Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Tv JVC LT-70MB508 Não liga nada, sem 5vsb e 12v oscilando

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Bom dia amigos aqui do fórum, essa é a minha primeira postagem, gostaria de contar com ajuda dos senhores se for possível.

Chegou pra mim aqui na oficina uma tv JVC modelo LT-70MB508 totalmente parada, sem ascender nem o led do stby. Ao fazer uma análise da placa fonte (código TV7001-ZC202-01) notei que além de não ter a tensão 5vsb, os +12v ficam oscilando. A tensão do pfc também oscila, como se a fonte estivesse ligando e desligando.

Fiz algumas pesquisas e vi aqui mesmo no fórum e no youtube dois colegas com o mesmo defeito que ao fazer a troca do ci U101 (TEA1716T) resolveram o problema, então fiz a compra do mesmo e substituí, mas o defeito persistiu.

Até o presente momento já fiz a troca dos seguintes componentes:

U101 TEA1716T

Fotoacoplador

tl431 smd

Estou com dúvida pois pelo que vi esse defeito é quase 100% causado pelo TEA1716T, seria esse o caso do ci novo ter vindo com defeito?

Se alguém tiver alguma dica ou já pegou alguma fonte desse modelo ou até mesmo se souber me dizer a confiabilidade desse modelo de ci vendido no mercado ajudaria muito.

WhatsApp Image 2024-10-02 at 09.38.06 (1).jpeg

WhatsApp Image 2024-10-02 at 09.38.06.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, oscila mesmo sem carga, desliguei o secundário do transformador chopper e o pfc não oscilou, apenas subiu pra 380 e começou a abaixar lentamente. Mesmo ligando 12v com uma fonte externa na saída da fonte, onde teoricamente ela estaria fazendo menos esforço, ela continua oscilando o pfc. 

Link para o comentário

21 minutos atrás, ohm disse:

Olá,

@Pedrigo a fonte de 12 é de 5 saem do mesmo chopper. Porém o pfc é separado. O que é comum entre pfc e chopper principal? A alimentação do pwm. Troque aquele eletrólito pequeno ao lado do chopper maior. 

Fiz a troca dele, porém continua o mesmo defeito

Link para o comentário

Pessoal fiquei ontem o dia todo testando essa fonte, e hoje pela manha também.

Medi todos os capacitores smd da fonte a procura de algum curto, estão todos ''ok'' nesse sentido.

Medi as bubinas do primário do chopper, estão ok.

Medi todos os resistores smd da fonte, do primário e secundário e encontrei 2 resistores alterados. O primeiro o R355 de 2R2 alterado para 8k, e o segundo o R120 que não consegui ver o valor, porém no esquema da fonte diz ser de 2k2, pelo que vi no esquema os valores dos resistores estão um pouco diferentes do da placa, porém acredito que com esse valor deve funcionar, então coloquei outro de 2k2.

Fora isso, medi todos os transistors (smd e normais), todos os diodos as pontes retificadoras. E estão ok.

Fiz os testes do vídeo que vou deixar o link e foram os mesmos resultados, ligando uma fonte externa de 12v na saída da fonte os 12v ficam normais, ou seja não tem curto na saída da fonte, além disso o fotoacoplador conduz do lado do primário da fonte indicando que o fotoacoplador e o tl4231 estão ok (pelo menos foi isso que entendi).

Nos 2 fets do pwm a tensão no dreno fica normal em 380v porém no gate a tensão fica oscilando, quando ela chega em 380 ela desliga e cai pra 0, depois sobe de novo e assim por diante. O comando do gate vem do ci TEA1716t que eu já tinha trocado, mas que ainda é provavel ser o defeito, fiz a compra de mais 1 ci de outro vendedor do Ml, deve chegar amanhã. Vou trocar novamente e torcer pra funcionar, porque se não for esse ci eu não sei o que pode ser, medi literalmente todos os componentes do primário da fonte.

Link do vídeo que falei acima (Onde eram os mesmos sintomas e o defeito era o TEA1716t)

Editado: por Pedrigo
Link para o comentário

Conclusões finais depois de 3 dias trabalhando na placa: 

-Troquei todos os capacitores eletrolíticos, do primário e secundário.

-Medi todos os resistores.

-Medi todos os transistores e diodos.

-Medi todos os trafos.

-Medi as pontes retificadoras.

-Troquei todos os capacitores ceramicos.

-Troquei 2 vezes o ci TEA1716T.

-Troquei tl431 e fotoacoplador 2 vezes.

-Medi todas as trilhas do ci pra ver se tinha alguma rompida.

E nada, mesmo defeito. Infelizmente só achei essa placa no aliexpress por 690 reais +frete+ impostos, o que já passa do orçamento que dei ao cliente, além de não saber se tem algum defeito na tela, pci principal ou leds.

Então vou devolver a tv pro cliente, agradeço a ajuda que me deram, mas ou eu dei muito azar de comprar 2 cis com defeito, ou algum componente alterando quando recebe tensão, mas além do tempo gasto e custos com os cis prefiro não gastar mais comprando peças só pra testar.

Link para o comentário

• Os resistores que encontrou alterados são coletores de referências para o funcionamento do CI, e são pistas da(s) Falha(s).
  • Você menciona a falta de +5VSB; Já verificou o circuito de U203? Ele é alimentado pelos mesmos 12V que oscilam.
  • E por falar em tensões de referência, confira as dos pinos 2 (ACDET), 5 (OVP) e 6 (principal entrada de baixa tensão do CI).
Link para o comentário

Em 03/10/2024 às 09:40, Pedrigo disse:

...

Fiz os testes do vídeo que vou deixar o link e foram os mesmos resultados, ligando uma fonte externa de 12v na saída da fonte os 12v ficam normais, ou seja não tem curto na saída da fonte, além disso o fotoacoplador conduz do lado do primário da fonte indicando que o fotoacoplador e o tl4231 estão ok (pelo menos foi isso que entendi).

Nos 2 fets do pwm a tensão no dreno fica normal em 380v porém no gate a tensão fica oscilando, quando ela chega em 380 ela desliga e cai pra 0, depois sobe de novo e assim por diante. O comando do gate vem do ci TEA1716t que eu já tinha trocado, mas que ainda é provavel ser o defeito, fiz a compra de mais 1 ci de outro vendedor do Ml, deve chegar amanhã. Vou trocar novamente e torcer pra funcionar, porque se não for esse ci eu não sei o que pode ser, medi literalmente todos os componentes do primário da fonte.

...

• A oscilação da fonte 12V tem origem na oscilação do PFC.
Editado: por Edmilson Goncalves Preza
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...