Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Teste de regulador de tensão

Avalie este tópico:

Medice99

Posts em destaque

Boa tarde galera,

Eu procurei no fórum e não achei...estou com um regulador de tensão 7805.

Quando eu coloco 12v na entrada (Pino 1), ele me da os mesmos 12v na saida (Pino 3).

Como nunca testei um componente desses antes, estou cheio de dúvidas...será que alguém pode me ajudar?

Eu segui esse vídeo como referência para o teste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você estiver colocando 12v np pino 1 e o terminal negativo da fonte no pino 2 e, na saída há a mesma tensão de 12 v , então seu regulador está defeituoso , teria que haver 5v na saída.

Testando com o multímetro:

escala de teste de diodos e continuidade.

ponta preta ou comum no pino 1 e ponta vermelha no pino 3 : aprox.  600 ohms

ponta vermelha no pino 1 e comum no pino 3 : valor infinito

ponta comum no pino 1 e vermelha no pino 2 :  aprox. 500 ohms

ponta vermelha no pino 1 e comum no pino 2 :  valor infinito

havendo valores de baixa resistência nos dois sentidos , o regulador está defeituoso , ou seja , com fuga ou em curto.

havendo valores muito altos ou infinito nos dois sentidos , regulador aberto.

Mas o correto mesmo é testar com uma fonte de até 25v.

Link para o comentário

Vendo esta fonte utilizada no vídeo me lembrei das minhas que eu fazia com saboneteiras... bons tempos, hoje eu faço os meus cabinetes com chapas da carcaça de geladeira (pelo menos de longe ficam como as das fábricas) - tô brigando agora para fazer os textos do painel com silkscreen... uma hora eu consigo.

Link para o comentário

Ola amigo boa noite sei que provavelmente já deve ter trocado o CI que parece estar ruim, é preciso lembrar que a tensão de entrada não deve ser maior que 25V pois a potencia dissipada seria muito alta, veja

Potencia sobre o CI é = tensão de entrada, menos a tensão de saída vezes a corrente de saída

então:

25-12=13V

13Vx 1A = 13Watts

Então cuidado com a tensão de entrada, quanto mais distante da tensão de saída maior será a potencia sobre o componente. 

Boa sorte!

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...