Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Dúvida sobre leitura de esquemas elétricos

Avalie este tópico:


MJVFC

Posts em destaque

Sou apenas um iniciante aprendendo as coisas em vídeos e um cursinho. Tenho melhorado muito mas sempre me deparo com as mesmas dúvidas, nunca sei o sentido que está indo, não sei se está chegando de um ponto do placa ou se está indo. Já vi que tem trilhas que momentaneamente tem uma tensão e depois eleva pra poder saturar um mosfet por exemplo, mas tem casos que a tensão está só indo ou vindo.

 

img1.jpg.5fa4d9a0b79f113fb1b3dcb3dc0ffc96.jpg

 

Nesses casos por exemplo, quando tem essa bolinha (no caso +CPU_B+) é pq a tensão está vindo de algum lugar da placa ou pq esta indo?

img2.jpg.4dc4a8b8a610eb71689fab8aedaafca0.jpg

 

Outra coisa que reparei é que nem todo transistor tem um diodo, mas pelo visto em placas de notebook, até onde vi, todos tem. Eu ainda não decorei se é P ou N, então sempre fico na dúvida se está indo pra um lado ou para o outro.
Aproveitando, sobre diodo, se ele estiver diretamente polarizado ele conduz, certo? mas se estiver inversamente ele não conduz, só que isso já me fez confusão pq já vi um exemplo de um transistor que depois de saturado passava a tensão, mas o diodo estava inversamente polarizado...preciso estudar mais isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na primeira imagem, a tensão vem de uma fonte geradora para alimentar neste caso a CPU (+B) e pode ser facilmente identificado pela quantidade de capacitores de desacoplamento que estão ligados em paralelo.

Quanto ao diodo interno ao transístor na segunda imagem, ele tem como função proteger o transistor de picos de corrente e corrente reversa. .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então sempre quando tem essa bolinha significa que a tensão está chegando?
O diodo no transistor pode ter outras funções além dessa?

Eu usei as imagens só como exemplo mesmo pois sempre fico na dúvida quando tenho que tentar ler um esquema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...