Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Epson L455-L355 / Scanner acendendo em vermelho ao invés de verde

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Alguém sabe como resolver o defeito de um módulo de scanner Epson das L355/L455 que acende os leds (a barra inteira) em vermelho?
O mecanismo se movimenta normal, faz o initial check inteiro, mas desde o início com as luzes da barra todas vermelhas e em seguida a impressora da erro de scanner e trava.

Fiz teste de continuidade entre todos os terminais do flat até dentro do scanner (no terminal da outra ponta do flat) e está tudo ok. Já limpei os terminais do flat (estão brilhando) e passei escovinha

no conector que fica na placa. Com outro scanner ficar normal e a impressora inicializa completamente, mas com esse está assim, luz vermelha ao invés de verde.

Editado: por Carol.zinha
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/03/2025 às 10:41, elias.girardi disse:

@Carol.zinha Bom dia, este módulo que acende em vermelho é para ser o original da impressora ou já foi substituído?

Parece ser algum problema de compatibilidade ente o scanner e impressora.

Se for uma peça nova ela pode ter problema.

Expandir  

Bom dia 🙂
É o original mesmo dela. Começou a fazer isso de acender na cor vermelha ao ligar a impressora, faz todo o procedimento inicial e em seguida da erro. Pior que chegou uma cabeça de impressão nova, tão esperada, e agora com isso não consigo nem testar a cabeça já que não da para fazer impressão com esse defeito no scanner. Já fiz os testes do flat (mencionados na primeira msg), mas já aconteceu varias vzs isso do scanner travar a impressora na inicialização (após por qq motivo ter tido que tirar a tampa/scanner) tendo eu que reposicionar o flat no conector da placa e então fluiu tudo ok. Lembrando que com outro scanner (da outra impressora) vai tudo de primeira. Então não é a impressora/placa o defeito.

Link para o comentário

@Carol.zinha Esse modelo de impressora imprime sem a unidade de scanner conectada, vai ficar com o painel piscando os leds indicando erro, mas se mandar imprimir ela imprime, pela discrição do seu defeito, parece ser a própria lâmpada do módulo, se ele se movimenta quer dizer que o sensor de posição está em funcionamento, além deste sensor, no módulo só tem o motor que aparentemente está bom, já que o módulo se move, o sensor de posição, que como dito também acredito estar bom e a própria lâmpada. 

Link para o comentário

Em 05/03/2025 às 11:55, crodrigop disse:

@Carol.zinha Esse modelo de impressora imprime sem a unidade de scanner conectada, vai ficar com o painel piscando os leds indicando erro, mas se mandar imprimir ela imprime, pela discrição do seu defeito, parece ser a própria lâmpada do módulo, se ele se movimenta quer dizer que o sensor de posição está em funcionamento, além deste sensor, no módulo só tem o motor que aparentemente está bom, já que o módulo se move, o sensor de posição, que como dito também acredito estar bom e a própria lâmpada. 

Expandir  

Olá. A impressora congela, não faz nenhuma ação nesse estado. Já reparei que esses leds qdo da erro no scanner acendem na cor azul e na cor branca também. Dessa vez ficou só na cor vermelha.

Link para o comentário

Em 05/03/2025 às 12:04, Carol.zinha disse:

Olá. A impressora congela, não faz nenhuma ação nesse estado. Já reparei que esses leds qdo da erro no scanner acendem na cor azul e na cor branca também. Dessa vez ficou só na cor vermelha.

Expandir  

O que aparece no status monitor? Pode fazer um vídeo do problema acontecendo e postar aqui e se possível um print do status monitor com o erro?

Link para o comentário

Em 05/03/2025 às 13:06, crodrigop disse:

O que aparece no status monitor? Pode fazer um vídeo do problema acontecendo e postar aqui e se possível um print do status monitor com o erro?

Expandir  

Os leds de erro ficam piscando na L355, e na L455 da erro 0x20 no painelzinho. E no AdjProgram mostra erro 8D alguma coisa, não lembro de cabeça agora, mas é erro de scanner.

Link para o comentário

Em 05/03/2025 às 15:16, crodrigop disse:

@Carol.zinha Aparentemente, será necessário realizar a substituição da unidade, ou se tiver uma sucata, tente trocar apenas a lâmpada para ver.

Expandir  

Estranho isso de ter ficado na cor vermelha os leds. Tudo funciona, só os leds que estão nessa cor, como se fosse algum código de erro, mas não encontrei nada no google falando de scanner acendendo em vermelho.

Link para o comentário

Em 05/03/2025 às 15:22, crodrigop disse:

@Carol.zinha Estranho mesmo, mas se conseguir substituir a lâmpada retorne nos informando se funcionou e atualizando o post. 

Expandir  

Pior de tudo é não conseguir testar a cabeça de impressão nova que chegou 😶

Link para o comentário

Fiz um video no escuro para evitar reflexo da luz em cima do vidro. Repare que a barra de leds está vermelha. Essas barras de leds são tipo rgb, acendem em várias cores. Já vi acender azul, branca, verde durante a inicialização. O erro que aparece é o 0x20. Impressora Epson L455. Na L355 acendem os leds dos botões e a impressora tb trava só podendo desligar.

Link para o comentário

Em 06/03/2025 às 12:18, crodrigop disse:

@Carol.zinha Amiga, troca essa lâmpada ou a unidade toda rsrsrsrs, se for de cliente você já está perdendo dinheiro a essa altura, eu pelo menos não conheço nenhum reparo a ser feito diretamente na lâmpada. 

Expandir  

As impressoras são minhas, são de uso diário. Pior que preciso aprovar ou não o recebimento da cabeça de impressão que chegou e não consigo sequer imprimir uma folha de teste. Não quero por essa cabeça nova na L355 que está OK, por medo de a cabeça ter vindo com problema e nisso danificar a impressora que está em uso. Ontem numa das tentativas a lâmpada acendeu azul e ficou verde por uns instantes, mas em seguida ficou possuída novamente, vermelha. Aqui na região ng tem nem a lâmpada nem módulo completo de scanner usado, e o $ está mto curto pra comprar num ML da vida. Por isso estou insistindo tanto. Poxa, como assim a lâmpada mudou a cor do nada? rs Algo acontecendo ali.

• Triste 1
Link para o comentário

Em 06/03/2025 às 18:57, elias.girardi disse:

Pode ser que a cor indique algum erro ou informação. Só que não localizei na internet nenhum material sobre as cores do escaner da Epson...

Expandir  

Eu tb acho que a cor seja indicador de algo, já que essa barra de leds acende em várias cores. Tb não encontrei nada a respeito no google sobre o significado das cores. Acabei de verificar novamente a continuidade do flat dessa vez com ele encaixado no conector: o que vem do flat está passando normal para os pinos soldados do conector na placa. Queimados não estão, já que acendem mesmo na cor incorreta. O ponto inicial do curso está sendo detectado, tanto que o carrinho se move e se aloja normal sem ficar tremendo no canto sem parar. Cheguei a colocar o carrinho no centro do scanner, e ao ligar a printer o carrinho caminhou até o fim e voltou normal, porém os leds acesos em vermelho sempre.

Link para o comentário

Em 06/03/2025 às 19:41, elias.girardi disse:

Vasculhei o manual de serviço da L355 de cima a baixo, mas não faz menção nenhuma às cores que o módulo do escaner ou CIS Unit pode apresentar.

Expandir  

Pois é, em lugar nenhum consta algo do tipo. Estou tentando ver com os paquistaneses mas eles também não passaram por essa situação.

Link para o comentário

@Carol.zinha Boa tarde

Eu tentaria trocar o cabo flat. Por mais que ela tenha dado continuidade, como ele está sempre em movimento e dependendo de onde ele quebrou (se é que está quebrado), ora da continuidade, ora não, depende muito da posição.

Digo isso por experiência própria, uma vez peguei um equipamento que dava continuidade em todas as pontas do flat quando eu media, fiquei quebrando cabeça em outras coisas mas por fim o problema era ele. 

Boa sorte!

Link para o comentário

Em 06/03/2025 às 21:34, fpizzinato disse:

@Carol.zinha Boa tarde

Eu tentaria trocar o cabo flat. Por mais que ela tenha dado continuidade, como ele está sempre em movimento e dependendo de onde ele quebrou (se é que está quebrado), ora da continuidade, ora não, depende muito da posição.

Digo isso por experiência própria, uma vez peguei um equipamento que dava continuidade em todas as pontas do flat quando eu media, fiquei quebrando cabeça em outras coisas mas por fim o problema era ele. 

Boa sorte!

Expandir  

Fiz teste no cabo com ele na posição que fica na impressora, simulando o momento de inicio, onde já ali, antes de se movimentar, ja está vermelha a lâmpada. Tenho uma impressora HP aqui, a barra de leds é parecida. Estou pensando em colocar ela na epson para ver se pelo menos a impressora libera a parte de impressão nem que o scanner fique inutilizado.

Edit: desmontei a HP, a barra de leds é praticamente igual porém tem 1 contato a menos no flat, então não é compatível.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...