Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Acer e5-573 / DA0ZRTMB6D0 REV. D / liga somente com carregador ou com a bateria

Featured Replies

Postado

Boa tarde a todos meu amigos!

estou com um ACER na bancada agora e estou com uma problema que esta me matando!

ou ele funciona somente na bateria ou somente no carregador.

quando ele por exemplo esta funcionando na bateria e conecto o carregador ele morre

e quando está desligado, com a bateria e o carregador conectados a tensão de 19v na VIN+ reduz para 15.80v e a consumo na fonte assimetrica chega ate 2Ah, 

ja troquei o Ci de Charge e ja verifiquei o mosfet comutador e nada!

lembrando que sou iniciante na area de eletronica em placa! gostaria de alguma dica do que eu possa fazer para entregar esse notebook para o cliente bom e funcionando!

muito obrigado a todos!

Postado

Provável defeito nos mosfets de entrada, um deve estar em curto colocando a fonte VIN em curto com a tensão da bateria. 

Postado
  • Autor

@mapoliveira Boa noite meu nobre! 

dito e feito! troquei o mosfet da entrada, estava direto e nao chaveando troquei e agora voltou a funcionar com os 2 entretando agora abateria nao esta carregando, 

ele chega a comutar reconhecendo que esta conectado mas nao carrega! 

e a bateria é nova

ja estou verificando as resistencias, diodos mas acabo me perdendo!

desde ja agradeço a ajuda

Postado

Verifica se o Fet que foi trocado realmente é compatível, pois em alguns casos pode até ligar mas não carreta a bateria.

Postado

@Luiz Augusto Lossio Seiblitz Estes mosfets de entrada de Vin no Acer geralmente precisam de 24 v no gate para chavear corretamente. Se tiver com 19 v no gate ele permite ligar o notebook, mas não carrega a bateria.

Abs,

Roberto

Postado
  • Autor

@mapoliveira Boa noite meu amigo, o fet de entrada eu comprei igual pois é SOP8 Ultra entao fiquei com medo de substituir por alqum canal P compativel e dar problema... enfim ligou a maquina comuta para bateria e carregador mas nao carrega, sendo que tem uma coisa interessante no gate do mosfet como o amigo@Roberto275803 citou... esta com o mesmo valor do gate e no source, estou achando estranho. estou postando o esquema pois ja tirei as resistencias que fazem o gate funcionar com uma tensão menor e testei fora da placa e o valor esta correto. estou agora em duvida se o problema pode ser no transistor duplo que tem no esquema.@Francelino meu amigo, na segunda feira cedo estarei trocando pois peguei esse de uma placa que nao ligava e vou fazer o teste com um novo. Sendo assim, se alguem puder me ajudar estou com essa maquina ja algum tempo e preciso entregar para cliente, o tempo nunca é perdido tenho aprendido muito aqui na comunidade com vcs.

muito obrigado a todos!CapturadeTela2023-10-21as18_49_14.thumb.png.f152c17014ecac07579c8a41881b8dec.png

Postado
  • Autor

@home service boa noite meu amigo, pq22 ja tirei e estava bom, tanto que ele chega a chavear quando eu coloco na bateria e no carregador

o pq56 eu havia trocado pois inicialmente a tensao estava se chocando com a bateria.

me resta o pq55 nao sei como testa-lo entao estou tentando conseguir um igual para saber se esta bom

volto com mais informaçoes na segunda

Editado: por Luiz Augusto Lossio Seiblitz

Postado
1 hora atrás, Luiz Augusto Lossio Seiblitz disse:

@home service boa noite meu amigo, pq22 ja tirei e estava bom, tanto que ele chega a chavear quando eu coloco na bateria e no carregador

o pq56 eu havia trocado pois inicialmente a tensao estava se chocando com a bateria.

me resta o pq55 nao sei como testa-lo entao estou tentando conseguir um igual para saber se esta bom

volto com mais informaçoes na segunda

Poste o que chega aqui?

Capturadetela2023-10-21205441.png.519b72c888bb92b69411011a43fd5f71.png

Postado
7 horas atrás, Luiz Augusto Lossio Seiblitz disse:

@home service bom dia meu amigo!

1 = 0v

2 = 0v

3 = 3.3v

4 = 3.3v

5 = 0.033v

6 = 0v

7 = 13.33v

8 = 13.33v

meus amigos! preciso de ajuda!!! hahahahaaha

pino 5, PR121?

Postado
3 horas atrás, Luiz Augusto Lossio Seiblitz disse:

@home service quando plugo o carregador sim, aí quando plugo com a bateria chega e em seguida some

verifica novamente, a tensão do pr121 não pode desaparecer.

Postado
Em 21/10/2023 às 18:56, Luiz Augusto Lossio Seiblitz disse:

tem uma coisa interessante no gate do mosfet como o amigo@Roberto275803 citou... esta com o mesmo valor do gate e no source,

Nesse esquema,  o gate do PQ56  deve ser metade do valor de VA1 (9,5V), para que isso aconteça o pino 5 do PQ55 (D/C#) deve estar com 0V.

PR104 e PR105 fazem o divisor de tensão para o gate do PQ56.

D/C# = 0V com carregador conectado
D/C# = 3V sem carregador (apenas bateria)

pq55.JPG

Editado: por py2eb

Postado
Em 21/10/2023 às 18:56, Luiz Augusto Lossio Seiblitz disse:

sendo que tem uma coisa interessante no gate do mosfet como o amigo@Roberto275803 citou... esta com o mesmo valor do gate e no source,

O MOSFET de entrada ainda está com essa condição? Gate e Source com os mesmos valores?

A medicação deve ser feita com o carregador ou fonte conectada.

Editado: por py2eb

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.