Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Projeto de captação de instrumento musical com microfones está fazendo som de piezo elétrico

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Estou desenvolvendo um projeto de uma captação para instrumento musical.

Ele é em régua com microfones e alimentado por bateria 9v.

Porém, mesmo com o volume totalmente zerado, ele continua captando som porque os componentes eletrônicos estão atuando como um piezo elétrico.

Vocês sabem como tirar isso? Quando eu bato na placa, mesmo com o volume zerado no potenciometro, ele capta o batuque por causa do efeito de piezo.

Parece que liguei um piezo e to batendo nele.

 

Vocês sabem como eu poderia resolver isso???

Estou usando todas as peças em SMD, capacitores e resistores.

É um projeto bem legal, porém, essa parte de ficar com som metálico devido ao efeito de piezo tá me incomodando demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Parece que você está enfrentando um problema de captação de som indesejado em seu projeto de captação para instrumento musical devido a um efeito semelhante ao piezoelétrico. Isso pode ser causado por diversos fatores, incluindo interferência elétrica, design do circuito ou até mesmo ressonância mecânica. Vou sugerir algumas abordagens que você pode considerar para resolver esse problema:

 

1. **Isolamento mecânico:** Se o som indesejado está sendo gerado por vibrações mecânicas, tente isolar fisicamente os componentes sensíveis do circuito. Use suportes de borracha ou espuma para diminuir a transferência de vibrações do ambiente para o circuito.

 

2. **Aterramento adequado:** Garanta que seu circuito esteja devidamente aterrado. Problemas de aterramento inadequado podem levar a interferências eletromagnéticas indesejadas. Certifique-se de que todas as partes metálicas estão devidamente conectadas ao terra.

 

3. **Filtro de RF:** Adicione filtros de radiofrequência (RF) ao circuito para eliminar interferências eletromagnéticas externas que possam estar sendo captadas pelo circuito.

 

4. **Blindagem:** Considere adicionar uma camada de material de blindagem ao redor do circuito. Isso pode ajudar a reduzir a interferência eletromagnética externa.

 

5. **Projeto do circuito:** Revise o projeto do circuito para garantir que não haja loops de terra indesejados, que podem causar problemas de interferência.

 

6. **Supressão de ruído:** Adicione capacitores de desacoplamento próximos aos pontos de entrada e saída do circuito para suprimir eventuais ruídos de alta frequência.

 

7. **Potenciômetros de melhor qualidade:** Se você suspeitar que o problema esteja relacionado aos potenciômetros, tente usar potenciômetros de melhor qualidade, que ofereçam um controle mais eficaz sobre o volume.

 

8. **Teste em diferentes ambientes:** Teste o circuito em diferentes ambientes para verificar se o problema é específico de um local ou situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...