Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Tv samsung un40eh6030g placa ativando proteção libera apenas A5V e B5V oscilando

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Boa tarde.

Tenho aqui a tv acima mencionada que não libera as tensões. Ocorre que, nas aferições constatei que os 15v no pino 7 do FSFR1700XC não se apresentam. Também no gate de QM854 a tensão varia com picos de 5v.

Fiz testes nos optoacopladores e substitui os CIs 431. Em um deles ICS 851, apresenta-se a tensão de referência de 2,5V

Caso possam, gostaria de orientações quanto ao que posso procurar nessa fonte.

Obrigado.

Editado: por eletronica rw
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • eletronica rw alterou o título para Tv samsung un40eh6030g placa ativando proteção libera apenas A5V e B5V oscilando
15 horas atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

Você tem que acionar a placa fonte sem a placa de sinal, pra isolar o problema.

No momento a placa fonte está desconectada da placa principal. Creio que essa placa trabalhe em nível baixo no power on, o que me permite concluir que desconectada ela deveria liberar tensões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @eletronica rw . A tensão que você disse que não se apresenta no pino 7 do FSFR1700XC tem origem no secundário do TS801 (pino 2), é retificada pelo diodo DS806 e filtrada pelo capacitor CS805 (47uF x 50V). Esta mesma tensão deve chegar ao pino 8 do ICP801S após chaveada (liberada) por QS801 e em seguida, alcançar também o pino 7 do FSFR1700XC, após chaveada (liberada) pelo transistor QM801. Para que tudo aconteça é necessária a presença do PS_ON na base do Mosfet QQ852 através do RQ864 e, ao mesmo tempo, de A5V na polarização (RS863) do foto-acoplador PC802S. Não esquece de que esta tensão deve ser medida em relação ao terra do lado primário da placa fonte.

 

Eu começaria buscando esta tensão em cima de CS805, em seguida no emissor de QM801.

 

image.png.41d157c2e507d1965d37ad1763cd74e4.pngimage.thumb.png.61c0d567b5c51790a8f8a3bf6002e54a.png

Editado: por Edmilson Goncalves Preza
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, eletronica rw disse:

@Edmilson Goncalves Preza, no 431 que vai ao pc803s, a tensão de referência oscila, isso me leva a crer que algum ou capacitor está em curto ou, no caso do resistor, com valor alterado. Me corrija se eu estiver enganado, mas a referência desse ci 431 é 2,5V.

 

Sim, é mesmo de 2,5V.

 

 

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edmilson Goncalves PrezaFiz um jump entre power on e A5v usando um resistor de 47 ohm. Nada se alterou. No cp805 tensão pulsando entre 16 e 18V no qs 801 as seguintes tensões se apresentam: base: entre 0 e 12V; coletor 16 a 18V e emissor 0 a 9V. Já testei QS801 RS811 DS807 e RB812. Todos normais. Falta saber se o zener está ok. Tenho um multitestes T7, é confiável para aferir esse zener?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eletronica rw  

17 horas atrás, eletronica rw disse:

@Edmilson Goncalves PrezaFiz um jump entre power on e A5v usando um resistor de 47 ohm. Nada se alterou. ...

  • Você quis dizer PS_ON certo? Não haveria alteração mesmo, porque estes 5V já estão ali através de RS852.
17 horas atrás, eletronica rw disse:

@Edmilson Goncalves Preza   ...No cp805 tensão pulsando entre 16 e 18V...

  • É pra medir no CS805, de 47uF x 50V.
17 horas atrás, eletronica rw disse:

@Edmilson Goncalves Preza  ... no qs 801 as seguintes tensões se apresentam: base: entre 0 e 12V; coletor 16 a 18V e emissor 0 a 9V. Já testei QS801 RS811 DS807 e RB812. Todos normais. Falta saber se o zener está ok. Tenho um multitestes T7, é confiável para aferir esse zener?

  • Desculpa, eu não entendi as suas medições, deveriam ser tensões fixas e não "entre 0 e 12V" por exemplo.
  • Mede a tensão no pino 8 do CI ICP801S (SCP7011F) (ponteira preta no pino 6 e ponteira vermelha no pino 8).
  • Não conheço esse multitester T7, mas o teste ôhmico de um zener é o mesmo que o de um diodo comum. O teste mais confiável mesmo é o de funcionamento, no caso deste (ZDS803) parece ser de 15V, então ele deve regular 15V em funcionamento, é só medir nos seus terminais.
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

@eletronica rw Por que não começa conferindo estas tensões no conector de saída da fonte, pra termos uma visão ampla, da situação geral dela?

@Edmilson Goncalves Prezadas tensões que estão relacionadas no conector da placa apenas A5V se apresenta de forma integral, as outras são apenas pulsos que variam seus valores.

No caso do QS801, tenho 15V na base e 17V no coletor. Já no QM801, que tem sua base excitada por ICM 803 apresenta-se apenas 300mA. Creio não estar enganado, mas deveria haver sobre o 431 uma tensão de 2,5V proveniente de RM801, já antes desse resistor tenho 2,6V.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edmilson Goncalves Preza, fiz um teste que creio não ser usual, retirei o 7011 e medi a tensão no pino 8, os 14V se apresentaram, inclusive no RM801 a tensão caiu para 1,7V. no ICM 803 encontrei 1,9 no catodo e 15V no anodo todos em relação ao negativo do capacitor principal. Aliás, uma pergunta: é normal 400V no capacitor principal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Edmilson Goncalves Preza disse:

Amigo @eletronica rw , daria pra seguir uma linha de raciocínio por vez? Ou a minha ou a sua? O amigo não respondeu sobre a tensão no pino 8 do CI ICP801S.

Me perdoe amigo. Bom, realmente não tem tensão no pino 8, mas como disse na última mensagem, retirando o ci a tensão se apresentou. Então troquei o CI por outro que tinha aqui e ficou do mesmo jeito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2024 às 12:17, eletronica rw disse:

@Edmilson Goncalves Preza, no 431 que vai ao pc803s, a tensão de referência oscila, isso me leva a crer que algum ou capacitor está em curto ou, no caso do resistor, com valor alterado. Me corrija se eu estiver enganado, mas a referência desse ci 431 é 2,5V.

  • Aqui me parece possível a oscilação na tensão da referência, devido à possível oscilação de B13V. B13 alimenta o 431, que por sua vez polariza o foto-acoplador PC803S. Uma variação de tensão no 431 implica na mudança no estado do PC803S. A função de PC803S é a de controlar a frequência de chaveamento do CI FSFR1700XSL, conduzindo ou cortando a junção coletor-emissor, para regular as tensões de saída do chopper TM801S (B13V e Vdrv). Por isso eu sugeri testar  DM854, DM855 e CM858 (560uF x 25V).
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edmilson Goncalves PrezaBom dia. Realizei os testes nos componentes que sugeriu. CM 858 está com 435uF e ESR 0; DM 855 no multímetro digital apresenta uma queda de 0,3 V, já quanto a fuga, usando o analógico na escala X10 não apresenta fuga. O DM 855 é um diodo duplo, talvez por esse motivo eu não tenha encontrado o DM 854. Uma coisa curiosa é que, quanto ao CS855 560uF 25V que está no esquema, acabei encontrando na placa esse capacitor com o seguinte valor: 10V 1200uF. O  que pode significar?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @eletronica rw .   

  • Substitua CM858, está muito abaixo do valor nominal, ele é o filtro da fonte de B13V.
  • Os diodos DM854 DM855 são o SR506 e não são simbolizados no esquema como duplos, procure novamente na placa.
  • O CS855 é o filtro da fonte A5V, não há problema quanto aos 1200 uF, mas sim quanto à sua isolação de 10V, menor do que a indicada no esquema. Pode significar que alguém substituiu o original por este. Substitua este também.

 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edmilson Goncalves PrezaA imagem se refere ao DM855. Na placa não há o DM 854. Talvez se deva ao fato de o esquema pelo qual nos baseamos ser da placa BN44-0473A, o que me leva a crer que os capacitores que encontrei com valores diferentes se aplicam à BN44-00552A, que é a placa que tenho em mãos. O que acha?

WIN_20240805_12_05_46_Pro.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, eletronica rw disse:

@Edmilson Goncalves PrezaA imagem se refere ao DM855. Na placa não há o DM 854. Talvez se deva ao fato de o esquema pelo qual nos baseamos ser da placa BN44-0473A, o que me leva a crer que os capacitores que encontrei com valores diferentes se aplicam à BN44-00552A, que é a placa que tenho em mãos. O que acha?

WIN_20240805_12_05_46_Pro.jpg

 

  • O que está marcado no corpo dele?
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.


SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...