Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido HP G42 - Placa DA0AX1MB6H1 - Não liga

Avalie este tópico:

gnu informatica

Posts em destaque

*** Edição ***

Tópico antigo, na época foi devolvido pois tinha muitos componentes com defeito e não tinha sucata disponivel.

Pessoal, estou com uma placa de um G42, placa DA0AX1MB6H1 que não liga.

Sò tem os 19V, não tinha nem 3 nem 5, então resolvi de cara trocar o RT8206B, troquei e o mesmo continuou não ligando.

Vi com o multimetro que tinha algum curto na linha de 3V, após alguns testes retirei o PQ47 e o mesmo estava em curto.

Minhas dúvidas, posso ligar o note para medir tensões sem a bobina PL9 e sem o PQ47, tinha que aparecer os 5V pelo menos?

Eu liguei e não apareceu os 5V, e no lugar do PQ47 (perna 5) apareceu 19V pelo que eu vi deveria aparecer 3V correto?

Será que detonei o RT8206B ?

link esquema:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Segue uma figura também.

Agradeço a ajuda.

Roberto

g42.jpg.db6ded06df8826d4bc9f1e656cddef11.jpg

Editado: por Gilson Macedo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PQ46 em curto também. Pino 5 do PQ46 com 19V por isso dava os 19v no PQ47.

deu uma ajudada.

É normal este 19V no pinto 5 do PQ46?

Será que queimou o PWM ?

Vou ver se consigo estes 2 mosfets pra troca.

Roberto

Link para o comentário

Qual a tensao que vc tem no gate do PQ46

Porque no dreno tem 19V por causa da tensao VIN

Voce retirado o pq46 verifique se no pino 6 do  pu4 se tem 19V se tiver tem que ter o sinal 3,3V_alwp  na PL9  que gera o sinal +3VPCU

Estou analizando um esquema parecido com o seu so muda a serigrafia onde o seu e pq46 no meu e pq44.

Link para o comentário

Como sua foto não dá pra ver qual é a serigrafia da bobina do Pino 16 –RT8206B , tem que ter o sinal 5V LX, que aqui no meu esquema vai para a Bobina PL4, creio que o seu problema não está no MOSFET PQ46 e PQ47, verifique se o RT8206B está sendo alimentado pelo sinal 5VALW no Pino 19 VDD, porque se não tiver alimentação no Pino 19 ele  fica sem parâmetro “fica maluco”. A  Tensão do Pino 6 do RT8206B  e de 19V e serve para  controlar as PHASE.

A primeira fase a ser acionadadentro do RT8206B é de 5VALW, depois é acionada a segunda fase que é de 3V ALW, então vc não está com falta de 3V e sim 5V. Verifique em algum ponto da Placa se vc possui 5V.

Verifique nos Pinos 14 e 27quando vc pluga o carregador se ele dá um pulso de 0 para 1.

Se vc não tiver alimentação no pino 19 talvez vc não tenha o pulso de 0 para 1 nos pinos 14 e 27 e nem no pino 3 VCC que gera o sinal de 5V  VCC1.

Verifique o capacitor, na minha serigrafia, é o PC89 e o PC90.

Se vc me passar mais parâmetros dos testes que vc fez eu posso estar analisando esse circuito principalmente o sinal de 5VALW.

Se eu tiver errado por favor me corrija.

Analise  esta sendo feita  com o projeto QUANTA AX3 WINBLEDON AX3.5 - DA0AX3MB6C2 DDR3 - REV 1A

Link para o comentário

, meu amigos eu lhe recomendo fazer um teste bem básico, antes de fazer qualquer procedimento. Testar os diodos e os  mosfet por volta do PWM (RT8206B) se tem mais algum em curto e principalmente substituir novamente o PWM , e antes de ligar a maquina novamente coloca a ponta de prova preta do multímetro no ''GND'' da placa e a ponta de prova vermelha do multímetro na PL5 ( +5VALWP ) e depois com a ponta de prova preta ainda no ''GND'' da placa coloca a ponta de prova vermelha na PL9 (3,3VALWP) , ambos tem que dar uma resitencia bem alta, se acaso tiver 'bip'' EM seu multímetro e ele bipar nesses testes, recomendo não ligar , ai teria que injetar tensões pra ver oque continua em curto, mas a principio testa todos os componentes.

obs: para efeito de teste de curto , os mosfets e diodos podem ser testados direto na placa, pois se tiver em curto vai acusar , porem se for um probleminha mais chato ou desconfiar deles vai ser necessário retirar pra medir... a principio faz isso. acho mais coerente....

Link para o comentário

Amigo não se pode em nenhuma hipótese tirar um mosfet de uma fonte chaveada, se vc tirar pq 47 vc não pode ligar o notebook sem ele pois isso acarretara problemas com certeza.

Sempre que verificar no esquema um par de mosfet  que esta ligado a um PWM esses mosfets são de fontes chaveadas e eles tem oscilação muito rápida, se vc tirar um desses mosfets vc não terá esse chaveamento correto e pode acarreta em queima do PWM ou de outros componentes da linha.

ou seja não faça isso.

Coloque os mosfets no lugar e ligue o note e verifique se resolve  o problema caso contrario verifique a alimentação do pwm que deve ser de 19v.,

Espero ter ajudado.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...