Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte PC atx Blu 350-k-atx Bluecase

Avalie este tópico:

BetoWender

Posts em destaque

Boa tarde amigos, estou sem ter o que fazer  e resolvi pegar umas fontes para servir de caso de estudo.

Estou com essa blue case novinha na caixa que não ligava. Ao desmontar a fonte, percebi que o fio negativo do ventilador estava rompido (veio assim de fabrica) emendei e a fonte voltou a ligar, porem ao colocar ela no teste com a placa mae a fonte não liga mais.

Testando o primario percebi que os capacitores maiores permanecem com carga mesmo retirando o cabo de força. Seria o caso de ser um dos fets? Alguem pra dar uma dica?

Modelo da placa da fonte é kn-8230 atx1.3 b4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, Não sou a pessoa mais experiente para te ajudar, a intenção e a vontade e muita.

Ja testou os capacitores fora da placa? Ja testou os reguladores de tensão?

Poderá alguma coisa estar a impedir que a tensão passe.

Espero ter ajudado, pelo menos foi essa a intenção ;)

Link para o comentário

Verifique o resistor de alimentação do circuito oscilador - o que dá a queda de tensão para o circuito do standby. Se não tiver nada estourado veja o optoacoplador e por último o tl431 e componentes associados. Também não esqueça de verificar os capacitores eletrolíticos quanto à suas ESRs

Há... a fonte standby não dá muito trabalho pra consertar mas não custa fazer os testes com uma lâmpada de série - pode ser que quando a fonte standby funcionar, a primária estoure(se não tiver utilizando a lâmpada de série). Não esqueça de descarregar os capacitores de filtro antes  de por a mão no circuito.

Link para o comentário

, desculpe insistir no que o disse, mas já verificou a resistência de disparo da fonte de standby?

não estará aberta?

Link para o comentário

Tem algum esquema de fonte parecido com a que está consertando.

Algumas fontes que utilizam este CI utilizam um circuito oscilador externo que é responsável por gerar a tensão 5VSB através de um 7805. E este mesmo oscilador gera a tensão VCC deste CI.  Neste caso, teria que se concentrar primeiro neste oscilador (testar resistores, capacitores, zener).

Após ter a fonte standby funcionando é que partiria para outro setor caso necessário.

Link para o comentário

Ela tava com o fio negativo da ventoinha rompido, emendei ele e ela ligou e apresentou corretamente todas as tensões. Quando coloquei pra testar no pc a mesma não chegou nem a ligar e depois disso passou a não ligar mais. Não funciona sem carga. Pelo que eu estou vendo é algo na stand by mesmo.

Link para o comentário

Encontrei um esquema:

Mas procure por 'schematic atx ka7500' talvez encontre algum parecido com sua fonte.

Eu gosto de consertar fontes chaveadas de pc pois a experiência nela serve praticamente para qualquer outro tipo de fonte - a grande maioria dos aparelhos atuais utilizam fontes chaveadas e as atx são boas para estudo pois são de média complexidade.

Link para o comentário

vamos ver se entendi.

a fonte não tem 5vsb. os electrolíticos demoram a descarregar, certo?

então, repetindo o que já foi dito, provavelmente há um componente aberto.

na fonte de standby não tem um transístor? dependendo da idade da fonte, normalmente é um bipolar npn, outras vezes um mosfet canal n... não estará queimado/aberto? também já falamos no resistor...

ou então, costuma dar pau também nos electrolíticos de filtro dessa tensão 5vsb, ou em díodos próximos...

também pode ir medindo a quente e ver onde deixa de passar a tensão, se for possível. e claro, com a devida cautela.

Link para o comentário

Galera a fonte parece bastante com esta, porem a nomenclatura nao bate, mas parece bastante.

a fonte parece ser essa aí, pois os fets de entrada batem com os que estão ae, os Cis tambem. Só os nomes tipo o capacitor maior de entrada que não é o de referencia, na placa é c18 no pdf é c5

Link para o comentário

, quanto a resistores creio que utilize a técnica de sempre encontrar o menor valor deles no circuito. Agora diodo e transistor, é bom testá-lo com o multímetro analógico nas escalas x1 e x10k com o terminal levantado.

Mas capacitores eletrolíticos, tem que ser com medidor de ESR para saber se realmente estão bons.

Concentre primeiro na parte do standby (folha 2 do esquema que indicou) e troque pelo menos o pc817. Se não tiver tensão de standby, não adianta continuar.

Por último desconfiaria do transformador, mas ele é mais raro dá problema(mas acontece).

Link para o comentário

, sem tensão no pino 12 do 7500 e sem tensão no pino 3 do lm339.

, testei todos ali por perto exatamente desta forma, levantando ou removendo eles, porem com multimetro digital. Quanto a ESR eu tenho um capacheck mictron (original) e os eletrolas estão ok. (inclusive removendo do circuito).

Lembrando que a serigrafia da fonte é diferente da do esquema C9 por ex aqui é c35 R1 e r2 aqui é r75 e 76. PC817 eu nao vi no esquema. Esta localizado onde?

Obrigado à todos pela colaboração esta sendo um grande estudo pra mim. Fiquei ausente ontem pois foi festa da cidade e não perdi a oportunidade de levar minha filhota pela primeira vez no parquinho....

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...