Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

resolvido TV Philco - PH51C21PSG - Não liga, placa controladora pisca 5x em intervalos fixos

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Peguei a TV inicialmente com problema de fonte, vários componentes oxidados e enferrujados, ao reparar a fonte a TV voltou a funcionar, mas depois de uns 5 minutos ligada ela simplesmente parou de funcionar e começou a apresentar o defeito do título, ela pisca 5x e não faz mais nada, o led standby permanece apagado e só desligando a TV da tomada para que seja possível ligar ela novamente. Eu tô desconfiado da fonte ainda, pois ao jumpear o ps_on ao terra eu tenho todas as tensões liberadas, inclusive o PFC, mas não tenho o VS e VA. Unindo com um resistor de 100r o VS_ON ao 5v standby eu tenho rapidamente as tensões de VS e VA, mas elas começam a cair rapidamente, para manter a fonte com VS e VA preciso jumpear os pinos 3 e 4 do Optoacoplador PCQ802S, somente assim ela libera as tensões. O CI MCV14A monitora as tensões no secundário, pode ser ele que esteja armando a proteção por algum defeito presente no secundário, mas não sei qual é. 

Editado: por MarceloRibeiro94
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

@MarceloRibeiro94 a fonte tem um pic que monitora todas tensões, inclusive o pfc e também recebe retorno da placa mãe.  Qualquer falha ela desarma, inclusive falha na própria proteção que são basicamente divisores de tensão. Falha nas placas y e z também derrubam a vs e va. Ligar a fonte na bancada acredito que ela não irá manter a vs e va pois depende também de um retorno da placa mãe. 

Tv de plasma sempre tem que confirmar a integridade dos igbts das placas y e z, um simples conectar e desconectar os conectores da fonte com os capacitores carregados (mesmo fora da tomada) pode danificar. Já aconteceu comigo! 

Enfim, vamos confirmar a integridade das placas y e z. Não precisa desconectar nenhuma placa. 

Faça teste de isolação das placas Y,Z e buffer:

Teste de isolação da placa Zsus:

_Usaremos multímetro digital na escala de diodo, tv desligada da rede elétrica. Todas placas conectadas. coloque a ponta de prova preta no chassi e a vermelha no zout, os capacitores irão carregar com a tensão do multímetro e em seguida deverá apresentar “ol”, ou seja, infinito. 
_agora coloque a ponta preta no zout e a vermelha no vs. também deve apresentar infinito. Dessa forma restará os dois igbts da Zsus.

teste de isolação da Ysus

_ponta de prova preta no chassi e vermelha no Yout. Deverá apresentar infinito. Esse testa o igbt sus-down

_ponta de prova preta no yout e vermelha no vs. Também infinito deverá ser o resultado. Igbt sus-up.

_teste isolação de tensão negativa. Ponta de prova negativa no yout e vermelha no chassi. Novamente esperado infinito no multímetro. Esse testa diodo de bloqueio de tensão negativa, em algumas tv usam mosfet’s.

Teste fulga ic’s buffers.

_ponta de prova preta no yout e vermelha nooutH(alimentação dos ic’s buffers). Deve apresentar infinito 

Feito os teste de isolação e não encontrando falha, se tiver osciloscópio confira se o  VS  e VA  sobem mesmo por um breve instante, caso sim, se tem a forma de onda parecida como as abaixo nas saídas y-scan e Z-out no momento que liga a tv. 

RigolDS7.thumb.jpg.32876a72152c172c52cbaf6e58518505.jpg

RigolDS4.thumb.png.afb80210e2ff4b9528bb954cbeeb645d.png

outro ponto que acho interessante conferir é esse divisor de tensão, renova um resistor por vez, confira fora da placa e limpe a cola:

IMG_8484.thumb.jpeg.e215e28ce29b38e744741ca3d4485d45.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este tópico tem mais repostas e a solução do problema, mas você precisara fazer login para visualizá-las.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...