Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Corsair VS400 fazendo barulho de "choque"

Avalie este tópico:

trcdl

Posts em destaque

Boa noite amigos.

Não sei se começou hoje, mas só agora percebi, que ao ligar a chave da fonte ela faz um barulho de "choque" (tipo um "tzz") por uns 1 ou 2 segundos de tempos em tempos, liguei o pc e parece q aumentou a frequência, sem intervalo regular.

Queria perguntar aos srs o que poderia ser.

Nota: o barulho parece vir de perto do conector de energia, percebi que dentro tem uma pcb menor na qual fica o conector, a chave, algo que parece uma bobina e alguns outros componentes.

Não tenho aterramento na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @trcdl . Pela sua descrição parece ser ruído de centelhamento.

Veja se a chave ou o cabo de alimentação apresentam algum aquecimento. Veja também o estado dos encaixes do cabo e os pinos do conector de alimentação da fonte, observe se algum deles apresenta uma coloração diferente dos outros o que pode indicar mau contato.

Também verifique se as soldas nessa pcb menor estão ok, se não há nenhuma solda com aspecto duvidoso ou algum terminal solto dentro da solda.

Finalmente verifique se o interruptor não apresenta mau contato, se você tiver dúvidas substitua o interruptor por um novo (isto vale também para o cabo de alimentação, na dúvida substitua por um novo).

Enquanto não descobrir a origem desse ruído, aconselho evitar o uso do computador para não haver  danos sérios a fonte ou a outros componente do mesmo.

Editado: por JoeRob
  • Joinha 1
Link para o comentário

@trcdl Bom dia, já vi capacitores eletrolíticos apresentarem ruído parecido, caso o problema não esteja na entrada de energia, pode ser em algum deles.

Verifique o atual encaixe do cabo de energia na fonte, caso o encaixe for muito frouxo também pode dar esse sintoma. Neste caso oriento a conseguir um cabo que tenha o encaixe mais apertado.

Retorne quando tiver feito os testes com os resultados...

• Joinha 1
Link para o comentário

Boa noite, só uma breve atualização:

Só vou ter tempo de mexer mesmo nela sábado, mas já retirei ela e abri, porém não achei solda rachada nessa pcb da entrada.

Testei ligar ela assim pra ver se eu conseguiria visualizar as faíscas se fosse o caso e o barulho simplesmente não se repetiu, liguei ela, testei conectar tudo de volta e até liguei o pc, em nenhum momento ouvi o barulho.

Esses problemas que "se escondem" quando você vai analizar são complicados...

Aliás, lembrei de algo e não tenho certeza, mas pode ter alguma relação: eu uso 3 hdd e creio q meu gabinete vibre por causa deles, já até apertei mais algumas partes dele pra evitar barulho.

Editado: por trcdl
Link para o comentário

Boa noite

Bem, não vi trincas nas soldas, nem oxidação aparente. Pinos da tomada ok e contatos da chave ok também.

Não sei qual seria o critério do exame dos capacitores, cabo estou usando outro (porém no dia o barulho persistiu mesmo com ele. Deixei ela com a chave ligada aqui e até agora nada, creio que por ter observado isso só naquele dia pode ter sido algo na rede da casa, mas caso ainda tenha algo a testar verei amanhã ainda (hoje até tive algum tempo mas foi bem menos do que eu esperava).

Abaixo seguem umas fotos da fonte, espero que em qualidade aceitável.

IMG_20230812_143853623_HDR.jpg

IMG_20230812_144057661_HDR~2.jpg

IMG_20230812_143942050_HDR~2.jpg

IMG_20230812_143928438~2.jpg

IMG_20230812_143555178~3.jpg

IMG_20230812_144030473_HDR~2.jpg

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...