Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Lenovo Legion Y540-15RH - NM-C221 - luz de fundo (backlight) da tela queimada?

Avalie este tópico:


dlcorrea

Posts em destaque

@dlcorreaacredito que não seja esse componente o defeito, e sim problema na tela, porque vc  falou que desconectando a tela aparece 9V e quando conecta a tela cai para 1,9v, isso leva  a crer que o defeito é na tela e não na placa mãe.

 

E todo cuidado é pouco na medição desse circuito, qualquer descuido (curto), pode perder a placa, matar o chip de video.

 

Editado: por Donini II
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • dlcorrea alterou o título para Lenovo Legion Y540-15RH - NM-C221 - luz de fundo (backlight) da tela queimada?
  • 3 semanas depois...

Boa noite pessoal,

 

Resolvi medir a tensão nos pontos de teste da tela, ficam na parte da frente da placa do LCD. Testei todos duas vezes com multímetros diferentes, vamos aos resultados:

STV_G = 7.95

CLK2_G = 6.25

CLK4_G = 6.25

RESET_GOA_G = -7.99

CLK1_G = 6.25

CLK3_G = 6.25

V1 = 8.95

V14 = 0.26

VDDIN = 3.22

CSCL = 2.55

CSDA = 2.55

B1S1 = 0 (ZERO)

HPD = 2.55

PWMLED = 1.77

LED_EN = 3.24

MSCL = 2.57

MSDA = 2.57

DVDDS = 1.77

CLK4 = 0.76

CLK3 = 0.76

RESET_GOA = 0 (ZERO)

CLK1 = 0.76

STV = 0 (ZERO)

CLK2 = 0.76

VGH = 25.1

VOFF = -8.07

AVDD = 9.26

DVDD = 2.58

VMID_0 = 8.09

VCOM = 3.77

VLEDIN = 0.015

VLEDOUT = 0.015

BCLD = 1.76

BCLC = 0 (ZERO)

FB3 = 1.65

FB4 = 1.60

FB5 = 1.60

FB6 = 1.70

HAVDD = 4.62

 

O modelo da placa é NV156FHM-N48.

 

Eu estou tentando descobrir se o problema é no backlight ou se é na placa mãe do notebook, uma tela de reposição tá custando uns 500 reais...

Agradeço por qualquer ajuda.

IMG_20230523_154650_097.jpg

IMG_20230523_154641_027.jpg

IMG_20230523_154630_232.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Só pra corrigir informação anterior: a tela não apresentava imagem porque a controladora veio com a resolução configurada errada, coloquei a configuração certa e a tela está perfeita! Tentei olhar o PDF do "esquema" dessa placa mas não consegui identificar o circuito que ativa a tela de fundo. O que eu entendi é que a tela é referenciada como "LCD" e o backlight é chamado de "LED". O que eu achei foi o seguinte:

- existe um "pino" chamado "GPIO7" que é o "LCD Panel Backlight PWM" - esse deve controlar o brilho do backlight, talvez?

- existo o "GPIO21" que é o "LCD Panel Backlight Enable" - e esse liga o backlight, provavelmente o problema deve estar aqui...

 

Agora esses "pinos" estão em um grupo de 30, então deve ser o conector que encaixa na tela mesmo, porque o que sai da placa mãe tem 40 pinos...

Outro problema: para acessar o conector na placa mãe tem que remover o dissipador da CPU/GPU e com isso removido o computador fica ligado por pouco tempo porque esquenta demais e desliga sozinho pra proteger os componentes...

Eu já testei (da melhor forma que deu) o conector, vou rever as respostas anteriores e testar novamente os pinos que vocês recomendaram...

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo,

Pois é, esse conector de 40 pinos está na placa mãe, o cabo que sai daí tem um conector desses (40 pinos) numa ponta e na outra tem várias saídas, uma delas é o outro conector de 30 pinos que entra na tela. Então essa leitura que você pergunta deve ser feita na placa mãe com o notebook ligado, certo? E no circuito desse LED devo testar o fusível F3 e os capacitores C14 e C15, porém esse teste deve ser feito com o notebook desligado, certo? Farei os testes e darei o retorno. Muito obrigado!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, nesse lado da placa eu não achei fusível escrito F3, pode ser que seja do outro lado, porém achei um escrito "0" e outro escrito "H" e ambos estão conduzindo... Agora os pinos 1, 2 e 3 do conector de 40 pinos estão com 11.03 volts com o note desligado e cai para 10.6 volts com ele ligado....

IMG_20230619_120505_626.jpg

IMG_20230619_120431_281.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava do outro lado da placa mãe, o fusível F3 (círculo roxo) está ok, conduzindo, a tensão nele com o note desligado é 11.38 volts nos dois pads; com o note ligado a tensão cai para 10.6 volts nos dois pads. Dos dois capacitores que fazem parte do circuito do fusível, o pequeno (círculo azul) mediu 11.44 volts com o note desligado e 10.6 ligado. O capacitor grande (círculo vermelho) apresentou 0 volts nas duas situações. É provável que o problema seja nesse capacitor... Alguma sugestão?

IMG_20230619_161353_693~2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não ter tensão não quer dizer problema se tratando de capacitores. Essa tensão nos pads do F3, vc o removeu para conferir? veja essa linha á a linha V20b+ que deriva do Vin, ou seja teria que haver a mesma tensão da fonte. Estranho. Tente remover para aferir. Na pag 63, o V20b+ ganha esse nome no dreno do PQ203

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não removi amigo, meu ferro de solda não vai conseguir remover um componente tão pequeno... Eu tentei remover o capacitor e consegui mais ou menos, ele saiu mas levou um pedaço do pad junto.... Eu não tenho condição pra fazer esse serviço direto, não tenho as ferramentas e tampouco a experiência.... Agradeço a ajuda e sugestões mas esse nível de micro solda eu (ainda) não consigo fazer... Agora o problema pode estar em outro lugar porque mesmo sem o capacitor a tensão nos pads continuou zero ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, concordo plenamente! Se eu soubesse de alguém já teria levado com certeza... Por isso não vou mexer mais, o note está funcionando direitinho com uma tela externa então não tem porque continuar fuçando. Eu cheguei até a ligar pra assistência técnica da Lenovo mas o atendente me disse que seria complicado porque eles nem tem dessa placa em estoque e eles no máximo trocariam ela, não fariam reparo a nível de componente....

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 23/04/2023 às 21:44, ferreirasm2 disse:

Mas vc tbm pode testar diretamente no conector lvds da tela. Mas tenha cuidado pra não fecha curto entre os pinos. Usei multímetro na escala 20v e pontas tipo agulhas.

Polish_20230423_213946734.png

Olá, entrei nessa página procurando a fita flat dessa entrada aí para o meu monitor e estou com dificuldade de encontrar poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Olá, achei esse post procurando ajuda por uma troca de tela nesse modelo que deu curto na hora de tirar o flat e a tela parou de ligar, seguindo este post e fazendo um seguimento achei o fusível F3 queimado (Sem dar continuidade) Posso testar fazendo um curto nele para ver se é somente isso ou seria necessário trocar antes, só achei Fusivel Smd 3a 32v 3216 no mercado livre, agradeço antecipadamente qualquer ajuda, tenho estação de retrabalho e alguma experiência em troca de componentes SMD. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela resposta, já encomendei os fusíveis vou trocar antes de testar, o curto foi na hora retirar o flat da tela para troca, aparentemente o notebook estava em standby e não desligado totalmente, foi um erro grave não ter desconectado a bateria interna. Cansaço e presa nunca é uma boa combinação, mais uma vez muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...