Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Samsung - NP530XBB / Glide-13 BA41-02678A Rev. 1.1 / SSD Somente leitura

Featured Replies

Postado

Pessoal, recebi de uma senhorinha aqui na assistência esse notebook com essa mencionada placa. O sistema não inicia e rodei um sistema pelo pen drive, e verifiquei que a saúde do SSD BGA estava baixa, entretanto, havendo um slot M.2. 

Verifiquei que a unidade Flash NAND de 64 GB soldada BGA na placa estava em somente leitura, excluindo a partição ela retornava.

Instalei mesmo assim um SSD M.2 SATA (pois é Celeron e não reconhece NVMe), realizei a instalação do Windows nesse e após a cópia dos arquivos, o Windows não finaliza automaticamente a instalação, buscando boot no SSD danificado.

Resumindo, não sei se somente removendo fisicamente a memória Flash NAND que eu conseguiria proceder, mas isso seria invasivo para a placa.

Alguém já pegou esse problema ou parecido?

Grato desde já,

JB

Imagem do WhatsApp de 2023-05-09 à(s) 14.54.50.jpg

Editado: por Querosergrande

• Querosergrande alterou o título para Samsung - NP530XBB / Glide-13 BA41-02678A Rev. 1.1 / SSD Somente leitura
Postado

@Querosergrande No Setup vc não consegue mudar o boot ou desativar o boot securit para ver se ele consegue mudar. Ja tive um equipamento mais antigo porem era um 530u aquele com segunda e geração, e ele tinha o ssd de 32gb que quando dava pau ele nao deixava ligar, naquele caso eu retirei e funcionou

Editado: por thiago lucena

Postado
  • Autor

@thiago lucena Na BIOS eu só tenho a opção de desativar o boot seguro, e daí configurar o boot pelo Windows boot manager ou por um pen drive por exemplo. O SSD M.2 SATA não aparece para sequencia de boot, apesar de ser reconhecido na própia BIOS nas exibições do sistema, e a instalação do Windows ter copiado os arquivos de instalação para lá. Aí, o SSD defeituoso assume e dá o erro que tem apresentado na inicialização do Windows ;/

Meu medo é remover esse SSD BGA e apresentar algum mau funcionamento na placa. Expliquei para a cliente que pode ocorrer algum problema secundário em decorrência da possível necessidade de remoção e ela se amedrontou.

O que me aconselharia? 

Postado

@Querosergrande Faça como o amigo @FLAVIOTECH falou, pois ele ta aqui mais tempo e com mais experiencia. O que pode tentar burlar o windows é formatar ele em outra maquina e depois colocar nele, para ver se la ja aparece o boot do m2, nao sei se nessa bios ai tem a opção de legacy que dai o cara consegue mudar a ordem do hd, porem se tiver serial do windows na bios ele nao vai reconhecer como original.

Postado

Olha só, 

Uma solução seria inslar o gerenciador de BOOT GRUB em um pendrive, dar boot com ele e depois escolher a unidade que quer da boot, ele vai te dar as opções, se tiver windows instalado em algum dispositivo conecto  como seu M2, ele vai aparecer na lista, depois basta escolher e continuar com o processo de boot.
  Talvez ele tenha que ficar com o pendrive conectado na máquina sempre para que o gerenciador venha  a assumir e mostrar seu windows, mas é melhor que qualquer tentiva invasiva. 

Postado

Conseguiu resolver?

Peguei um equipamento igual com a placa: Glide-13 BA41-02678A Rev. 1.1

Só que no meu caso ele liga, mas não acha na BIOS o SSD nativo da placa, Sandisk de 128gb. Coloquei tanto o M.2 NGFF, quanto o NVME e não aparece nada, tentei formatar e não vai, só fica carregando e depois de um longo tempo reinicia. 

Não tenho o esquema, queria ver se é possível retirar alguma bobina e "desligar" o SSD nativo (acho que é ele o problema).

Se alguém tiver alguma sugestão???

Postado

Eu posso estar equivocado, mas se a função do componente é apenas armazenamento, eu já teria sacado fora, o q me parece q aconteceu com ele é o que acontece com esses sdds que estão com defeito de ficar somente leitura o q é um ultimo recurso para fazer bkp das informações, daí como existe a instrução de boot nele msm formatando em outro ssd a bios vai dar "preferência" para tentar bootar nessa unidade.
Agora se existe alguma outra informação nesse componente eu ficaria com o pé atrás. 
Eu sei que é difícil e ficamos com medo de lidar com situações onde pode haver alterações no sintoma inicial, mas o cliente tem q entender tb que se não tentar fazer nd, o equipamento continuará sem sua função, não existe milagre informático, existe tentativas, erros e acertos (muitos erros). 
Procura se existe uma placa dessa para compra, e passa os dois cenários para o seu cliente, eu posso tentar remover e se der certo fica tanto, e se td der errado fica X da placa. Boa sorte desculpe o texto extenso

• 2 meses depois...
Postado
Em 13/05/2023 às 01:36, taboas disse:

Conseguiu resolver?

Peguei um equipamento igual com a placa: Glide-13 BA41-02678A Rev. 1.1

Só que no meu caso ele liga, mas não acha na BIOS o SSD nativo da placa, Sandisk de 128gb. Coloquei tanto o M.2 NGFF, quanto o NVME e não aparece nada, tentei formatar e não vai, só fica carregando e depois de um longo tempo reinicia. 

Não tenho o esquema, queria ver se é possível retirar alguma bobina e "desligar" o SSD nativo (acho que é ele o problema).

Se alguém tiver alguma sugestão???

Amigo estou com um notebook desse com mesmo problema você conseguiu resolver ?

Postado
31 minutos atrás, regigomes disse:

Amigo estou com um notebook desse com mesmo problema você conseguiu resolver ?

Não teve jeito e fiquei com receio de arrancar fora o MMC, não achei nada na internet referente esquema elétrico, a ultima opção foi colocar um M.2 sata NGFF e instalar o Windows 11 (não consegui instalar o 10, ficava em loop o logo e não avançava).

• 3 meses depois...
Postado

@taboas bom dia amigo, conseguiu instalar via windows 11 no ssd m2 sata ? mesmo com a memoria ssd interna com defeito ??

Postado

@damaziotech Boa noite! Sim! Funcionou só com o 11, mesmo com SSD interno com defeito. Não arrisquei tirar!

Postado

@taboas e, fiz isso ontem e foi de boa, doidera ne?! nao instala nem por um raio o win10,, nem boota pra instalar, so fica a bandeirinha e a rodinha rodando infinito ate reiniciar, o win 11, vai rapidaço, sem complicaçoes.. vai entender. notebook bem ruinzinho, unica coisa q pode mexer eh no ssd, e bem limitado ainda.. pra mim isso eh um tablet e não um note kkkkk

• 3 meses depois...
Postado
Em 09/05/2023 às 15:14, Querosergrande disse:

Pessoal, recebi de uma senhorinha aqui na assistência esse notebook com essa mencionada placa. O sistema não inicia e rodei um sistema pelo pen drive, e verifiquei que a saúde do SSD BGA estava baixa, entretanto, havendo um slot M.2. 

Verifiquei que a unidade Flash NAND de 64 GB soldada BGA na placa estava em somente leitura, excluindo a partição ela retornava.

Instalei mesmo assim um SSD M.2 SATA (pois é Celeron e não reconhece NVMe), realizei a instalação do Windows nesse e após a cópia dos arquivos, o Windows não finaliza automaticamente a instalação, buscando boot no SSD danificado.

Resumindo, não sei se somente removendo fisicamente a memória Flash NAND que eu conseguiria proceder, mas isso seria invasivo para a placa.

Alguém já pegou esse problema ou parecido?

Grato desde já,

JB

Imagem do WhatsApp de 2023-05-09 à(s) 14.54.50.jpg

A unica forma que consegui resolver isso foi rodando o windows 11 pelo pendrive, usando o Rufus.

Esta meio lento mas funciona.

Pode se usar também um hd externo.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.