Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Asus / M5A78L-M LX/BR rev. 1.00 / não inicia com a placa de vídeo.

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Ótima noite, Caros, espero que estejam todos bens!

 

Minha placa mãe M5A78L-M LX/BR está com um problema bem complexo para mim que sou leigo,

mas tenho certeza que qualquer um pode me ajudar aqui. o defeito é o seguinte.

 

Peço desculpa pela historia gigantesca 😅

 

a Placa mãe está ligando somente SEM a placa de vídeo, o que acontece quando liga COM a

Gpu Sapphire Radeon Rx470 4gb  é simples, liga todos Fan's, até o da GPU, LED, mas nada do LED

do HDD dar sinal de vida, teclado, mouse nada demonstra ter iniciado sistema operacional e

nem aparece a BIOS.

 

tentei seguintes procedimentos para reset BIOS

 

  • Tentei Retirar Pilha de BIOS
  • Testei tensão da Pilha
  • Retirei Chip BIOS deixei um tempo fora
  • Limpei com Limpa Contatos slot da BIOS e PCIx16 também

 

BIOS que está presente é a 1101, hoje tem a 1201 devo fazer esse atualização na próxima semana.

 

Mas minha maior suspeita (e esperança) é ser no SLOT PCI Express x16 mesmo, porquê uma vez

eu vi minha filha de 2 anos com a mão em cima da Placa de vídeo (confesso que deu um desesperinho kkkk),

mas isso foi a um ano, e depois disso funcionou normalmente.

 

Espero que não seja algo na solda do BGA do Chip da placa vídeo, como não tenho outra placa mãe

testei a placa mãe Asus com plaquinha velha, e também nada do sistema iniciar ou aparecer BIOS,

ai fui pra cima da Placa de vídeo. 

 

Simplesmente fiz o simples desmontei placa de vídeo, de cima a baixo, taquei álcool isopropílico,

clássico, até embaixo de processador e memoria, não se preocupem tenho um soprador e retirei

totalmente o álcool e deixei horas secando. Porém nada mudou, me deram Schematic Diagram da RX 470,

alias quem quiser é só pedir aqui que eu mando. ai procurei

 

  • Procurei curto na linha 12V A e B
  • Curto na linha 3,3V
  • Procurei curto fases alimentação Chip, Memoria
  • Procurei componentes aparência estranha
  • Trilhas rompidas
  • Fusíveis abertos

 

Felizmente nada fora, a única coisa que eu queira fazer, mas não fiz, ver as tensões, só por duas coisas,

não tenho confiança em ligar placa de vídeo sem dissipador, e também pois minha maior suspeita é sobre 

o Slot PCI Express x16 da Placa mãe, porém não sei quais tensões medir em cada pino, para qual trilha devo

dar mais atenção, e nem tenho o diagrama ou esquemático dessa placa mãe.

 

se alguém tiver Schematic diagram dessa placa mãe (ASUS M5A78L-M LX/BR Rev. 1.00) eu agradeceria muito,

se não tiver só uma curtida já vai ser bem legal da sua parte kkkk.

 

E quem puder compartilhar ideias, quiser perguntar, por favor fique a vontade, pois eu só tenho mais essas ideia 

para tentar após isso é encostar a minha vida gamer kkkkk.

 

  1. Procurar tensões no Slot PCIe x16
  2. Atualizar BIOS 1201
  3. Procurar tensões na Placa de vídeo

 

A partir da daqui não sei mais o que fazer.

Enfim me desculpa mesmo pela historia gigante

agradeço cada minuto da sua atenção

Cordialmente

Douglas Castro 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Castros Bom dia. Se ela parou de funcionar com essa versão do BIOS, será difícil o mesmo ser responsável pelo defeito, se vc tem video on board normalmente e quiser tentar um upgrade pode usar um autoexecutável mesmo disponibilizado no site do fabricante.

9 horas atrás, Castros disse:

Espero que não seja algo na solda do BGA do Chip da placa vídeo, como não tenho outra placa mãe

testei a placa mãe Asus com plaquinha velha, e também nada do sistema iniciar ou aparecer BIOS,

ai fui pra cima da Placa de vídeo. 

Aqui ficou um pouco confuso. Vc testou ela em outra placa mãe? Colocou outra placa de video sabiamente funcionando nessa MB e não teve sucesso? Não ter uma outra placa de video ou uma outra placa mãe funcionado complica um pouco o diagnóstico. Teste com outra fonte tbm é valido.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rods Ótima Noite Robs, É infelizmente não era BIOS da Placa mãe atualizei para 1201, e depois que estabilizou, o mesmo continua ligando, mas não dando vídeo.  sobre o trecho citado depois que eu postei eu pensei acho que essa parte ficou meio confusa kkkkk, esclarecendo eu tenho uma placa de vídeo que achei jogada fora que não é RX470, e ela também não é muito confiável, para dar um diagnostico que é a placa mãe que não funciona. E não tenho nenhuma placa mãe além da Asus M5A78L-M LX/BR.

 

Sobre a fonte esse é um ótimo ponto que eu vou atualizar vocês pois a fonte é suspeita nessa historia também, mas antes deixa eu responder nosso irmão aqui. 

 

@ATI ASSISTENCIA TÉCNICA Ótima Noite ATI Atualizei a Placa mãe, o Slot PCI Express x16 foi limpo com Limpa Contato e aspirado só por ter certeza, sobre as alimentações eu vi as alimentações no Slot não na placa de vídeo, achei os três em baixo e dois em cima 12V e achei 3,3V também, no pino alimentação da fonte aparenta estar certo 12V amarelo e GND preto, como essa semana estava corrido eu ainda não tirei a placa mãe de dentro do gabinete, quando eu tirar eu vou procurar as tensões na placa de vídeo ai venho atualizar sobre o que foi encontrado.

 

 

Atualização de agora, tenho vídeo on board com placa de vídeo no Slot x16, organizei sequencia vídeo na BIOS, (que eu não fazia ideia, agradeço que eu vi uma instrução por aqui) e agora o progresso a partir disso.

 

  • Gerenciador de Dispositivo alega Drive da placa vídeo estava errado. Solução:
  1. Atualizar pelo gerenciador... Computador reinicia na metade do processo
  2. Atualizar com AMD Software Adrenalin drive, quando estava instalando Drive reinicia também
  3. Atualização com o próprio para placa Adrenalin 24.3.1 (WHQL Recommended)mesmo resultado

Nesse momento começo a suspeitar da Fonte estar derrubando, além de estar com ruído estranho, bem quando pisca HDD LED, parece uma sincronia (louco, um pouco kkkkk). depois de varias tentativas atualizar, deixei para depois, abrir TechPowerUp e infelizmente.

 

  • BIOS da placa de vídeo está errada, (como imagem gpu.gif) as memorias não estão sendo reconhecidas e o principal, as memorias da placas são SK Hynix, não Micron.

 

  • Procurei BIOS compatível achei essa 
    Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
     - Memoria certa Hynix, tamanho certo 4GBRX 470. E outras duas porém só com modelo e fabricante da memoria igual (como não entendo muito, acho que esse critério pode ser que funcione, o que vocês acham?)

 

  • Tentei Usar AMDVBFlash / ATI ATIFlash do Tech e não funcionou, preciso estudar mais para ver porque fica dando erro 0FL01 não consegue ler a ROM, tentei seguintes procedimentos
  1. desabilitei alguns controle do Windows defender, desliguei proteção AVG, mesmo assim não deu diferença.
  2. Sigo procedimento abro com e sem execução administrador o AMDVBFlashDriverInstaller, executo a instalação do drive, 
  3. Faço execução pelo CMD, pois não abre aquele Layout do AMDVBFlash, que está no site, só abre um prompt com ":" e mais nada, como não sei o que digitar então fecho, e faço a execução "amdvbflashWin -f -p 0 1.rom"  (1.rom foi eu que renomeei o arquivo rom), Carrega até 7 barras e fecha dando erro de leitura de rom (Erro imagem 3.31.png) e volto a tentar em outra versão
  • 5.0.0567 (Atual)
  • 3.31
  • 3.20
  • 3.15 

e aqui estou travado, algo que me chama atenção é a versão mais recente não tem o *AMDVBFlashWin.exe só o AMDVBFlash.exe, achei estranho mais faço mesma execução como se fosse o executável Win.exe.

 

O que farei agora a seguir, nas próximas semanas.

  • Estudar mais Regravação de BIOS pelo Software AMDVBFlash e tentar regravar

(quem puder me dar uma dica, agradeço muito pois

eu só estou seguindo os procedimentos que eu vi em tutorias

não que eu saiba o que esteja fazendo.)

  • Se não der certo processo acima, Comprar um regravador de BIOS com garra Jacaré e fazer atualização direto no Chip
  • Não dando certo vou abrir a placa e ligar ela para buscar as tensões, direto nos componentes.

Bom é isso agradeço a atenção e respostas até agora, ajuda inestimável

 

gpu.gif

3.31.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Pense na possibilidade de usar um "Adaptador PCI-E Riser 60cm VER009S PCIE 1X 16X Dual LED Indicador USB 3.0 6Pin 4Pin Cabo De Alimentação Para Placa Gráfica" ou algum de sua preferência que vai ajudar nesse e em outros casos, pesquise! Vai abrir para outras possibilidades de testes e melhor, fora da placa mãe e gabinete.

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...