Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Notebook Vaio FE14 Core i3 8130U - VJFE41F11X-B0411H reinicia em vez de entrar em repouso

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Olá, gente boa!

Logo que chegou o notebook, instalei o Windows 11, mas acabei desinstalando porque não gostei do comportamento dele. O que acontece é que, quando o colocava em Repouso manualmente, beleza, mas quando o Repouso é programado, em vez de entrar em repouso o note Reinicia. O mesmo acontece com a configuração para hibernar. E se deixar, ele fica fazendo isso a vida inteira, num círculo vicioso. Já acessei tudo que é site, já fiz tudo que é configuração possível, mas nada muda. Isso acontecia no Windows 11. Instalei o mesmo que veio nele, ou seja, o 10 Home, mas é sempre a mesma coisa. Alguém já passou por isso e conseguiu solucionar? Se sim, sabe me dizer se seria um caso de atualização de bios? Originalmente, ele está com a Bios V1.027.X. Se não for, não sei mais o que fazer. Alguém pode me ajudar? Desde já, agradeço. Abraço!

IMG_1057.jpg

Editado: por Edley Matos
Ajuste no título conforme padrão exigido.
  • Joinha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Edley Matos alterou o título para Notebook Vaio FE14 Core i3 8130U - VJFE41F11X-B0411H reinicia em vez de entrar em repouso

Obrigado pela resposta, Elias! Por incrível que pareça, o único lugar onde encontrei a bios desse notebook foi aqui. Mas como atualizar uma bios é sempre algo que envolve risco, estou deixando isso como última opção. Se, de repente, alguém enfrentou o mesmo problema e solucionou sem precisar atualizar a bios, essa solução seria muito bem-vinda. hehe! De qualquer forma, muito obrigado, brother. Abraço!

Link para o comentário

Pode paracer óbvio que vou dizer, porém se você desativar as opções de energia POWER e SLEEP, ele não vai mais entrar nesse modo e portanto não vai reinicializar. Deixe apenas uma proteção de tela. No entanto você já deve ter feito isso provavelmente. Veja também se algum programa de SLEEP pode alterar esse comportamento.

• Joinha 1
Link para o comentário

@Edley Matos Sei bem do que está falando.

Numa situação onde o notebook já não liga aí uma atualização de bios pode resolver o problema ou pode não surtir efeito, neste caso o sintoma não muda.

Mas no seu caso, onde ele está ligando, um problema durante a atualização pode piorar a situação.

Mesmo assim, se você decidir em último caso atualizar a bios, não se esqueça de fazer um backup da original. Caso não resolva o problema, ainda pode retornar o arquivo antigo e deixar como estava.

Abraços!

• Joinha 1
Link para o comentário

@Hevandyr Muito obrigado pela dica! Eu já considerei colocar o Repouso como Nunca e boa, deixando apenas para desligar o monitor. Desligar o monitor funciona e volta tranquilamente. Também entra em Repouso normalmente quando coloco manualmente. Quando é programado é que ele fica reiniciando. E a coisa é bem desconfortável, pois quando fecho a tampa, em vez de entrar em repouso ele reinicia também e isso sem parar. Horrível!!! kkkk Vou ver a questão de algum programa de SLEEP. Obrigado!

Link para o comentário

@elias.girardi O que você fala aqui me convence ainda mais de que não devo mexer com atualização de bios agora.  Se a probabilidade de isso resolver é pouca, melhor deixar essa possibilidade de lado por enquanto. Vou buscando uma orientação aqui e outra ali. Quando eu achar uma que resolva, posto aqui. Agora se uma resolução vier daqui, melhor ainda. kkk Muito obrigado!

Link para o comentário

Avançando um pouco no raciocínio, o que me intriga é que quando coloco manualmente em Suspender funciona até ser "acordado". kkk Por que quando é programado não, não é? kkkk Muito estranho! Outra opção, por enquanto, é colocar manualmente em Suspender e ir levando até uma resolução definitiva.

• Joinha 1
Link para o comentário

Se for algum problema de software provavelmente estará no regedit.

Aqui tem um caso meio parecido.

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

• Joinha 1
Link para o comentário

Tenho essa dica há algum tempo... Boa sorte

EVITAR O AUTOREBOOT 

editor de registros

REGEDIT

Hkey_local_machine/system/currentcontrolset/control/crashcontrol/autoreboot

AutoReboot = 0  (desabilita)

=1  (habilita)

depois fazer o seguinte:

Painel de Controle

Sistema

Propriedades do sistema

Inicialização e recuperação

Desmarcar – Reiniciar Automaticamente

Marcar a opção – Gravar um evento no LOG do sistema.

• Joinha 1
Link para o comentário

@Hevandyr , obrigado pela instrução.

Eu acessei o link que você passou. A instrução remetia a:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer

Porém, o meu registro é este:

HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies

Ou seja, termina em Policies, e não em Explorer, e dentro de Policies está apenas (Padrão).

Com isso, deduzo que não se aplica ao meu caso.

De qualquer forma, obrigado! Valeu!

Edley

Link para o comentário

@Hevandyr , mais uma vez, obrigado por suas orientações.

EVITAR O AUTOREBOOT 

editor de registros

REGEDIT

Hkey_local_machine/system/currentcontrolset/control/crashcontrol/autoreboot

AutoReboot = 0  (desabilita)

=1  (habilita)

Desabilitei o AutoReboot mudando o valor de 1 para 0.

Na instrução abaixo:

Painel de Controle

Sistema

Propriedades do sistema

Inicialização e recuperação

Desmarcar – Reiniciar Automaticamente

Marcar a opção – Gravar um evento no LOG do sistema.

não fiz nada porque já estava desmarcado Reiniciar Automaticamente e já estava marcado Gravar um evento no LOG do sistema.

Depois disso, o comportamento passou a ser o seguinte:

Continuou entrando em Suspender quando acionado manualmente.

Quando programado, desliga a tela, mas não suspende. Além disso, passou a não despertar mais com nenhuma tecla nem com o botão Power. A única coisa a fazer era segurar o botão Power dez segundos para forçar o desligamento.

Voltei ao REGEDIT devolvi o valor 1.

Mais uma vez, muito obrigado pela orientação. Vamos continuar a busca. Abraço!

Edley

@CJ Entendi. OK. Muito obrigado!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...