Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo Ideapad 3 15IIL05, placa gs454/gs554/gv450/gv550 - Em proteção.

Avalie este tópico:

Inffoexpress Informatica

Posts em destaque

Estou com um Ideapad 3, com a placa GS454/GS554/GV450/GV550, que não liga. O cliente relatou que a bateria parou de carregar e, depois, o notebook deixou de ligar.

O MOSFET de entrada está em proteção. Ao injetar tensão após o MOSFET, com 1,8V, já tenho um consumo de 1A, e o MOSFET PQ9801 começa a esquentar. Removi o MOSFET para testar, mas ele está funcionando normalmente.

Ao realizar mais alguns testes, percebi que o problema está após o jumper PJ9804, onde era para aparecer uma tensão de 1,2V. Desfiz o jumper e injetei 1V, e o CI com a identificação LENOVO LV5116A começou a esquentar levemente.

Baixei dois esquemas dessa placa, mas estão um pouco confusos. A serigrafia de alguns capacitores e bobinas não coincide, e a placa também não tem serigrafia em todos os componentes.

Alguém tem ideia do que pode ser? Parece um problema comum da Lenovo, onde a bateria para de carregar e o sistema entra em proteção.

Editado: por Inffoexpress Informatica
  • Joinha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Inffoexpress Informatica, não é o mosfet que entra em proteção, mas sim o Ci.

40 minutos atrás, Inffoexpress Informatica disse:

PQ9801

O esquema GS454 GS554 GV450 GV550 NM-D031 que estou me orientando, os mosfet da entrada são; PQ100 + PQ101. Confirma só pra mim ter certeza que estou utilizando o esquema correto?

Editado: por LEONTEC
Link para o comentário

Agora, LEONTEC disse:

@Inffoexpress Informatica, não é o mosfet que entra em proteção, mas sim o Ci charge. 

O esquema GS454 GS554 GV450 GV550 NM-D031 que estou me orientando, os mosfet da entrada são; PQ100 + PQ101. Confirma só pra mim ter certeza que estou utilizando o esquema correto?

Isso mesmo! Injetando após o PQ101, com 1.8v começa a esquentar o mosfet PQ9801, lembrando que ele está funcionando bem fora da placa.

Link para o comentário

Analisando com o microscópio, encontrei esse resistor queimado, está próximo ao PU100. Fiz a troca, porém queimou o novo, saiu até fumaça.

WhatsApp Image 2024-11-09 at 12.08.54.jpeg

2 minutos atrás, LEONTEC disse:

Baixe esse arquivo pra ajudar na identificação dos componentes. 

Infelizmente não consigo baixar.

Link para o comentário

Baixei o boardview para ajudar.

Da bobina PL9802 até o P_VDDQ_LX_SENS_10 no CI PU9800 está tudo bipando com o terra, tirei todos os capacitores do caminho até o P_VDDQ_LX_SENS_10, e estão bons, então acredito que o CI PU9800 esteja danificado. Existe algum outro modo para ter certeza absoluta? 

Link para o comentário

@Inffoexpress Informatica, esse resistor PR104 é ligado ao pino 28 (VCC) do Ci charge PU100. É através desse pino que o PU100 recebe alimentação VIN 19V. Substitui ele primeiro, em seguida, veja se os 19V vai passar pelo mosfet da entrada e caso isso não aconteça, verifique se o Ci PU100 está danificado em curto.

Não mexe no circuito PU9800 por enquanto. 

• Joinha 1
Link para o comentário

9 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Inffoexpress Informatica, esse resistor PR104 é ligado ao pino 28 (VCC) do Ci charge PU100. É através desse pino que o PU100 recebe alimentação VIN 19V. Substitui ele primeiro, em seguida, veja se os 19V vai passar pelo mosfet da entrada e caso isso não aconteça, verifique se o Ci PU100 está danificado em curto.

Não mexe no circuito PU9800 por enquanto. 

Aparentemente o ci charge não está em curto, troquei o PR104, mas mesmo assim o PQ101 não libera tensão.

Injetei 19 volts no PR104 e nada aconteceu, consumo 0.

Quando injeto tensão após o PQ101, com 1.8volt já tenho um consumo de quase 1 ampere, e o mosfet PQ9801 começa a aquecer, ele vai para o PU9800.

Link para o comentário

19 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Inffoexpress Informatica, abri o jumper PJ9804 depois veja se o integrado junto com esse mosfet ainda vai esquentar? 

Abri o jumper PJ9804. O PQ101 continuou NÃO liberando tensão. Comecei a injetar depois dele, e com 1.8 volt começou a subir o consumo e o CI PU9800 esquentou bastante, dessa vez o mosfet PQ9801 não esquentou.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...