Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida GIGABYTE / B560M AORUS PRO AX 1.0 / NÃO LIGA + NQ9 Esquentando Muito + Led da Rede OK

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Pessoal tudo bem? Meu PC parou de ligar ontem. A princípio achei que era o FRONT PANEL CONNECTOR com problema porque as vezes eu tinha que pressionar muitas vezes o botão de power pro PC ligar. Eu sempre acreditei que era o botão com problema porque Wake-on-LAN funcionava perfeitamente. Mas pelo visto não sei se era o caso. Enfim...

Abri o PC, fui olhar os cabos do FRONT PANEL e queimei minha mão porque esbarrei no NQ9 (o regulador 1117 ADC) que fica muito próximo do NQ9.

De imediato achei que era um reparo muito simples, trocar o regulador e tudo certo. Entretanto lendo aqui o fórum vi que pode não ser o caso. Encontrei este tópico:

(Aqui parece que o defeito é no PCH... o pessoal fala em fazer ME, mas eu não sei o que é ME...)

Apesar de ser da GA-H110M o circuito do NQ9 é exatamente igual, então eu temo que possa ser o mesmo problema.

Vocês tem alguma sugestão do que fazer? A placa tem 3,5 anos. O PC atendia bem...

Acha que vale a pena trocar o NQ9? Caso positivo vocês sabem um modelo compatível? O meu da foto tem o sufixo ADC e eu não achei aonde comprar, o mais proximo foi o ADJ.

Abraços,

PS: Um detalhe, a placa de rede "dá link". Os 2 LEDs acendem, mas o macete do Wake-on-LAN não funciona mais.
PS2: Tirei uma foto do NQ9. Achei muito estranho o componente ser de 2010 numa placa de 2021... mas enfim, eu posso ter sido ignorante e li o código errado.

IMG_3575.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

remova o dissipador da pch e verifique se esta aquecendo, verifique por curtos na linha 3vdual_pch, verifique curto no capacitor nbc66.

explique melhor o placa de rede "da link", pois se acende led sem cabo conectado provavelmente tem um curto no ci de rede, que pode ser alimentado pela linha 3vdual_pch (nao tenho o esquema pra confirmar) , levando ao aquecimento do nq9.

o ams 1117 adj é compativel com o circuito.

boa sorte.

• Legal 1
Link para o comentário

Em 09/02/2025 às 18:17, sidney_mk disse:

remova o dissipador da pch e verifique se esta aquecendo, verifique por curtos na linha 3vdual_pch, verifique curto no capacitor nbc66.

explique melhor o placa de rede "da link", pois se acende led sem cabo conectado provavelmente tem um curto no ci de rede, que pode ser alimentado pela linha 3vdual_pch (nao tenho o esquema pra confirmar) , levando ao aquecimento do nq9.

o ams 1117 adj é compativel com o circuito.

boa sorte.

Expandir  

Oi Dr. tudo bem? Obrigado pelas dicas.

Vou fazer os testes e retorno.

Sobre o "dar link", é no sentido correto mesmo. Sem cabo de rede tudo apagado, quando boto o cabo faz o link e fica piscando normal como uma placa de rede em standby deveria estar.

Muito obrigado!

Link para o comentário

@Vinícius Ferrão Antes de tudo seria interessante remove-lo, veja se a placa liga sem imagem. +5Vsb no pino 3 é uma tensão de stand by e deve estar presente mesmo antes da placa ligar, verifique. Com o componente fora da placa, veja se não ha curto no pino 3 em relação ao GND. Leds da rede são assim mesmo, não se preocupe. ME é um termo genérico, usamos para orientar a esquentar o chip por baixo, esqueça isso por enquanto. Trocaria tbm o NBC68.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...