Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Que transístor é este? Qual seria um transístor compatível?


Posts em destaque

Estou com uma fonte dell fa200eu do computador all-in-one inspiron one 2330, que apresenta 2.5V no PW OK mas não starta. E na placa, na parte secundária eu medi que 2 transístores marcados como "B51' estão com um voltage drop de 0,002V entre o dreno e o gate/source, testando com multímetro na função de diodo. Não sei se deveria ser assim e queria achar o datasheet e opções pra substituir eles (são 2). 
 
Pesquisei por O5NG , B51, e nada de achar nem datasheet nem ele para vender. Levantei os terminais dele para medir fora da placa também. 

Saberiam me dizer que transístor é esse?

transistor-ruim.jpg

Editado: por Eduardo Amaro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Eduardo Amaro . O transistor em questão é o NTD4805N ou um NVD4805N, são mosfets fabricados pela ON Semiconductor. Segundo o datasheet são para 30V e 88A, como visto na imagem abaixo.

 

image.png.13f7eb72a99aacc5b015ab294943d3bc.png

 

Eles são figurinhas difíceis, encontrei apenas no AliExpress, mas pelas fotos não parecem ser originais.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, JoeRob disse:

Olá @Eduardo Amaro . O transistor em questão é o NTD4805N ou um NVD4805N, são mosfets fabricados pela ON Semiconductor. Segundo o datasheet são para 30V e 88A, como visto na imagem abaixo.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Eles são figurinhas difíceis, encontrei apenas no AliExpress, mas pelas fotos não parecem ser originais.

 

Muito obrigado! Vou procurar esse! Uma pergunta, como identificou o modelo? Tem algum macete? 

Vou tentar achar achar algum que sirva no lugar dele, de repente, caso não encontre ele mesmo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eduardo Amaro disse:

como identificou o modelo? Tem algum macete? 

Não é propriamente um macete, mas eu sempre tento usar o máximo das informações disponíveis no invólucro do componente. Pela foto dá para identificar o logo do fabricante (ON Semiconductor) então podemos restringir a busca a esse fabricante. Além disso é comum confundirmos o numero zero com a letra O principalmente em componentes SMD. Como a sua busca por "O5NG" não deu resultado eu pesquisei no Google com "05NG ON Semiconductor" (sem as aspas) e no segundo  resultado  apareceu  o   site   do   fabricante   com   a   identificação "48 05NG" como no invólucro.


image.png.f8fe70a42241a85b8d68db70a7ef9825.png

Como eu disse não há um macete específico, é mais uma questão de experiência no trabalho com alguns componentes. Isso sem contar que os fabricantes são muito "criativos" em fazer marcações que complicam a vida dos técnicos para identificar os componentes (quem vai imaginar que o código desse MOSFET está dividido em 2 linhas?).

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...