Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Reparo antena Trimble AG-372 / Sem resposta do MPU

Avalie este tópico:


Posts em destaque

Bom dia,

Pessoal, estou com um reparo de um receptor GNSS que está congelado e não dá nenhuma resposta. Fiz alguns testes na placa e tenho as seguintes observações:

Todas as fontes de alimentação estão entregando a tensão correta.

Todos os cristais osciladores estão funcionando corretamente.

Não encontrei nenhum curto-circuito na placa.

Suspeito que o problema possa estar no MPU presente na placa, um MPC5121YVY400B da NXP. Quando tento fazer o flash de uma nova versão do firmware, a placa não responde. Testei as duas portas RS232 e as duas portas CAN do aparelho, mas não há resposta. Já verifiquei ambos os circuitos de comunicação RS232 e CAN, injetando um sinal lógico na porta e medindo com o osciloscópio, e os sinais chegam corretamente até os testpoints embaixo do MPU.

Alguém tem alguma dica de como confirmar se o problema está realmente no MPU? Se for o caso, precisarei comprar uma máquina para realizar o re-chip, então preciso ter certeza.

Outra possibilidade é que o problema esteja nas memórias NOR flash conectadas ao MPU, mas também não tenho o equipamento necessário para testar essas peças.

Alguém tem alguma ideia de como prosseguir?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

@Gabrowsk é uma manutenção complicada porque pode ser software ou hardward. Não tenho experiência com esse tipo de aparelho.

 

Nao sei se pode te ajudar, mas já peguei  software travando devido resistor de pull-up alterado nas malhas de comunicação. Confira com osciloscópio se os”trens” de pulsos estão indo próximo de zero volt e ao nível alto de vcc. 

  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 8/16/2024 at 11:17 PM, ohm said:

Olá,

 

@Gabrowsk é uma manutenção complicada porque pode ser software ou hardward. Não tenho experiência com esse tipo de aparelho.

 

Nao sei se pode te ajudar, mas já peguei  software travando devido resistor de pull-up alterado nas malhas de comunicação. Confira com osciloscópio se os”trens” de pulsos estão indo próximo de zero volt e ao nível alto de vcc. 

Fiz as verificações que recomendou, aparentemente esta tudo correto.
Realizei mais algumas analises e encontrei alguns sinais lógicos com o osciloscópio em baixo da memoria NOR flash do aparelho, Vou fazer a compra de um rt809h para analisar esta memoria e se possível gravar um novo firmware neste aparelho. Assim que receber o aparelho novo atualizo o tópico com os resultados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...