Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asus / p5kpl-am / sofreu pancada e não liga mais

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Caros colegas, tudo bom?

tenho uma mobo de uso pessoal, fui fazer a troca do cooler e ela caio de bico numa altura de 50cm, caio de pé ou seja de bico mesmo, perto dos conectores Satas, inclusive precisei recolocar o plastiquinho do conector sata que saio.

Vamos lá ela não está mais armando (ligando)

logo de inicio eu desconfiei do cristal 32khz que fica próximo, poderia pelo impacto ter quebrado, troquei por um outro de outra mobo funcionando, porem sem sucesso.

Tenho 5V fio verde e roxo, porem o verde que arma a fonte, ele não fica zerado quando tento armar a mobo pelo power

tenho 3.3 nos pinos do power e do reset (reset energizado? O.o)

retirei o processador, memória e mesmo assim não arma, não liga..

pelo que vejo, ela não tem oxidação, não tem trilha quebrada, ela ligava muito bem antes da queda. Não tem curto

as bobinas estão todas ok..

se o cristal do oscilador quebrar, a mobo da partida? poderia ser ele também?

Editado: por rickmattar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rickmattar , o impacto pode ter provocado rachaduras nas esferas do chip ICH7 (Ponte Sul), se caso foi o lado onde o chip se encontra a parte que bateu no chão. Estou falando hipoteticamente claro, pois tem que analisar e confirma outro possível causador do problema antes de fazer qualquer procedimento com relação a isso. 

Meça as linhas das seguintes tensões para constata se ambas estão em nível alto antes ou depois de fechar curto no botão power. 

RTCRST#

RSMRST# retira o chip ICH7 do estado de reset.

PWRBTN# e IO_PWRBTN# vai para nível logico baixo juntos para que o sinais SLP_S4# e S3# possam ser enviados para o SIO, e o mesmo possa aterrar esse outro sinal PSON#.

PWROK_PS

PWOK_SB

Aferição dessas linhas pode ser realizada com ajuda do esquema, boardview e folha de dados do SIO. Ambos podem ser encontrados no acervo do fórum.

Pode realizar também o seguinte teste preliminar: Faça um jumper entre fio verde 5V (PSON#) e preto da fonte ATX com o mesma plugada na placa, em seguida, ligue a fonte na energia, e nos diz se a placa ligou ou não. Se a placa ligar, vai ter um problema de fato com o chip ICH7 que pode ser confirmado se caso o mesmo não estiver enviado as SLP 3 e 4.

Coloque processador e memorias para este teste. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...