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dúvida Samsung UN40F6400AG - BN44-00622D - Não liga

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Pessoal, estou começando na manutenção de TVs agora, e tô com um problema intrigante nessa TV. O dono dela me falou que ela não estava ligando, e que antes ela, por diversas vezes, desligava e ligava sozinha. Eu desliguei a placa principal e o backlight acendeu, me levando a suspeitar da fonte. Algumas vezes o backlight não entrava direto, ele ligava, desligava e daí entrava de vez. Medi as tensões de saída para o backlight, e o canal 2 estava apresentando uma tensão de mais de 140V (não suficiente para acionar a OVP, mas bem mais alta que o nominal, que é 85V).

Nesse ponto, ainda com o caixote fechado, percebi duas barras como que apagadas, e resolvi abrir. Batata: 3 barras apagadas, correspondentes aos canais 1 e 2 que são gerenciados pelo mesmo driver. Porém, ao testar as barras com uma fonte externa, todas acenderam normalmente. E qual não foi minha surpresa ao ligar a fonte depois e todas as barras acenderem também, como se eu tivesse solucionado algum mal contato. Verifiquei as tensões de saída novamente, e dessa vez, tudo normal (por volta de 44V no canal 1 e em média 87V nos demais canais).

Liquei a placa principal, e a TV persiste sem ligar. Fiquei meio perdido. Poderiam me ajudar? Sou grato desde já pela atenção dispensada.

Abraço a todos!

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Olá.

 

@Lord_Iacobus os leds se comportam diferente de acordo com a corrente percorrida. O testador de led ou até mesmo a fonte se utiliza uma corrente baixa, não apresentando defeito. 
 

Na placa fonte da tv é outra história. Nessas barras que percebeu estarem apagadas existem leds com problema. Ocorre que a queda de tensão neles estão altas, por isso a alteração ao medir no conector. Isso é normal, defeito apresentar aleatoriamente.

 

Enfim, sua falha está nos leds e não na fonte. 

  • Joinha 1
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No momento ela esta acendendo todos leds. Porém  já já irão apagar novamente.  Aguarde ela apresentar a falha e verifique queda de tensão de cada led que descobrirá onde está a falha.

 

uma pergunta, as barras são de encaixe no meio ? 
 

Outro procedimento que realizo ao trocar leds é abaixar a corrente de trabalho deles, não influencia muito no brilho da tela, entretanto a vida útil do leds se estende demais. 

  • Joinha 1
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Testando mais atentamente com meu testador de backlight, encontrei o seguinte:

 

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Na primeira imagem, o que parece ser um led alterado, já que a queda de tensão sobre o mesmo está compatível com os demais, porém com essa diferença de luminosidade. Na segunda imagem, um led em curto, justo no canal onde medi alteração na tensão do canal! O interessante é que o peste acende quando liga a fonte da TV!

Editado: por Lord_Iacobus
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@Lord_Iacobus Justamente, na fonte da tv a corrente é bem maior. Alem do mais, eles alteram o funcionamento de acordo que aquecem. 

 

Indico trocar todas a barras e reduzir a corrente de alimentação dos leds para evitar retorno prematuro.

 

Tira foto da fonte próximo do drive led que indico como faz a alteração. 
 

 

  • Joinha 1
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  • 1 mês depois...

@ohm De fato, meu amigo, as fotos não ajudam em nada, eu nem tava com a cabeça funcionando direito... Até exclui, pq estavam atrapalhando o curso das postagens. Irei anexar fotos mais objetivas.

 

O CI PWM que controla os leds é o SLC2013M. Há um par deles, cada um controlando 2 canais.

 

De toda forma, depois de bastante demora do dono em decidir pelo reparo, eu instalei novas barras ontem e fiz o teste hoje. Primeiro com meu testador de leds handmade (rsrsrs), onde vi que as barras estavam funcionando bem, e depois, diretamente pela fonte da TV. Tudo certo com as barras! Cerca de 40 V por barra; cada led sendo de 3 V x 13 leds, julguei dentro do padrão normal de tensão.

 

No entanto, achei estranho que, após a segunda energização do circuito, a fonte ficou batendo relé algumas vezes antes de acender tudo de vez. Não sei se isso é normal...

 

 

 

 

Editado: por Lord_Iacobus
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1 hora atrás, Lord_Iacobus disse:

Cerca de 40 V por barra; cada led sendo de 3 V x 13 leds,

led não se olha tensão, serve como indicativo, porém o parâmetro para uma analise correta do regime de trabalho é a corrente.

 

Não achei o datasheet, entretanto deparei com um esquema que utiliza esse ic. Ja é o suficiente! Para diminuir a corrente de trabalho dos leds deve alterar o resistor ligado nos pinos 14 e 01. Ambos mesmo valor e ligados ao gnd. Pode aumentar em torno de 70% do valor atual.

 

 

Obs- Todos 4 resistores devem ter o mesmo valor.  Indico a alteração para evitar queima prematura ou ate mesmo retorno em garantia. Se não alterar vai danificar rápido!

 

1 hora atrás, Lord_Iacobus disse:

SLC2013M

ok.

  • Joinha 1
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@ohm  Então, logo que conectei a placa principal e dei o power on, o backlight acendeu normalmente. Mas agora não está acendendo mais. Somente acende com a placa principal desconectada. É como um defeito intermitente...

 

Voltei a testar a tensão nas barras, pra ver se algo havia ocorrido. Tensões normais em todas as barras.

Editado: por Lord_Iacobus
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Atualizando minha situação, que ainda está periclitante, embora eu ache que estou no caminho (mas preciso de luz).

 

Desconectei a placa principal para fazer novas medições na placa fonte. Há intermitência mesmo com ela sozinha. Momentos onde o relé fica batendo e o backlight piscando.

 

Bom, desabilitei a proteção para o relé não bater e eu poder fazer as medições. Analisei a tensão de entrada nos dois CIs geradores de PWM (da fonte principal e do PFC). Tensão de 15 V chegando certinho. Tensão de PFC subindo normal. Tensões de 5V e de 13 V subindo normal.

 

Tensões de saída para o backlight normais, porém, há vezes que algumas barras apagam, e ai a tensão desses canais cai para o nível pré-boost. Minha suspeita então é que os CIs controladores do backlight estão com problema (SLC2013M). Raciocínio correto?

 

@ohm Pode me dar uma luz?

 

Editado: por Lord_Iacobus
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