Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Macbook Air A1466 - 820-00165-A - PP3v3SUS anormal e não liga

Avalie este tópico:

raphael nett

Posts em destaque

Boa noite, estou com o note do titulo na bancada, ele chegou com uma corrosão grave perto da area do u7600, os componentes R8185,C8185 e D8185 sumiram da placa, pelo que entendi eles são responsáveis por passar os sinais de enable de s4 para frente, analisando os sinais de enable, observei que tenho o PP3v3SUS em alguns componentes e em outros tenho apenas 0,59v  observei isso primeiro ao medir os capacitor C1202, todos os componentes na redondeza que deveriam ter o PP3v3SUS estão com 0,59v também, pelo que vi no esquemático esse sinal vem do U0500, alguém pode me confirmar isso?

Medi a resistência com a placa desligada nesse rail de PP3V3SUS e está com mais de 50K, Parece que o que queimou nessa linha queimou em aberto. alguém sabe se seria possível puxar do 3v42 para esse Rail?

PS:Tenho as tensões S5 de 14v5, 8v5 , 5v, 3v3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 69
  • Criado
  • Última resposta

Principais posts deste tópico

Citando essa postagem do outro tópico:

"P3V3_SUS é baixo 0,1V. Este trilho de alimentação é do chip de comutação sus 3.3V u8020.

Verifique se a entrada u8020 PP3V3_S5 é 3,3V, ok. Verifique se o sinal de habilitação do u8020 P3V3SUS_EN é 3,3V, ok. Então u8020 deve estar com defeito."

Testei até aqui e todas as tensões até esse ponto estão normais.

Link para o comentário

8 horas atrás, raphael nett disse:

Boa noite, estou com o note do titulo na bancada, ele chegou com uma corrosão grave perto da area do u7600, os componentes R8185,C8185 e D8185 sumiram da placa, pelo que entendi eles são responsáveis por passar os sinais de enable de s4 para frente, analisando os sinais de enable, observei que tenho o PP3v3SUS em alguns componentes e em outros tenho apenas 0,59v  observei isso primeiro ao medir os capacitor C1202, todos os componentes na redondeza que deveriam ter o PP3v3SUS estão com 0,59v também, pelo que vi no esquemático esse sinal vem do U0500, alguém pode me confirmar isso?

Medi a resistência com a placa desligada nesse rail de PP3V3SUS e está com mais de 50K, Parece que o que queimou nessa linha queimou em aberto. alguém sabe se seria possível puxar do 3v42 para esse Rail?

Olhei agora, me passa as tensões sobre U8020, e tensão nos dois lados do R8020

Editado: por FábioJSilva86
Link para o comentário

16 horas atrás, raphael nett disse:

C8185 e D8185 não existe na placa, R8185 sim, limpe a área e verifica se tem trilhas rompidas e R8185 precisa está medindo bem.

Link para o comentário

Em 14/05/2023 às 11:42, FábioJSilva86 disse:

C8185 e D8185 não existe na placa, R8185 sim, limpe a área e verifica se tem trilhas rompidas e R8185 precisa está medindo bem.

Obrigado pela informação fico mais tranquilo, foi justamente nessa área que a corrosão era mais severa.

Ontem analisei o esquemático do circuito e não vi problema em fazer um jumper no lugar do R8185.

Sobre o PP3v3SUS, observei que a origem dele vem do U0500, oque é um grande problema pois quer dizer que o regulador interno dele queimou em aberto, Pelo que vi ele só é usado como referencia para o circuito de avanço de estágios, para testar, fiz um jumper da linha de PP3v3S5 para essa Linha de PP3v3SUS, para minha surpresa nada explodiu e consegui habilitar alguns outros rails.

Vou dizer que achei que tinha resolvido o problema ontem pois consegui fazer a placa ligar o fan e depois ele aumentou a velocidade, significa que ele passou pelo processo de boot correto?

Só que ele estava ligando de forma inconsistente, supuz que pudesse ser mais algum problema com o sinal de

PM_RSMRST_L, rastreei ele até o U8130e notei que o sinal de PM_RSMRST_L junto do resistor de R8133 ficava flutuando muito, quando fui medir a tensão  no pad PM_RSMRST_L dele a placa ligou instantaneamente, acredito que ele possa ter entrado em curto e isso possa ter queimado o rail de PP3v3SUS, troquei o resistor R8138 por outro aqui e consigo medir uma resistencia de 110k entre os pads. e tem 3,28v na linha de PM_RSMRST_L.

Infleizmente depois da troca do resistor não consigo mais ligar a placa, alguma dica de como funciona o sinal de inicialização?

Pelo que eu medi dos sinais de slp eu estou no estado DeepSleep(S5AC). alguma ideia de como avançar?

Link para o comentário

55 minutos atrás, raphael nett disse:

Obrigado pela informação fico mais tranquilo, foi justamente nessa área que a corrosão era mais severa.

Ontem analisei o esquemático do circuito e não vi problema em fazer um jumper no lugar do R8185.

Sobre o PP3v3SUS, observei que a origem dele vem do U0500, oque é um grande problema pois quer dizer que o regulador interno dele queimou em aberto, Pelo que vi ele só é usado como referencia para o circuito de avanço de estágios, para testar, fiz um jumper da linha de PP3v3S5 para essa Linha de PP3v3SUS, para minha surpresa nada explodiu e consegui habilitar alguns outros rails.

Vou dizer que achei que tinha resolvido o problema ontem pois consegui fazer a placa ligar o fan e depois ele aumentou a velocidade, significa que ele passou pelo processo de boot correto?

Só que ele estava ligando de forma inconsistente, supuz que pudesse ser mais algum problema com o sinal de

PM_RSMRST_L, rastreei ele até o U8130e notei que o sinal de PM_RSMRST_L junto do resistor de R8133 ficava flutuando muito, quando fui medir a tensão  no pad PM_RSMRST_L dele a placa ligou instantaneamente, acredito que ele possa ter entrado em curto e isso possa ter queimado o rail de PP3v3SUS, troquei o resistor R8138 por outro aqui e consigo medir uma resistencia de 110k entre os pads. e tem 3,28v na linha de PM_RSMRST_L.

Infleizmente depois da troca do resistor não consigo mais ligar a placa, alguma dica de como funciona o sinal de inicialização?

Pelo que eu medi dos sinais de slp eu estou no estado DeepSleep(S5AC). alguma ideia de como avançar?

Não entendi porquê você fez o jumper para linha pp3v3_sus , não faz sentido porque no R8020 tem tensão nos dois lados. Tire esse jumper e poste novamente a tensão de R8020 .

Link para o comentário

1 hora atrás, raphael nett disse:

R8138 não exite na placa pelo que vi no esquema.

Link para o comentário

2 horas atrás, FábioJSilva86 disse:

Não entendi porquê você fez o jumper para linha pp3v3_sus , não faz sentido porque no R8020 tem tensão nos dois lados. Tire esse jumper e poste novamente a tensão de R8020 .

Boa noite, coloquei o jumper pois a parte do circuito que é alimentada por esse rail de PP3v3_SUS não é a mesma dos Outros Rails de PP3v3SUS, a parte que está com a tensão flutuando parece ser do rail de spi.

Tirei o jumper e ambos os lado do R8020 tem 3.32v.

O resistor que eu estava falando que está flutuando é o R8133  não o R8138 fica em outra parte do circuito mesmo, essa parte seria responsavel por liberar o sinal de 2 PM_RSMRST_L

Editado: por raphael nett
Link para o comentário

Agora e fiquei com uma duvida muito grande, estava vendo tal U8020 e ele está funcionando normalmente, olhei ele no esquemático e ele parece que não está ligado em lugar nenhum, pois na minha placa não tem o R8020 soldado.

Por qual motivo a apple teria colocado esse CI se ele não fosse ser conectado em lugar nenhum?

Link para o comentário

Agora e fiquei com uma duvida muito grande, estava vendo tal U8020 e ele está funcionando normalmente, olhei ele no esquemático e ele parece que não está ligado em lugar nenhum, pois na minha placa não tem o R8020 soldado.

Por qual motivo a apple teria colocado esse CI se ele não fosse ser conectado em lugar nenhum?

Não entendi sua pergunta, não tem R8020?

Link para o comentário

Boa noite, coloquei o jumper pois a parte do circuito que é alimentada por esse rail de PP3v3_SUS não é a mesma dos Outros Rails de PP3v3SUS, a parte que está com a tensão flutuando parece ser do rail de spi.

Tirei o jumper e ambos os lado do R8020 tem 3.32v.

O resistor que eu estava falando que está flutuando é o R8133  não o R8138 fica em outra parte do circuito mesmo, essa parte seria responsavel por liberar o sinal de 2 PM_RSMRST_L

Colocou o R8133 de 100k? Qual lado dele que esta flutuando?

Link para o comentário

1 hora atrás, raphael nett disse:

isso mesmo, o lado que estava flutuando era o de PM_RSMRST_L, ficava flutuando entre 0,8 e 1,8v, quando coloquei o resistor de 100k o rail estabilizou em 3v3.

Certo, e agora como se comporta a placa quando conecta carregador nela sem bateria? Alguma rotação na fan?

Link para o comentário

19 horas atrás, FábioJSilva86 disse:

Mais deve ter uma trilha no pad 1 e 2 no lugar do R8020 , os outros pads não tem conexões . Ok?

sim medi a continuidade entre esses pads e tem um curto entre eles, provavelmente é só a trilha que vc falou

19 horas atrás, FábioJSilva86 disse:

Certo, e agora como se comporta a placa quando conecta carregador nela sem bateria? Alguma rotação na fan?

Nenhuma rotação da fan, ele não chega a emitir os sinais de enable do nivel S4 e nem do S3

Link para o comentário

Seu que você já está cansado de ver essa placa mais você precisa verificar isso aqui.

1. PPVRTC_G3H (VCCRTC) – fonte de alimentação do circuito do relógio em tempo real. A tensão PPVRTC_G3H é de 3,3 V.

2. RTC_RESET_L (RTCRST#) – sinal de reset do circuito do relógio em tempo real. A tensão RTC_RESET_L é de 3,3 V.

3. PCH_SRTCRST_L (SRTCRST#) sinal secundário de reinicialização do circuito do relógio em tempo real. A voltagem PCH_SRTCRST_L é 3,3V.

4. PCH_INTVRMEN_L (INTVRMEN) – Os reguladores de voltagem internos Intel CPU/PCH 1.05V e 1.5V ativam o sinal. A voltagem PCH_INTVRMEN_L é 3,3V.

5. PCH_DSWVRMEN_L (DSWVRMEN) – Sinal de habilitação do regulador de tensão Intel CPU/PCH deep sleep well(power). A voltagem PCH_DSWVRMEN_L é 3,3V.

6. SYSCLK_CLK32K_RTCX1 (RTCX1) – sinal de clock para o circuito RTC. Pode ser medido por um osciloscópio. A frequência do relógio SYSCLK_CLK32K_RTCX1 é 32KHz.

7. PP3V3_S5 (VCCDSW3-3) – trilho de alimentação do modo hibernação profunda. A tensão PP3V3_S5 é de 3,3 V.

8. PM_DSW_PWRGD (DPWROK) – modo de hibernação profunda com bom sinal. A tensão PM_DSW_PWRGD é de 3,3 V.

9. Trilho de alimentação do modo suspenso PP3V3_SUS (VCCSUS3) (modo de suspensão superficial). A tensão PP3V3_SUS é de 3,3 V.

10. PM_BATLOW_L (BATLOW#) – SMC monitora o status da bateria . Se a tensão da bateria estiver baixa, o SMC impedirá a inicialização do MacBook. A tensão PM_BATLOW_L é de 3,3 V.

11. PM_RSMRST_L (RSMRST#) – Significa “resume reset”. Isso significa que o sistema está pronto para sair do modo suspenso (modo inativo) para o modo ligado. A tensão PM_RSMRST_L é de 3,3 V.

12. PM_PWRBTN_L (PWRBTN#) – sinal de controle liga/desliga do botão liga/desliga. É um sinal de pulso alto-baixo-alto. A tensão PM_PWRBTN_L é de 3,3 V. Se a placa lógica estiver conectada a uma bateria, você precisa pressionar o botão liga / desliga no teclado para enviar o sinal de pulso para a CPU/PCH (via SMC). Se você conectar a placa lógica ao carregador sem conectar a bateria, assim que o SMC receber o SMC_BC_ACOK do IC u7100 de gerenciamento de energia do circuito de carregamento, o SMC emitirá SMC_ADAPTER_EN (ACPRESENT). Neste caso, o sinal SMC_ADAPTER_EN atuará da mesma forma que PM_PWRBTN_L. Em outras palavras, o PM_PWRBTN_L nem sempre é um "must" em alguma situação. É por isso que o chamamos de condição "+1".

Quando todos os 11 pré-requisitos forem atendidos, assim que você pressionar o botão liga/desliga no teclado para gerar o sinal PM_PWRBTN_L ou conectar um carregador à placa lógica para gerar o sinal SMC_ADAPTER_EN, a CPU/PCH disparará PM_SLP_S5_L, PM_SLP_S4_L e PM_SLP_S3_L para habilitar os trilhos de alimentação de estado S4, S3 e S0.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Voltei, a ultima semana no trabalho foi muito puxada e não tive tempo de ver essa placa, sobre as tensões pedidas

1. PPVRTC_G3H : 3,30 V.

2. RTC_RESET_L :  3,24 V.

3. PCH_SRTCRST_L : 3,31V.

4. PCH_INTVRMEN_L : 3.2V.

5. PCH_DSWVRMEN_L :3.21V

6. SYSCLK_CLK32K_RTCX1 : tem 32KHz.

7. PP3V3_S5 (VCCDSW3-3) – 3,31 V.

8. PM_DSW_PWRGD: 3,39 V.

9. PP3V3_SUS :3,31 V.

10. PM_BATLOW_L : 3,31 V.

11. PM_RSMRST_L : 3,3 V.

12. PM_PWRBTN_L : não consigo observar um pulso no SMC_ADAPTER_EN quando coloco o carregador. mas consigo provocar um pulso quando forço o SMC_MANUAL_RST_L para gnd

não sei se isso seria de grande ajuda mas o led do carregador fica verde por uns 3 segundos e depois fica laranja.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...