Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise APC Back-UPS 1200VA [PIC16F886] - Falta de PWM nos MOSFETs, defeito de 10 bips seguidos , nao inicia.

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Conserto de APC Back-UPS 1200VA – Falta de PWM nos MOSFETs

Olá, pessoal!

Estou tentando reparar um APC Back-UPS 1200VA e preciso do esquema elétrico (sei que tem disponível aqui no fórum, mas ainda não consegui baixar). Já fiz bastante coisa no circuito e queria compartilhar os testes que já realizei:

Defeito inicial

O nobreak queimou os MOSFETs de potência e estava com as baterias danificadas.

Após substituição dos MOSFETs e instalação de baterias novas 24V, eles voltaram a queimar ao ligar via bateria.

Encontrei resistores queimados, substituí todos e refiz as trilhas na região dos MOSFETs. Desde então, os componentes não voltaram a queimar.

Situação atual

Nenhum sinal PWM chega aos gates dos MOSFETs.

De acordo com o datasheet do PIC16F886, os sinais deveriam sair pelos pinos 12 e 13, mas neles vejo apenas 4,85V fixos, sem qualquer PWM (medido no osciloscópio).

O único PWM presente é no pino 21 (RC2), que aciona o relé de bateria.

O cristal de 20 MHz do PIC oscila normalmente.

Ao pressionar o botão:

O PIC responde com 1 ou 2 bipes, indicando que está vivo.

Porém, se segurar o botao para ligar entra em falha com 10 bipes.

Ao energizar pela rede:

O circuito liga, mas as tomadas não são ativadas.

Segurar o botão de ligar resulta no mesmo loop com 10 bipes.

Testes realizados

Verificação completa da linha dos gates: resistores, diodos, transistores, tudo OK.

Teste em busca de algo em curto na placa e MOSFETs, parece estar tudo OK.

Se alguém puder me ajudar com o esquema do APC 1200VA, seria essencial para continuar o diagnóstico com segurança.
Se alguém já passou por esse mesmo tipo de falha, toda dica será muito bem-vinda!

Muito obrigado desde já! 🙏

• Joinha 1
Postado
3 horas atrás, Marcelo Vian disse:

Conserto de APC Back-UPS 1200VA – Falta de PWM nos MOSFETs

Olá, pessoal!

Estou tentando reparar um APC Back-UPS 1200VA e preciso do esquema elétrico (sei que tem disponível aqui no fórum, mas ainda não consegui baixar). Já fiz bastante coisa no circuito e queria compartilhar os testes que já realizei:

Defeito inicial

O nobreak queimou os MOSFETs de potência e estava com as baterias danificadas.

Após substituição dos MOSFETs e instalação de baterias novas 24V, eles voltaram a queimar ao ligar via bateria.

Encontrei resistores queimados, substituí todos e refiz as trilhas na região dos MOSFETs. Desde então, os componentes não voltaram a queimar.

Situação atual

Nenhum sinal PWM chega aos gates dos MOSFETs.

De acordo com o datasheet do PIC16F886, os sinais deveriam sair pelos pinos 12 e 13, mas neles vejo apenas 4,85V fixos, sem qualquer PWM (medido no osciloscópio).

O único PWM presente é no pino 21 (RC2), que aciona o relé de bateria.

O cristal de 20 MHz do PIC oscila normalmente.

Ao pressionar o botão:

O PIC responde com 1 ou 2 bipes, indicando que está vivo.

Porém, se segurar o botao para ligar entra em falha com 10 bipes.

Ao energizar pela rede:

O circuito liga, mas as tomadas não são ativadas.

Segurar o botão de ligar resulta no mesmo loop com 10 bipes.

Testes realizados

Verificação completa da linha dos gates: resistores, diodos, transistores, tudo OK.

Teste em busca de algo em curto na placa e MOSFETs, parece estar tudo OK.

Se alguém puder me ajudar com o esquema do APC 1200VA, seria essencial para continuar o diagnóstico com segurança.
Se alguém já passou por esse mesmo tipo de falha, toda dica será muito bem-vinda!

Muito obrigado desde já! 🙏

Tem que verificar os relés se estão todos atracando ou se não estão colados, outro detalhe como estão os reguladores de tensão?? esta placa contem um TL431 verifica ele também, e quanto ao esquema aqui abaixo esta o link para ele ok

Boa Sorte    :)

• Joinha 1
Postado
Em 08/05/2025 às 08:25, Priscila Cristiane disse:

@Marcelo Vian olá bom dia, verifica os resistores R38, 39, 40, 41 (10R), se estiverem alterados tb causam os 10 bipes.

Obrigado, todos trocados, estavam quimados sim. Inclusive o TL431 troquei por segurança. Alguns reles estão partindo com um pwm, vou verificar os outros. Não estou conseguindo baixar o esquema se alguém puder me ajudar....abs...

Postado
Em 08/05/2025 às 06:42, Maru disse:

Tem que verificar os relés se estão todos atracando ou se não estão colados, outro detalhe como estão os reguladores de tensão?? esta placa contem um TL431 verifica ele também, e quanto ao esquema aqui abaixo esta o link para ele ok

Obrigado, já troquei ele tb... vou olhar todos os reles.

Postado (editado)
7 minutos atrás, Marcelo Vian disse:

@Hevandyr sim perfeito, mas queria enteder todos os testes que ele faz pra tentar chegar onde está o problema. Assim que conseguir baixar o esquema eu aviso aqui.

você já tens créditos para que possa baixar o esquema,  vá na aba assinaturas e desça ate o item indicado pela seta vermelha abaixo

image.thumb.png.aa72fa7125a90952c1d4d6e2dafecfa6.png

e adquira a assinatura, lembre-se que nesta modalidade só poderá baixar apenas um arquivo por dia ok

Editado: por Maru
  • Joinha 1
Postado (editado)
Em 10/05/2025 às 14:44, Marcelo Vian disse:

@Hevandyr sim perfeito, mas queria enteder todos os testes que ele faz pra tentar chegar onde está o problema. Assim que conseguir baixar o esquema eu aviso aqui.

Eu também gostaria de mais detalhes, já que o AutoTeste deve ser fundamental para o bom funcionamento do equipamento.

Editado: por Hevandyr
Correção Ortográfica

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...