Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida SMS - uST700Bi - Saída em fora de rede abaixo de 100V

Avalie este tópico:

gustavomelo

Posts em destaque

Boa tarde colegas,

Estou com esse nobreak a algum tempo, desde então ele funciona muito bem, porém começou a apresentar alguns defeitos como quedas, pensei que fosse a bateria que foi trocada por uma nova (moura). Analisando tive as seguintes observações:

• A saída quando fora de rede está por volta de ~93V, não seria problema mas a fonte do meu PC fica nesse limiar para desarme, algumas vezes ele desliga (acredito que seja proteção) quando entra no modo da bateria e está com carga. 
  • Outro problema está relacionado a ventoinha do mesmo, ela está muito acelerada. Até achei um tópico aqui no fórum mesmo dizendo a respeito dele que não havia controle de velocidade de ventoinha. Porém, ele funcionava com a ventoinha em uma velocidade muito inferior quando ligado na rede, somente acelerava quando estava no modo de bateria. Hoje, em relação a velocidade da ventoinha, ele não faz mais a distinção entre ligado na rede ou fora da rede.

Minha dúvida em relação a saída é que se poderia ser feito algo, se talvez ele possui alguma regulagem, ou poderia ser algum componente já apresentando falhas.

Em relação a velocidade da ventoinha: quanto liga ele, a voltagem que alimenta a ventoinha está por volta de 12.5V, passado algum tempo (cerca de 10min) a saída para a ventoinha chega fácil nos 15V. Isso alimentando uma ventoinha de 12V nominais. É perceptível que o barulho fica pior depois desses 10min.

Nas imagens anexadas, destaquei a saída para a ventoinha.
Desde já agradeço muito a ajuda e atenção dos nobres colegas.

Mais algumas informações:

modelo de placa: PCIV007505

IMG_20231204_154349.jpg

IMG_20231204_154407.jpg

IMG_20231204_154526.jpg

IMG_20231204_154339.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CIRCUITO DE VENTILAÇÃO – Quando o ventilador está conectado ele recebe a
tensão de 15v, que é consumida em parte pela sua bobina. Outra parte é enviada
pelo circuito até a base de q16, que aterra uma tensão de aproximadamente 4v
que chega em seu coletor. Com isso, o ventilador passa a ter uma referência de
terra e começa a funcionar.

image.png.cd7ceb3ef0f86bdd35c48d7c93a6b2b3.png

Editado: por silvanio januario
  • Joinha 1
  • Legal 1
Link para o comentário

Boa tarde @silvanio januario, obrigado pela ajuda.
O multímetro é digital e não é true-rms, talvez essa leitura com meu multímetro possa estar imprecisa né?
Em relação ao acionamento do ventilador, ele então é controlado pelo processador, dando uma referência em relação a terra ou não. Isso sendo comandado pelo pino 2 do processador e controlado pelo q16?

Link para o comentário

A saida em modo batateria deve esta normal , seu multimetro nao é RMS.

FUNÇÕES, VALORES E MEDIDAS DO CI’s
PROCESSADOR- NEW STATION
700VA BIVOLT/UST600 E 1200 BATERIA REDE
*PINO 1 (RECONHECE A CHAVE LIG/DESL.) 5,5V 5,5V
*PINO 2 (SOBREGARGA NO INVERSOR/VENT.) 0V 0
*PINO 3 (SINCRONISMO DA REDE) 0V 1,2V
*PINO 4 (SOBREGARGA EM REDE, FUS. TERMICO) 0V 0V
*PINO 5 (LEITURA DE TENSÃO DA SAÍDA) 1.1V 1,1V
PINO 6 (MANTÉM DC-START ACIONADO) 5V 5V
*PINO 7 (LEITURA DE TENSÃO DA BATERIA) 3,2V 3,2V
PINO 8 (TERRA) 0V 0V
PINO 9 (OSCILADOR) - -
PINO 10 (OSCILADOR) - -
PINO 11 (ACIONA LED AZUL) 0V 4,8V
*PINO 12 (ACIONA O DESMAGNETIZADOR) 4,7V 2,1V
*PINO 13 (LEITURA DA PRESENÇA DE REDE) 0,3V 2,9V
PINO 14 (ACIONA LED VERMELHO) 4,8V 0V
PINO 15 (ACIONA BUZINA) 2,5V 2,5V
*PINO 16 (ACIONA O CARREGADOR) 0V 2,8V
PINO 17 (NENHUMA FUNÇÃO) - -
PINO 18 (NENHUMA FUNÇÃO) - -
PINO 19 (TERRA) 0V 0V
PINO 20 (ALIMENTAÇÃO) 5V 5V
*PINO 21 (SINAL PWM) 2,2V 0V
*PINO 22 (SINAL PWM) 2,2V 0V
PINO 23 (ACIONA RELÉ DE SAÍDA) 5V 5V
*PINO 24 (LEITURA DE CORRENTE NO CARREGADOR) 1,4V 2,4V
*PINO 25 (ACIONA O RELÉ DE SELEÇÃO 115/230V) 5V 0 ou 5V
*PINO 26 (ACIONA RELÉ DE ESTABILIZAÇÃO) 0V 0 ou 5V
*PINO 27 (ACIONA RELÉ DE ESTABILIZAÇÃO) 0V 0 ou 5V
*PINO 28 (ACIONA RELÉ E REDE/BAT) 2,4V 0

• Joinha 2
Link para o comentário

Fiquei na dúvida do pin2, ele sempre deve estar em 0V? Mesmo em modo inversor ou rede?
Outra dúvida, tem chances de ser algum sensor de temperatura ou de carga que esteja informando algo errado? Estou perguntando, porque lembro de ter trocado o q16 achando que era ele mesmo.

Ah, também encontrei a informação sobre a velocidade no manual dele. Diz que tanto rede quanto bateria ele fica ligado, porém ele altera a velocidade dele, acredito que seja pela alteração do valor de referência do terra, ou estou errado?

Capturadetela2023-12-04230057.png.79c7e446bfb0c0706db17a1f8763f156.png

Editado: por gustavomelo
Link para o comentário

@gustavomelo . Os multímetros ( sem ser true RMS) são calibrados para medir ondas senoidais.

Uma forma de mensurar a tensão de saída é usando uma lâmpada incandescente ou alogena.

Ligue a lâmpada na saída o equipamento , observe o brilho (NÃO OLHE PARA LAMPADA ponha alguma barreira entre a lâmpada e voce ), simule uma falta de rede e verifique se o brilho é o mesmo.

Se o brilho é igual ou bem parecido é porque a energia enviada para ela é a mesma

• Legal 1
Link para o comentário

@joao lima RV Realizei o teste e realmente o brilho ficou de forma constante. Valeu pela dica.

@silvanio januario Medi as tensões em funcionamento, e o pino 2 do processador sempre em 0V.

Alguém sabe a parte de sensor de carga ou temperatura? Acredito que possa ser, estou quase desistindo, encomendei um cooler que parece ser mais silencioso, porém acho que o fluxo de ar seja menor. 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário

@joao lima RV Obrigado pela parte da sobrecarga DC.

Só para ver se estou entendendo o funcionamento: Ele utiliza essas duas partes para fazer o controle de ventoinha ausente/defeituosa, e sobrecarga DC, é isso mesmo?
Outra dúvida, pelo baixo preço, acha que já opto para tentar a troca do LM324N ou tem algum modo para testar o amp-operacional?

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Bom dia!
Apesar de minhas tentativas, não consegui resolver o problema, ou ao menos saber se tem o problema (ventoinha acelerada). Mas consegui amenizar trocando a ventoinha por uma de baixo ruído. Deixo aqui a minha sugestão: marca: Bot-to Brasil (realmente ela é bem mais silenciosa do que a que estava.
Deixo também meu agradecimentos aos caros colegas que dedicaram um pouco do seu tempo para ajudar.

Link para o comentário

Bom dia, verifique se há um sensor de temperatura. Ele se parece com transistor (TO-92) e em alguns modelos SMS costuma ser colocado com pasta térmica branca  junto ao dissipador das chaves. Caso exista um, você pode usar o "datasheet" para verificar se o mesmo está informando "overtemperature" para o CI de controle.

Link para o comentário

@Cicero Mota , o sensor de temperatura nos SMS não controlam a velocidade. Em alguns modelos o ventilador arma quando em carga de bateria  ou em inversor.

Este modelo liga quando o relé de saída é acionado.

Muitas vezes o ruído do ventilador é causado por sujeira ou falta de lubrificação

image.thumb.png.db025f0bbf08034beb46d3ff2e2bd2f6.png

• Joinha 1
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...