Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida MC68HC908MR16 / preciso de ajuda para programar esse MCU

Avalie este tópico:

Posts em destaque

• FábioJSilva86 alterou o título para MC68HC908MR16 / preciso de ajuda para programar esse MCU
Postado (editado)

Se o mcu original estiver liberado para ser copiado, o que geralmente não acontece, é só usar um programador USBDM.

Já com TL deve ser o mesmo processo de outros comuns, se houver e se tiver suporte.

Aqui há uma lista dos CIs suportados:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Flw...

Editado: por nagkiller
Postado (editado)

Você poderia me ajudar com passo a passo? Comprei uma da china e preciso fazer a programação dele porquê acredito que não vai funcionar do jeito que está. Ela está numa inversora de esteira.

Editado: por FábioJSilva86
Postado (editado)

Com CH não acho que não vai... MC68HC908 é um microcontrolador, você não faz cópias normalmente como uma EEPROM normal!

Você vai precisar de um programador mais específico!

Eu lembro que eram os pinos BDM são (não estou com o computador, mas vc pode procurar no google o datasheet):

+3V3         NC
RST           NC
GND          BKG 

Flw...

Remoção dos pinos, pois se trata de uma arquitetura mais antiga em relação ao USBDM.
Postado (editado)

Entretanto acredito que este microcontrolador não use o USBDM... deve ser a versão mais antiga ou diferente.

Esse MCU estava em uma central automotiva ECU?

Flw...

Postado (editado)
2 minutos atrás, nagkiller disse:

Entretanto acredito que este microcontrolador não use o USBDM... deve ser a versão mais antiga.

Esse MCU estava em uma central automotiva ECU?

Flw...

Não, ele está num inversor de esteira de academia.

Screenshot_20230420-205858.png

Editado: por FábioJSilva86
Postado (editado)

Página 10 é o hardware e o PROG08SZ é quem vai realizar a leitura/gravação...

Mas, uma pergunta, porque quer tentar copiar algo que certamente vai estar bloqueado contra cópias?

Se em sua análise, o mcu está com defeito, então, não será possível copia-lo (caso esteja desbloqueado e se esse for o defeito).

Flw...

• Joinha 1
Postado
10 horas atrás, nagkiller disse:

Página 10 é o hardware e o PROG08SZ é quem vai realizar a leitura/gravação...

Mas, uma pergunta, porque quer tentar copiar algo que certamente vai estar bloqueado contra cópias?

Se em sua análise, o mcu está com defeito, então, não será possível copia-lo (caso esteja desbloqueado e se esse for o defeito).

Flw...

Ele está com defeito só em uma das saídas.

Postado (editado)

Entendi...

Tudo o que você precisa está no post #11 ... Dê uma estudada nesse material.

Inclusive a figura 12 do documento mostra a janela principal do PROG08SZ.

Para gravar estes micros da família HC908 eu utilizava a  M68EVB908Q modificada com um circuito atrelado para gravar in-circuit (conforme destaque na imagem).

M68EVB908Q.jpg.d1e4b08d5f3e6b952dfec847933bdbd1.jpg

Pinos utilizados para gravação (de cima para baixo no conector Molex KF 90graus):
1 - +VCC (5V)

2 - IRQ
3 - PTA0

4 - OSC1

5 - GND 

Flw...

Postado (editado)

MC68HC908 é um microcontrolador da antiga Motorola -> que virou Freescale -> que virou NXP...

O processo de gravação é diferente de um Atmel ou Microchip! Você chegou a verificar se o dispositivo existe na gravadora?

Se não tiver, não vai ser possível gravar ou tentar copiar algo. Monte o circuito do Application Note e use o software PROG08SZ! Será mais fácil, são poucos componentes (Figure 5. Simpler Monitor Mode Circuit)!

image.thumb.png.ccac4d60cbf417c3a2571fedd00ca531.png

A frequência de 9,8304MHz pode ser gerada através de um gerador ou conforme o próprio circuito do Application Note.

Flw...

Postado
23 horas atrás, nagkiller disse:

MC68HC908 é um microcontrolador da antiga Motorola -> que virou Freescale -> que virou NXP...

O processo de gravação é diferente de um Atmel ou Microchip! Você chegou a verificar se o dispositivo existe na gravadora?

Se não tiver, não vai ser possível gravar ou tentar copiar algo. Monte o circuito do Application Note e use o software PROG08SZ! Será mais fácil, são poucos componentes (Figure 5. Simpler Monitor Mode Circuit)!

image.thumb.png.ccac4d60cbf417c3a2571fedd00ca531.png

A frequência de 9,8304MHz pode ser gerada através de um gerador ou conforme o próprio circuito do Application Note.

Flw...

No caso eu preciso montar o circuito com esses componentes? E depois como faço pra se comunicar com ele?

Postado (editado)

Caso não tenha a serial, você pode tentar usar um conversor usb serial no lugar dos pinos 10 e 9 do Max, uma tensão de 9V  no pino IRQ no lugar do pino 2 do Max, e uma fonte de 5V para alimentar o mcu. Pode ser que funcione. Terá que testar.

Flw...

Postado (editado)

Cara, preste bem atenção, eu acho que você não está entendendo muito bem o que eu quero dizer:

Este microcontrolador não é só inserir um TX, RX, VCC e GND em alguns pinos ali e sair copiando com qualquer gravadora e software (mais uma vez: há uma grande possibilidade de você não conseguir copiar, pois o fabricante da esteira deixa o microcontrolador bloqueado contra leitura em gravadores, etc... mas quem sabe, não é? Vai que ele está desbloqueado!), aliás, a grande maioria, senão todos, os microcontroladores tem um processo um pouco mais complicados do que só inserir uma gravadora ou um simples conversor serial e utilizar qualquer software para realizar a cópia ou gravação. Entretanto, eu posso até estar enganado!

Ele deve ter a frequência específica no OSC1, tensão de programação no pino IRQ, tensão no RESET e dados bidirecionais no PTA0. Então você precisa seguir o fluxo deste microcontrolador (mais uma vez, está tudo no AN). Ainda mais por ele ser de uma tecnologia mais antiga.

Você pode até tentar, mas não é assim que esse microcontrolador funciona!

A melhor maneira é seguir a documentação, conforme já fiz a referencia algumas vezes. Desta maneira talvez o sucesso seja maior.

Boa sorte!!!

Flw...

• 2 anos depois...
Postado

Fábio, não sei se vc ainda precisa, mas seguem informações sobre os HC908 em geral:

se trata de uma família bem antiga, nasceu Motorola depois virou Freescale e hoje são NXP.

Vc precisa de ferramentas específicas para gravar um HC908, que acessam um software bootloader em ROM do HC908. BDMs não funcionam, o protocolo é pré-BDM, baseado em interface serial. Basicamente primeiro vc carrega um bacalhau em RAM, que executando permite que sejam baixados bytes e programados na flash. 

Se vc tem um notebook super antigo com uma serial RS232 nativa (não pode ter adaptador USB serial, por problemas com geração de break), vc até pode montar um esquema como o que foi fornecido acima (ou similar) para tentar entrar em boot mode SE o micro não se encontra protegido.

Existem várias ferramentas para acessar o HC908, quase todas legacy. Eu tenho algumas delas como P&E Cyclone, PGMR Boards, etc. Mas não é garantido que vc vai conseguir ler a flash protegida.

Alguns HC908 protegidos podem ser acessados por meio de clock glitch. 

Se vc quiser fazer um crack, sugiro que vc consiga um microcontrolador com flash apagada - com a mesma Mask, importante!

Daí vc gera um dump da área de boot (que varia) e faça um disassembly do bootloader firmware.

Vc passará a saber como funciona o boot, gravação de flash,etc, e pode identificar as possibilidades.

Em suma, uma trabalheira do caramba! E não há garantias de sucesso.

Boa sorte! 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...