Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Yaxun 886d não liga o ferro nem desliga o soprador

Posts em destaque

olá pessoal, tenho uma estação conjugada da yaxun a 886d, na quarta passada eu estava trabalhando com ela normalmente e na quinta demanha ela não ligou mais o ferro e nem desliga o soprador no botão apenas no sensor do suporte, alguem pode me ajudar? troquei o lm358 achando que era ele mas não resolveu, de resto tudo certo na placa, só faltou o microcontrolador que não é possivel testar.

886d.webp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/02/2025 às 04:08, j2vm disse:

olá pessoal, tenho uma estação conjugada da yaxun a 886d, na quarta passada eu estava trabalhando com ela normalmente e na quinta demanha ela não ligou mais o ferro e nem desliga o soprador no botão apenas no sensor do suporte, alguem pode me ajudar? troquei o lm358 achando que era ele mas não resolveu, de resto tudo certo na placa, só faltou o microcontrolador que não é possivel testar.

886d.webp

Expandir  

Olá colega, verifique estes componentes relacionados abaixo, e na dúvida troque-os por novos e veja se o problema irá persistir ok

Triac BTA12-600SW 12A / 600V

Diodo Zener 1N4750A 27V 1 Watt (1w)

Transistor NPN 2N3904

Optoacoplador MOC3041

além de verificar as trilhas ok.

Boa Sorte    :)

Editado: por Maru
Link para o comentário

No meu caso é um bta16 e o moc3021 estão bons, não achei nenhum componente queimado na placa  mas no botão do ferro de solda vi que tem 0v e no soprador 5v sempre, como se não acionasse um transístor de alimentação do 5v do botão do ferro ou não desliga o do soprador, mas ambos os botões vem do microcontrolador, só que sem o esquema eletrônico é só achismo

Link para o comentário

Em 18/02/2025 às 11:49, j2vm disse:

No meu caso é um bta16 e o moc3021 estão bons, não achei nenhum componente queimado na placa  mas no botão do ferro de solda vi que tem 0v e no soprador 5v sempre, como se não acionasse um transístor de alimentação do 5v do botão do ferro ou não desliga o do soprador, mas ambos os botões vem do microcontrolador, só que sem o esquema eletrônico é só achismo

Expandir  

Mas efetue a troca do BTA16, pois já tivemos problemas com ele, pois sim poderá ser ele o problema, troque e teste novamente ok e poste o resultado aqui

Boa Sorte    :)

Link para o comentário

Em 25/02/2025 às 12:08, j2vm disse:

Troquei os bta16 e os moc da estação e voltou a funcionar o soprador, mas o ferro de solda não voltou, troquei o zenner e revisei a placa denovo, na parte do ferro tinha que ter 5v no acionamento mas não tem.

Expandir  

testou o 2n3904?? chegou a verificar o sensor que existe no próprio ferro de solda se não esta aberto??

Editado: por Maru
Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...