Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe B550M-PLUS WIFI II TUF GAMING Não da video @Resolvido


guto12

Posts em destaque

Problema de Vídeo com Placa-mãe B550M-PLUS WIFI II TUF GAMING e Ryzen 5 5600G

Minha placa-mãe B550M-PLUS WIFI II TUF GAMING, que funcionava bem com um Ryzen 5 5600G, agora liga, mas não exibe vídeo. Já verifiquei todas as conexões e tentei usar uma placa de vídeo dedicada, mas o problema persiste.

Atualizei a BIOS para a versão mais recente, fiz um reset na CMOS e testei com outro processador compatível, mas nada resolveu. Também chequei os módulos de memória RAM. Mesmo assim, o problema persiste.

Editado: por guto12
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Ola, fiquei um tempo sem acesso, por isso a demora a responde

ela hoje está funcionando apenas com ryzen 5 pro 4650g se eu coloco o ryzen 5 5600 ela fica apenas alternando entre vram cpu e vga e a atualização da bios fiz atras vez do bios flash. 

acredito que ela esteja funcionando apenas com ryzen com video integrado, muito estranho coloco o ryzen 5 5600 + a placa de video ela apenas fica alternando e não da boot, rodei a internet toda não encontrei nada proximo ou alguém com algum tipo de relato parecido.

alguma sugestão ?

 

 

Editado: por guto12
falto explicação
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Atualização, 

Já testei várias versões da BIOS, incluindo a primeira disponível no site, a 0304. Também experimentei as versões 3404 e 3405. Testei a placa-mãe com três processadores diferentes e apenas o Ryzen 5 Pro 4650G funcionou. Também tentei o Ryzen 5 5600 e o Ryzen 5 5600G, mas não funcionaram.

O problema ocorre ao inicializar a placa-mãe equipada com um processador Ryzen 5 Pro 4650G. Embora o processo de inicialização ocorra normalmente, a frequência da RAM não atinge os 3200MHz especificados, permanecendo em 2933MHz. Além disso, uma mensagem para pressionar a tecla F1 aparece sempre que ligo o computador. Para contornar isso, desativei a solicitação de pressionar F1 na BIOS, e o sistema funciona normalmente.

No entanto, quando substituo o processador pelo Ryzen 5 5600 e instalo uma placa de vídeo RX550, um problema adicional ocorre. Os LEDs de status (QLEDs) na placa-mãe começam a alternar entre VRAM, CPU e VGA, mas não indicam um erro específico. Notavelmente, o LED de inicialização não acende. É importante notar que todos os componentes estão funcionando normalmente quando testados em outras placas-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde! bem complexo o problema ein amigo, porem creio ser um conflito talvez com as formalidades de video, por falar nisso me lembrei de uma de uma a320 com o mesmo problema que o citado, porem sem esse sinais dos led, quando reparei o problema estava diretamente ligado ao chipset da placa mãe, no meu caso foi alguns componentes em curto, mas reforçando. olhe no chipset da sua placa mãe, ou encaminhe uma foto para nós!

 

Um abraço

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/03/2024 às 07:42, guto12 disse:

Testei a placa-mãe com três processadores diferentes e apenas o Ryzen 5 Pro 4650G funcionou. Também tentei o Ryzen 5 5600 e o Ryzen 5 5600G, mas não funcionaram.

O problema ocorre ao inicializar a placa-mãe equipada com um processador Ryzen 5 Pro 4650G

Pra mim aqui ficou muito confuso. Seu problema pode estar no video UEFI, resolvemos atualizado o BIOS, que vc pelo jeito ja fez, indaguei sobre a gravadora mas não tive resposta. Um outro video off board mais novo ai seria interessante.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei a placa com três modelos de processadores - dois com vídeo integrado e um com vídeo offboard, usando uma placa de vídeo RX 550. Também testei novamente com uma RTX 3070, mas sem sucesso. Em relação à gravadora de EPROM, não possuo a habilidade ou os equipamentos necessários para lidar com isso. Estou levando a placa a um profissional especializado em minha cidade para obter uma visão mais precisa do que pode estar acontecendo. O técnico tem um bom histórico de sucesso em questões de placas-mãe, e ao explicar a situação a ele, ele afirmou que vai examiná-la minuciosamente. Ele também expressou a ideia de que o problema pode ser uma bios corrompida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Voltei com algumas fotos da temperatura da placa, a placa esta com um técnico, ele disse que vai medir os componentes da placa em busca de algum falhando mesmo com um osciloscópio, eles disse que possivelmente uma regravação de bios completa a partir de uma gravadora pode resolver também ou mesmo eu comprar um chip novo de bios.

segue imagens.

 

WhatsApp Image 2024-04-04 at 1.49.45 PM.jpeg

WhatsApp Image 2024-04-04 at 1.49.47 PM (1).jpeg

WhatsApp Image 2024-04-04 at 1.49.47 PM.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • guto12 alterou o título para Placa-mãe B550M-PLUS WIFI II TUF GAMING Não da video @Resolvido

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...