Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise LENOVO THINKPAD T430 NZM4I-7 nao dá video

Avalie este tópico:

Motta Álvaro

Posts em destaque

Boa noite, esse notebook tem todas as tensoes nas bobinas principais, liga e fica com consumo por volta de 0,78A, mas nao dá vídeo. Regravei a bios u49 e u99,mas continuou igual. Ai Reparei q a bobina L3 q é a dos 5valways do primário, ela tem 5v qnd ele ta desligado, mas qnd liga a tensao cai pra 3v ou até menos, as vezes fica oscilando. Alg ajuda possivel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vado 

L4 - VCC3M 3,3v

L3 - VCC5M_OUT 5v de um lado e 3,26 do outro as vezes 2,4v, as vezes na faixa de 1v. (Antes de ligar tem 5v dos dois lados). Reparei q parece estar quebrada, mas com o multimetro da continuidade total. Envio foto. Entao primeiro ressoldei e continuou igual. Dps eu trokei essa bobina de 1,3uh por uma q eu tinha aki de 1,5uh, mas manteve os 5v de um lado e do outro tinha 2,7v.

L1 - VCCCPUCORE 1,1v

L2 - VCCGFXCORE_I 0v

L16 - VCC1R05B_VTT 0,94 v

L28 - VCC1R05AMT 1,05 v

L7 - VCC1RR5A 1,47v

L6 - VCC1R8B 1,78

L35 - VCCSA 0,68

L5 - 1,5v

20240521_201704.jpg

Editado: por Motta Álvaro
Link para o comentário

4 horas atrás, Motta Álvaro disse:

5v dos dois lados). Reparei q parece estar quebrada, mas com o multimetro da continuidade total. Envio foto. Entao primeiro ressoldei e continuou igual. Dps eu trokei essa bobina de 1,3uh por uma q eu tinha aki de 1,5uh, mas manteve os 5v de um lado e do outro tinha 2,7v

Para fins de teste, levante o lado 1 , injete 5v e ligue a placa....

------------------------------------------------------------

Numero de serie e backup das u49 e u99?

Link para o comentário

@Ponto da Manutenção levantando a bobina e injetando tensao de 5v nao liga, nem sobem as tensoes valways pra ligar. 

Segue foto com numero de série. Os backups da bios nao sei como anexar aqui, aqui só permite arquivp tipo foto, jpg, png, mp4, etc. Qnd tentei anexar nao permitiu. Nao sei se é permitido compartilhar link aki do 4shared.

Ah, consegui postar aqui no forum os backups

20240522_063216.jpg

Editado: por Motta Álvaro
Link para o comentário

4 horas atrás, Motta Álvaro disse:

@Ponto da Manutenção levantando a bobina e injetando tensao de 5v nao liga, nem sobem as tensoes valways pra ligar. 

Segue foto com numero de série. Os backups da bios nao sei como anexar aqui, aqui só permite arquivp tipo foto, jpg, png, mp4, etc. Qnd tentei anexar nao permitiu. Nao sei se é permitido compartilhar link aki do 4shared.

Ah, consegui postar aqui no forum os backups

20240522_063216.jpg

vc encontra seu equipamento com esse numero de serie?

Link para o comentário

4 hours ago, vado said:

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Achei 5v. Ago q percebi, a saida está perfeita entao com 5v. A parte q cai a tensao é a parte q vai pros mosfets e pro Pwm primário.  Se na saida está tudo ok, é normal entao?...ai o q tenho q verificar é a bobina do L2 q ta zerada (vgfxcore)?

Sera q é questao de bios q tem q por serial? ...o colega do pontodamanutencao tava perguntando de serial e pediu o backup q eu fiz, sera q é por isso?

Link para o comentário

Pode ser tb, quando o ckt VRM responsável pelo vgfxcore não estabelece comunicação com o Processador, Memoria e Bios pode ser a Bios sim.

Vamos esperar ele montar essa bios pra vc, não funcionando a gente continua na análise.

Link para o comentário

@vado 

5 hours ago, vado said:

Tem alg tutorial ou link de video onde eu possa aprender a fazer isso? Eu já sei usar um editor e cortar uma bios,  por ex. Mas nao sei recuperar uma bios q está ruim pelo proprio arquivo dela, como nesse caso. Como fazer isso? E como inserir o serial nela? Se tiver alg link sobre isso, agradeço 

Link para o comentário

On 5/22/2024 at 5:15 PM, Ponto da Manutenção said:

Me informe....

Infelizmente nao funcionou. O consumo se alterou, passando a 1,04A aprox (antes ficava em 0,70a), mas permanece sem vídeo. Engracado q ele liga, da uma girada no cooler, dps ele para de girar, e vejo q fica bem quente o dissipador, mas ele nao liga novamente o cooler. Antes de atualizar a bios tb ja ficava assim. Segue sem gfxcore 0v.

Link para o comentário

1 hora atrás, Motta Álvaro disse:

Antes de atualizar a bios tb ja ficava assim. Segue sem gfxcore 0v

Voce vai ter que analisar mais coisas nessa placa....

Mas antes tem mais uma coisa, sua placa deve ter um (MEC1619) (U23)?

Ele é gravável......por volta de 192kb

A causa pode ser ele.
----------------------------------------------------
Se você quiser analisar (gfxcore)......
U101A (THINKENGINE)

U2       (VT1318M

U25     (VT1324S)

Não sei se sua placa tem;
U17 

----------------------------------------------------

Link para o comentário

Post as tensões antes e depois de startar a placa no U2 VT1318M

Obs.: Nos pinos 41, 42, 43 meça com osciloscópio também, deixe a ponteira por um tempo até observar alguma oscilação.

- 01 VDD3
- 02 VDD1p8
- 06 PWM1_2
- 07 PWM1_1
- 30 PWM2_1
- 40 VCORE_ON 
- 41 SVID_CLK 
- 42 SVID_DATA 
- 43 SVID_ALERT 
- 45 -PROCHOT 
- 46 CPUCORE_PWRGD 
- 47 VR_READY2

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...