Postado 5 de Fevereiro de 2024 2 anos Boa noite, alguém já pegou um asus z450la com cooler disparado? Já tentei regravar varias BIOS não adiantou, não achei o esquema elétrico dessa placa acredito que seja algum componente que controla o cooler como se o sistema ao iniciar ja entende-se que está a uma temperatura muito alta mesmo sem estar, desculpem pelo pouco conhecimento estou iniciando na área de eletrônica pretendo fazer um curso em breve. Editado: 6 de Fevereiro de 2024 2 anos por RodrigoLPK
Postado 6 de Fevereiro de 2024 2 anos @RodrigoLPK , não consegui achar o esquema elétrico dessa placa, mas pelo boardview, quem controla essa tensão do cooler é SIO, pinos 26 e 28, com 3v ou 5v. Editado: 6 de Fevereiro de 2024 2 anos por Rogerio Nascimento
Postado 6 de Fevereiro de 2024 2 anos Autor Muito obrigado pela atenção e resposta rápida. Mas como sou novato não posso baixar arquivos, e nem identificar onde fica esse componente. Editado: 6 de Fevereiro de 2024 2 anos por RodrigoLPK
Postado 6 de Dezembro de 2024 1 ano @RodrigoLPK @Rogerio Nascimento Verdade colegas. As placas asus não ci para controle de velocidade do cooler, tudo é feito pelo SIO. A maioria dos fabricantes de notebook coloca um controlador com este ci da figura para regular a velocidade do cooler. Abs, Roberto
Postado 11 de Dezembro de 2024 1 ano @Rogerio Nascimento Na verdade nem é um boardview, mas um guia de reparo, o que dificulta ainda mais a análise. @RodrigoLPK Minha sugestão é a análise do conector do cooler e o uso de um resistor para limitar a corrente. E claro, após isso usar estressar a placa pra ver se não vai desligar. Se não desligar entregue assim, se desligar, desista.
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.