar um outro em paralelo para diminuir a valor.

O ideal seria verificar a potencia consumida e tipo de motores como o @JAROD mencionou e comprar um equipamento mais adequado para a sua necessidade , lembrando que um no break deve trabalhar no maximo com 80% de carga

• Legal 1
Link para o comentário

Em 07/12/2022 às 20:21, joao lima RV disse:

Desabilitar não, mas poderia mascarar a medida (NÃO aconselhável).

Existe um resistor de 5w (0R33 ou 0R22) cuja a queda de tensão nele é medida a corrente Ac.

Poderia colocar um outro em paralelo para diminuir a valor.

O ideal seria verificar a potencia consumida e tipo de motores como o @JAROD mencionou e comprar um equipamento mais adequado para a sua necessidade , lembrando que um no break deve trabalhar no maximo com 80% de carga

Expandir  

A potencia de saída quando conectado na rede elétrica, não passa só por um relé? No caso o rele que retira a rede eletrica da saida quando o inversor está atuando. Se for, eu poderia colocar um rele mais parrudo e redimensionar a parte que a corrente circula quando alimentado pela concessionaria. Mas não sei se é viável e nem se tem como. rs

Link para o comentário

Teu nobreak é 220/220?...   na realidade não passa apenas pelo relé, mas pelo enrolamento do transformador. Quando existe uma queda de tensão na rede, o nobreak chaveia taps do transformador....  como o @joao lima RV mencionou acima, é aconselhável adquirir um nobreak compatível com o consumo do equipamento, lembrando que deve haver uma folga de 20%.

Editado: por JAROD
acrescentar dados
Link para o comentário

@joao lima RV

Em 07/12/2022 às 22:44, joao lima RV disse:

Um rele é apenas um componente passivo ,  ele so faz o que mandam fazer. No seu caso é o processador que determina a potencia consumida.

Quantos reles tem o equipamento ?

Expandir  

Tem 5 relés. Eu entendi. Mas minha intenção é inibir a atuação por sobrecarga e redimensionar o caminho da entrada até a saída estando o nobreak ligado na rede elétrica.

Link para o comentário

Em 07/12/2022 às 22:56, ToniLopes78 disse:

Pq quando faltar luz. Eu irei parar tudo. Caindo muito o consumo e não havendo risco de sobrecarregar o inversor. O nobreak vai ser pra eu levar os eixos pro zero e desligar a máquina. Assim não perco os parâmetros da usinagem.

Expandir  

Quando faltar luz o nobreak irá chavear para o inversor e muito provavelmente os mosfets irão queimar.

Link para o comentário

Da para fazer uma alteração, verifique se o esquema é este

Se não for, na etiqueta tem um numero com 3 dígitos, como tambem na placa tem uma etiqueta com um mumero que começa com 106.....

A ideia é fazer que ele alimente a carga direto da rede e so utilizar o no break quando faltar energia

image.thumb.png.aa6f3f05e4ee358ab29129642425a8ee.png

image.thumb.png.1be71e06b8126005cfa92667e345b76e.png

Link para o comentário

A ideia seria ligar comum do rele de saida , nas tomadas, a rede no NF e a saida do no break no NA. A energização da bobina no rele de saida seria junto com o de entrada (rede/inversor)

Teríamos só que ver se ele tem o battery save. Com rede ligada e sem carga veja se ele desliga

Link para o comentário

Em 08/12/2022 às 16:46, joao lima RV disse:

Da para fazer uma alteração, verifique se o esquema é este

Se não for, na etiqueta tem um numero com 3 dígitos, como tambem na placa tem uma etiqueta com um mumero que começa com 106.....

A ideia é fazer que ele alimente a carga direto da rede e so utilizar o no break quando faltar energia

image.thumb.png.aa6f3f05e4ee358ab29129642425a8ee.png

image.thumb.png.1be71e06b8126005cfa92667e345b76e.png

Expandir  

Eu não tenho o esquema dele. A numeração na etiqueta é 1060100136.

Link para o comentário

Em 08/12/2022 às 16:56, joao lima RV disse:

A ideia seria ligar comum do rele de saida , nas tomadas, a rede no NF e a saida do no break no NA. A energização da bobina no rele de saida seria junto com o de entrada (rede/inversor)

Teríamos só que ver se ele tem o battery save. Com rede ligada e sem carga veja se ele desliga

Expandir  

Ele tem battery sabe sim.  Teria que manter uma carga direto nele, pra não desligar.

Link para o comentário

Em 08/12/2022 às 17:01, joao lima RV disse:

Esqueci de mencionar, a desvantagem desta modificação é que teras tensão na saida mesmo com o no break desligado

Expandir  

Esse é o menor dos problemas. Até pq quando acabo de operar, eu sempre tiro da tomada. E em último caso, coloco um interruptor que suporte a corrente de trabalho e resolvo isso.

Link para o comentário

Em 08/12/2022 às 18:57, joao lima RV disse:

Voce deixou sem carga e ligado na rede ?

Ele desligou apos alguns minutos?

Pelo numero da placa não consegui o esquema ,

Qual numero (3 digitos) esta na etiqueta ?

Expandir  

No manual diz battery save. 

Tô mandando uma foto da etiqueta e outra numeração da placa.

IMG_20221209_124248108_MFNR.jpg

IMG_20221209_124333488_MFNR.jpg

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...