Saudações a todos. Na área de eletrônica muitas vezes nos vemos com problemas que na verdade vem da rede elétrica. No Brasil ainda é minoria as instalações elétricas com projeto elétrico com aterramento.
Minha dúvida começa do fato que refiz uma parte da instalação elétrica do meu local de trabalho, não foi feita a total reforma da parte elétrica, puxei um cabo de 16mm para o fundo onde fiz um segundo quadro de distribuição (vou chamar de QDC2) com tudo novo, com DPS, IDR, fiz o aterramento que não existia antes e equipotencializei neutro e aterramento, e desse QDC2 distribui novas tomadas para a parte do fundo do prédio, com nova fiação passando por eletroduto externo (acho bonito) e isolando/inutilizando a instalação antiga. Até aí tudo ok.
Mas futuramente irei refazer a parte elétrica da frente do prédio, exatamente da mesma forma que fiz no fundo, pois quero deixar separado a parte da frente e fundo, uma vez que no fundo uso máquinas mais pesadas e na frente máquinas mais delicadas. A minha dúvida é que se eu já equipontecializei o neutro e terra no QDC2, haverá problema em equipotencializar novamente neutro e terra no novo quadro de distribuição que irei fazer futuramente? Melhor deixar equipotencializado somente em um ponto? No meu ponto de vista não haveria probelmas em equipotencializar novamente, mas não tenho certeza.
Fico no aguardo sobre respostas dessa dúvida, não é exatamente sobre eletrônica mas creio ser pertinente. Obrigado!