Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida PS3 SLIM - Não liga!!! RLOD/YLOD!! capacitores com defeito? HD com defeito?

Avalie este tópico:


rockyi_exe

Posts em destaque

Pessoal boa noite! 

 

PRECISO DA AJUDA DE VOCÊS!!

 

Meu primo me apareceu com um Playstation 3 SLIM versão CECH-2012A, que não liga corretamente e após algumas análises aparenta ter inclusive mais de um defeito. Vamos aos fatos!:

 

No meu primeiro contato com o Console logo tentei ligá-lo, o leitor de blu-ray fez um som forte, porém não aparentava ser um defeito (talvez tenha um disco dentro? Não verifiquei), não ficou nem 10 segundos ligado, fez 3 BIPS e então ele aparece um tom transitivo entre o verde e o vermelho (Amarelo?) e em seguida fica piscando a led em vermelho.

 

Após ver este sintoma, fiz algumas pesquisas e realizei os seguintes testes:

Tentei ligar sem os cabos da placa de WI-FI/BT/wireless ligados - SEM SUCESSO

Tentei ligar com ambos os cabos do Leitor de Blu-ray desligados - SEM SUCESSO

Desmontei toda a placa realizei uma limpeza e troca da pasta térmica - SEM SUCESSO

 

As conclusões que tirei destas ações foram:

NENHUM DOS DOIS CHIPS, CPU E GPU AQUECEM

NENHUM REGULADOR DE TENSÃO EM VOLTA APARENTA AQUECER

OS CABOS E O LEITOR SÃO INDIFERENTES PARA O TROUBLESHOOTING

 

Após essa primeira rodada de testes voltei para as pesquisas, e vi que algumas pessoas indicavam o seguinte:

1 - Apertar o botão para ligar, soltar, e em seguida aperta e segurar novamente para assim forçar o desligamento do console, repetir por 5x e ver se o videogame liga

R: A explicação seria que ao fazer isso os capacitores do console que podem estar com defeito em conseguir manter energia dentro deles teriam energia residual o suficiente para segurar o console ligado.

 

2 - Tentar ligar o console sem o HD pois o mesmo pode ser quem está gerando o problema.

R: A explicação seria que como há luz amarela, pode indicar uma falha de hardware, não apenas o super aquecimento, não custa testar.

Obs.: O HDD já foi formato em MBR FAT32 com Rufus

 

3 - Trocar a bateria de CMOS

R: A explicação seria que... bom.... precisa pra funcionar né?

 

Então de volta aos testes:

Tentei realizar o truque para recarregar os capacitores, console segura uns 2 ou 3 segundos a mais ligado porém... - SEM SUCESSO

Tentei ligar o PS3 sem o HDD conectado, e a TV apresentou vídeo, uma tela preta, porém já derivada do console (evolução senhores?), porém ele continua bipando e desligando, então - SEM SUCESSO

Tentei trocar a bateria do CMOS, e aqui temos dois cenários:

Primeiro: Com o HDD conectado o console passou a alcançar a tela preta (NÃO É SEMPRE), que antes só alcançava sem o HDD, porém continua bipando e desligando.

Segundo: Sem o HDD conectado o console passou a segurar bem mais tempo ligado, uns 15 segundos, chegando a aparecer o texto de que não pode encontrar um dispositivo de armazenamento, porém continua bipando de desligando.

 

No meu entendimento, posso estar lidando com mais de um problema diferente, capacitores defeituosos, não sei dizer quais. Um HDD defeituoso. Ou até mesmo um problema de BGA (O que desejo que não seja, pois já tentei jogar um pouco de calor no chip sem sucesso, fiz uma curva de 10 minutos com o soprador aquecendo de 80 °C a 220 °C)

 

Alguém com experiência na manutenção desse aparelho tem alguma dica pra dar? algum outro teste? estou deixando o link de dois videos que gravei com o comportamento do console:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

 

Se forem capacitores, quais podem ser os principais culpados? adianta medir com multímetro em escala de capacitância na placa? a maioria dos que encontrei tinham a identificação 9V 220 CLA.

 

Agradeço demais aos interessados em ler esse textão e ajudar!!!!

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, @rockyi_exe , procure por curtos e se possui as tensões de standby, caso esteja tudo ok com o console faça o debug uart do syscon dele, o syscon irá lhe dizer o que está ruim na placa aí partiremos para reparo. Não é dificil e o console irá gerar um código da área com defeito.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@MSoler Bom dia!

 

Cara perdão pela demora mas só agora comprei os itens que precisava para fazer o teste com o syscon, como minha placa é  uma DYN-001 rodei o syscon em modo SW (sherwood) e puxei um errlog que retornou os códigos da imagem anexa.

Parece que pilha da placa foi pro espaço, e se eu soube ler direito os erros ele pode estar com problema nos capacitores NEC TOKIN, acho que vou comprar alguns de tântalo para tentar substituir.

@MSoler Tem alguma consideração sobre esses erros ou algum outro procedimento que acha interessante fazer antes de partir para a troca dos capacitores?

Lembrando que o videogame chega a ligar, da vídeo, cobra formatação do HD e desliga em seguida, com o YLOD, esse é o mais longe que ele vai.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá realmente os NEC/TOKIN estão ruins na alimentação do RSX, esse log seu apontam para RSX VRAM Power Fail, então a alimentação está comprometida. Após trocar os NEC você precisa ligar o sistema e desligar novamente para os erro sumirem do log, porém, em alguns casos mesmo após o console estar funcionando perfeitamente, os erros permanecem nos logs por um período.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...