Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Bematech mp-4200th ADV - Firmware apagado e não reconhece no Windows

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Bom dia meus amigos, estou com uma Bematech MP-4200 TH ADV que estava travada e não aceitava nenhum comando, achei o procedimento para regravação do firmware dela no site da BaseG, porém ao executar o procedimento, o firmware parece ter sido apagado, e agora fica apresentando erro de USB no windows, eu vi quer existe um procedimento e arquivos para recuperar isso aqui, porém eu não estou conseguindo baixar, por ser um usuário novo aqui no fórum, alguém poderia me ajudar a resolver esse problema ?
E se realmente resolve o problema ?
Desde já agradeço a compreensão e ajuda de todos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigo!

Eu não conheço esse procedimento, apenas o procedimento de regravar bios que faço quase que semanalmente na assistência que trabalho, pois esse é um problema crônico dessa impressora, mas você tem 10 de créditos EBR, você pode baixar 1 arquivo, basta clicar em Assinaturas na parte superior do site, depois em Download Grátis e assinar o primeiro plano de 10 créditos (Download 1) que lhe permite fazer 1 download por dia durante 1 semana.

Boa sorte! 

• Joinha 1
Link para o comentário

Bom dia meu amigo, obrigado pela resposta.
Acredito que tanto o procedimento que vc faz, qnto o q eu tentei fazer, são os mesmo, só descrevi com um nome diferente.
Consegui habilitar o download aqui na página, acabei lendo ele, e me parece ser o mesmo procedimento que fiz pelo site da baseg, o grande problema de fato é q agora essa máquina não reconhece na por usb 

o pc identifica q algo foi conectado na porta usb, mas dá erro, de qualquer forma vou tentar refazer o procedimento, posso ter errado em algum passo.
Agradeço a indicação de como habilitar o download, vlw msm 

Editado: por Felipe garcia machado
Link para o comentário

Realmente não deu certo, tentei repetir o processo de regravação que encontrei aqui, com o nome de "SAM-BA" mas infelizmente e essa maquina não reconhece no pc, fica apresentando erro de dispositivo USB não reconhecido, e desconecta do pc, e volta a conectar novamente, em loop infinito, na imagem abaixo é como ele está aparecendo qndo ligo ela

image.png.e29a455687f25a2862a4ccef01369801.png

Link para o comentário

Então amigo, você está usando o software de gravação errado o SAM-BA é para a MP-4200 TH, para a advantage (ADV) que é o caso da sua é outro... a questão de não reconhecer eu recomendo que você troque o cabo USB e até mesmo a máquina e se não resolver você pode ter um problema na placa, aí teria que partir para o reparo da mesma, mas de toda forma é normal aparecer no software de gravação que o firmware está apagado, pois o jumper feito na placa antes de regravar o firmware é justamente para isso, segue o link do software correto para download...

Boa sorte!

• Joinha 1
Link para o comentário

21 horas atrás, crodrigop disse:

Então amigo, você está usando o software de gravação errado o SAM-BA é para a MP-4200 TH, para a advantage (ADV) que é o caso da sua é outro... a questão de não reconhecer eu recomendo que você troque o cabo USB e até mesmo a máquina e se não resolver você pode ter um problema na placa, aí teria que partir para o reparo da mesma, mas de toda forma é normal aparecer no software de gravação que o firmware está apagado, pois o jumper feito na placa antes de regravar o firmware é justamente para isso, segue o link do software correto para download...

Boa sorte!

Aparentemente a cagada foi usar o Samba msm, assim espero,
testei o cabo e em outro pc, e se repete, porém testei o programa q enviou, da mesma forma não reconhece a impressora, nesse caso, alguma cagada aconteceu na hora de resetar essa maquina, pois foi fazer o jumper, logo em seguida ela começou com esse erro de dispositivo USB não reconhecido, agora vou tentar identificar se encontro o problema.
Atualizo aqui qualquer novidade
Desde já, agradeço demais !!!

Editado: por Felipe garcia machado
  • Joinha 1
Link para o comentário

Em 05/03/2024 às 10:01, Felipe garcia machado disse:

Aparentemente a cagada foi usar o Samba msm, assim espero,
testei o cabo e em outro pc, e se repete, porém testei o programa q enviou, da mesma forma não reconhece a impressora, nesse caso, alguma cagada aconteceu na hora de resetar essa maquina, pois foi fazer o jumper, logo em seguida ela começou com esse erro de dispositivo USB não reconhecido, agora vou tentar identificar se encontro o problema.
Atualizo aqui qualquer novidade
Desde já, agradeço demais !!!

boa tarde colega, testou o cabo ou a impressora em outro pc?

tive mesmo problema, já ia quebrando a cabeça pra identificar falha na placa, nao encontrei nada de anormal... testei em outro pc, reconheceu normal, regravei e o equipamento esta supimpa agora nos dois pc's

• Joinha 2
Link para o comentário

2 horas atrás, Markos Hialy disse:

boa tarde colega, testou o cabo ou a impressora em outro pc?

tive mesmo problema, já ia quebrando a cabeça pra identificar falha na placa, nao encontrei nada de anormal... testei em outro pc, reconheceu normal, regravei e o equipamento esta supimpa agora nos dois pc's

pior de tudo q já, testei em outra maquina com outro cabo, e o erro persiste

Link para o comentário

22 horas atrás, Felipe garcia machado disse:

pior de tudo q já, testei em outra maquina com outro cabo, e o erro persiste

amigo, apenas uma duvida, a garantia desse modelo é de 3 anos, e tenho quase certeza que ela não tem 3 anos de lançamento, vc nao tem a NF de compra?

as vezes direcionar para a autorizada trocar esta placa em garantia acaba compensando mais

• Joinha 1
Link para o comentário

17 horas atrás, Markos Hialy disse:

amigo, apenas uma duvida, a garantia desse modelo é de 3 anos, e tenho quase certeza que ela não tem 3 anos de lançamento, vc nao tem a NF de compra?

as vezes direcionar para a autorizada trocar esta placa em garantia acaba compensando mais

na real não, essa máquina não é minha, é do lugar onde eu faço bico a noite, porém eu sei q ele não tem nota tbm, por conta q ele ganhou essa máquina do lugar q ele trabalhava, estavam fazendo troca de equipamentos na empresa e tinha sobrado 3 desses, ele acabou pegando duas.

Enfim, consegui corrigir o problema, removendo o chip 25Q e regravando a bios direto nele, a partir de uma gravadora de firmware, montei novamente e deu certo, está funcionando novamente 

• Joinha 3
Link para o comentário

• 5 meses depois...
Em 08/03/2024 às 09:46, Felipe garcia machado disse:

na real não, essa máquina não é minha, é do lugar onde eu faço bico a noite, porém eu sei q ele não tem nota tbm, por conta q ele ganhou essa máquina do lugar q ele trabalhava, estavam fazendo troca de equipamentos na empresa e tinha sobrado 3 desses, ele acabou pegando duas.

Enfim, consegui corrigir o problema, removendo o chip 25Q e regravando a bios direto nele, a partir de uma gravadora de firmware, montei novamente e deu certo, está funcionando novamente 

você tem o arquivo bios? poderia postar aqui?

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...