Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido Adega Electrolux acs24 com código 18

Avalie este tópico:

eletmoraes

Posts em destaque

recebi as duas placas da adega sendo a placa da fonte e a placa do painel onde está o display. Para testar liguei a placa da fonte na outra placa ligando na tomada 220v. Ao ligar no inicio aparece código 18 para depois ficar piscando código 4(nota: estou sem o sensor em mãos)

Editado: por eletmoraes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/08/2023 às 15:33, eletmoraes disse:

recebi as duas placas da adega sendo a placa da fonte e a placa do painel onde está o display. Para testar liguei a placa da fonte na outra placa ligando na tomada 220v. Ao ligar no inicio aparece código 18 para depois ficar piscando código 4(nota: estou sem o sensor em mãos)

Expandir  

para que a placa não informe erros que não existem, precisa ter os sensores todos fechados, pois sem os mesmos ela gera erros . ela ao ser ligada fica apitando e aparece o erro 4?? este erro é o sensor de temperatura do gabinete, pode ser os capacitores de 5 volts ou o sensor de temperatura interno .

Boa Sorte       :)

Link para o comentário

Em 05/08/2023 às 20:53, eletmoraes disse:

estou achando que o defeito esteja na placa do painel 

Expandir  

nobre, este sintoma é fonte puro e simples, pois se o display não firma é por falta de energia para alimentar o mesmo. o que já foi verificado nesta placa fonte??? capacitores, diodos, resistores??? poste as imagens das placas frente e verso com uma boa qualidade, assim irá facilitar a te ajudar..

Pois como havia escrito acima, achei que o display permanecia ligado e o código 18 estampado no display, mas pelo vídeo isto é falha na fonte. ela tem IC ou algum TL431 nela?? não conheço esta fonte, e não operamos com manutenção de domésticos, somente equipamentos médicos e hospitalares, mas de vez em quando parecem algumas coisas estranhas ao nosso dia a dia como algo assim como o seu desta adega.

Boa Sorte      :)

Link para o comentário

troquei os eletrolíticos um de 1000u/25 e outro de 470u/16 sem alterar em nada . tem uns dois smd que pode ser um regulador tl431 ou um transistor . quando a adega tá ligada percebe o motor trabalhando e os canos que sai do motor indo lá pra cima levemente quente indicando que tá refrigerando . cheguei a pensar em algum sensor de temperatura com problema mas pode ser mesmo problema na fonte . andei ressoldando alguns uns smd e ai mudou o sintoma de defeito (antes bipava com o display sem piscar com aquele codigo 18 e depois da dessolda começou a piscar conforme o ultimo video que eu enviei)

Link para o comentário

Em 06/08/2023 às 15:45, eletmoraes disse:

troquei os eletrolíticos um de 1000u/25 e outro de 470u/16 sem alterar em nada . tem uns dois smd que pode ser um regulador tl431 ou um transistor . quando a adega tá ligada percebe o motor trabalhando e os canos que sai do motor indo lá pra cima levemente quente indicando que tá refrigerando . cheguei a pensar em algum sensor de temperatura com problema mas pode ser mesmo problema na fonte . andei ressoldando alguns uns smd e ai mudou o sintoma de defeito (antes bipava com o display sem piscar com aquele codigo 18 e depois da dessolda começou a piscar conforme o ultimo video que eu enviei)

Expandir  

poste as fotos da fonte e do comando do display, assim facilita em te ajudar.

Boa Sorte      :)

Link para o comentário

Em 07/08/2023 às 16:26, eletmoraes disse:

fonte lado componentes adega.jpg

fonte parte de baixo adega.jpg

Expandir  

qual o estado destes capacitores amarelos?? este ao lado é um relé, ele não esta colado?? e o estado dos diodos algum com fuga?? este transistor que esta preso ao dissipador qual é ele??? qual a inscrição do mesmo?? e este SMD consegue dizer o código dele??

Link para o comentário

Em 07/08/2023 às 19:18, eletmoraes disse:

transistor Q1 e Q2  1HC ( L8050)

capacitores da fonte já substitui

o que tá no dissipador é o regulador 7805 . Vou retirar o diodo D3 que deve ser um 1N4148 e os Q1 e Q2 da placa para testar . IC1 é um regulador 7805

Expandir  

este regulador esta OK??? tente testar o diodo ou os diodos sempre com um multímetro analógico é muito mais confiável ainda mais se estiver com fuga. e quanto aos dois transistores 1HC - (L8050) ambos bons, pois eles são para operar no máximo 25 volts vide abaixo

image.png.4dccf720831424bdef3980daedaa524b.png

image.png.a5817d2a45454f364944b4e267bcbeed.png

esta azul transparente é um fusível??  e continue postando os resultados, e quanto ao regulador 7805 da placa do display também esta bom??

Boa Sorte       :)

Editado: por Maru
Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  Em 20/08/2023 às 17:33, eletmoraes disse:

acho que vou dar uma testada no relé do motor e está bom ou não o que fica na entrada do motor . 

Expandir  

Boa ideia, pode ser o relé e ou o protetor. Show, bem lembrado. kkkk pois não trabalhamos com nada assim, só equipamentos médicos e hospitalares.

Boa Sorte      :)

Link para o comentário

cheguei a pensar se o relé que fica na entrada do motor estiver com defeito não provocaria este defeito de ficar piscando o painel frontal da Adega . Porque noto só uma leve vibração no motor e os canos da parte de refrigeração quase frios

Editado: por eletmoraes
Link para o comentário

Em 20/08/2023 às 23:25, eletmoraes disse:

cheguei a pensar se o relé que fica na entrada do motor estiver com defeito não provocaria este defeito de ficar piscando o painel frontal da Adega . Porque noto só uma leve vibração no motor e os canos da parte de refrigeração quase frios

Expandir  

ela possui um radiador traseiro com uma geladeira normal, se o tiver ele deve esquentar para poder fazer a troca do calor, ou em algum lugar perto do motor poderá ter a tubulação de retorno perto do capilar.

Boa Sorte    :)

Link para o comentário

ainda bem que consegui descobrir o problema de ficar ligando e desligando o painel frontal ,  o cabo internos que ligam da fonte a placa interface frontal tinha um fio preto ( terra ) arrebentado .  Refiz o fio colocando outro no lugar , após a conclusão do serviço o painel não ficou mais piscando .  O motor vibra , depois de algumas dezenas de minutos o motor se desliga voltando a ligar novamente depois de um certo tempo . 

Link para o comentário

• 1 ano depois...

@Maru Boa noite

estou com minha adega com codigo 4 também. cortei o cabo o cabo branco e linguei sensor externamente  e parou o erro.

Onde fica localizado este sensor interno para  que possa instalar? como  sugere que eu faça o procedimento

O sensor na lateral direita ( fio preto) esta funcionando normalmente

Link para o comentário

Em 15/02/2025 às 22:57, Luiz Sergio C. de Cerqueira Filho disse:

@Maru Boa noite

estou com minha adega com codigo 4 também. cortei o cabo o cabo branco e linguei sensor externamente  e parou o erro.

Onde fica localizado este sensor interno para  que possa instalar? como  sugere que eu faça o procedimento

O sensor na lateral direita ( fio preto) esta funcionando normalmente

Expandir  

Chegamos a pegar modelos iguais com os sensores em locais diferentes, uma com o sensor interno na parte de cima, outra com o sensor na parte inferior e outra com sensor no atrás e no meio, achamos estranho mas na época fizemos a reparação mas não demos muita bola pra este detalhe, o que terá de fazer é acompanhar este fio preto para ver onde ele irá sair na parte interna de seu exemplar., pois hoje não esta havendo muita padronização e se uma fábrica monta de um jeito, a outra não. Aqui na capital temos uma fábrica da Electrolux, e já pegamos alguns exemplares deles do mesmo lote montados diferentes.

Boa Sorte     :)

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...