Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

apresentação José Márcio Vieira Fogaça - Torres/RS

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa noite aos integrantes dessa comunidades.

 

Conheci o EletrônicaBR procurando no Google por arquivos BoardView. Acabei de instalar o OpenBoardView e o FlexBV Free no Fedora 40, instalado na máquina que utilizo para trabalho.

 

A propósito, não tenho formação em eletrônica, mas gosto disso e quero aprender. Nunca fiz um curso de eletrônica, talvez nem venha a fazer. De fato, sou Médico de Família e Comunidade e eletrônica é um dos meus hobbies.

 

Hoje o que eu faço é ler, assistir a vídeos no YouTube, tenho material para intervir em circuitos eletrônicos e até criar algo, embora o meu conhecimento prático seja bastante superficial. O que fiz de mais aprofundado foi adaptar um Orange Pi 5 para funcionar como um NAS doméstico. Criei a fonte para alimentar os HD's a partir de duas fontes independentes de 5V e 12V unificadas por um PCB genérico, tudo fixado a uma placa plástica serrada a mão e parafusada ao case dos HD's em uma das gavetas disponíveis. A ventoinha também é conectada à saída de 12V e mantém o conjunto sem excesso de calor. No Orange Pi 5 instalei o Open Media Vault e está funcionando de forma estável. Bastante recompensador !

 

Enfim, meus objetivos são de prover meus próprios equipamentos eletrônicos, fazer pequenos consertos e quem sabe, inventar algo novo e útil... no meu tempo vago. Não posso esquecer que a minha fonte de renda é a Medicina.

 

Um abraço aos profissionais e aos hobbistas, como eu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jose_fogaca 

 seja bem vindo!


Segue alguns links que podem ajudar:

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...