Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Lenovo G50-80 / ACLU3 ACLU4 NM-A362 / Não liga

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado
5 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Gabriel Sene, testou com outra bateria? 

Verifique direito esse pino ACDET, ele deveria está em 2.5v. Verifique a resistência dos resistores que forma o divisor ligado nesse pino.

Verifique também o nivel de tensão na saída ACIN desse circuito da imagem abaixo;

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Não tenho outra bateria para teste, mas na fonte assimétrica a bateria estava consumindo ao injetar (sei que não muda muita coisa).

Eu testei o resistor ligado ao ACDET, ele está recebendo a tensão da bateria (14v) e passando somente 1.83v.

Vou verificar o circuito do PQ998, eu tinha verificado, mas acabei esquecendo os valores.

Postado
1 minuto atrás, LEONTEC disse:

Mano, tem que realizar aferição com o carregador e bateria plugadas. Essas informações é somente com bateria plugada?

Não, com carregador e bateria plugada.

Somente com o carregador eu tenho a tensão dele, mas com a bateria, a tensão dela alimenta até mesmo o dc jack.

Postado

Deixa somente a fonte da bancada plugada. Verifique se a tensão está passando pelos mosfet da entrada, ou mesmo, se a placa liga com a fonte de bancada. Não tem como a tensão da bateria chegar na entrada da fonte AC com o mosfet funcionando corretamente. Só vai chegar se tiver jumper ou se o mosfet entrar em curto. Ta estranho isso aí!

Postado (editado)
1 hora atrás, LEONTEC disse:

Deixa somente a fonte da bancada plugada. Verifique se a tensão está passando pelos mosfet da entrada, ou mesmo, se a placa liga com a fonte de bancada. Não tem como a tensão da bateria chegar na entrada da fonte AC com o mosfet funcionando corretamente. Só vai chegar se tiver jumper ou se o mosfet entrar em curto. Ta estranho isso aí!

Eu estou testando com o carregador do notebook mesmo, na fonte não chegou a ligar porque esse jack tem pino de ID.

Já tinha verificado os mosfets de entrada: 

Com carregador e sem bateria: 

PQ301 e PQ302

Pinos 1,2 e 3 = 20v

Pino 4 = 9v

Pinos 5,6,7 e 8 = 20v

Com bateria e carregador:

PQ301 e PQ302 

Pinos 1,2,3 14v

Pino 4 5v

Pinos 5,6,7,8 com 14v

Editado: por Gabriel Sene
Postado

@Gabriel Sene, o circuito do PQ301 + PQ302 está funcionando corretamente com fonte e sem a bateria. 9V no pino 4 (gate), faz os mosfet conduzir. Com a fonte e bateria, parece que a tensão do carregador cair para 14V. 

Você disse que o equipamento ligou, ligou com a fonte ou pela bateria? Quando ligou, a bateria apareceu conectada mas sem carregar? Ou ficou sem reconhecer a bateria. Detalhar melhor a situação.

O pino central não impedi a placa de ligar, mas pode impedir de carregar. É pra ter 3.3V na linha do pino central ADAPTER_ID. A tensão dessa linha é a mesma +3VALW. Se o problema for a bateria, não adianta sair trocando peças sem antes confirmar com outra. 

Postado
18 minutos atrás, LEONTEC disse:

@Gabriel Sene, o circuito do PQ301 + PQ302 está funcionando corretamente com fonte e sem a bateria. 9V no pino 4 (gate), faz os mosfet conduzir. Com a fonte e bateria, parece que a tensão do carregador cair para 14V. 

Você disse que o equipamento ligou, ligou com a fonte ou pela bateria? Quando ligou, a bateria apareceu conectada mas sem carregar? Ou ficou sem reconhecer a bateria. Detalhar melhor a situação.

O pino central não impedi a placa de ligar, mas pode impedir de carregar. É pra ter 3.3V na linha do pino central ADAPTER_ID. A tensão dessa linha é a mesma +3VALW. Se o problema for a bateria, não adianta sair trocando peças sem antes confirmar com outra. 

Ligou com a fonte.

Com a bateria conectada fica o ícone da bateria, mas não aparece o ícone do carregador conectado.

Vou verificar essa malha do ADAPTER_ID.

Postado

Para que você entenda, como ficaria as tensões nesse circuito com a bateria plugada, somente bateria plugada.

A tensão da bateria passa pelo PQ303, resistor PR301 e chega ao dreno do PQ302 pino 8. O PQ302, tem o diodo interno posicionado no sentido direto da tensão,  por conta disso, ele permitira que a tensão passe do dreno para o source até chegar ao source do PQ301. Com isso, vai ter nivel alto na malha P2. Veja que o diodo do PQ301, está contrario impossibilitando a tensão gerada pela bateria, chegue ao conector de carga. Outra que os pinos 4 (gate) desses mosfets, vai permanecer em nivel, por conta desses pinos estarem ligados na malha P2, sendo eles tipo PNP, eles permanecerão em corte.

Veja que o dreno do PQ301, pino 8, já é a malha VIN. VIN em nivel baixo, consequentemente ACDET vai está ausente, ACPRN permanece em nivel alto para que ACIN não possa ser enviado para o SIO, ADAPTER_ID não chega ao pino 84 do SIO por não ter VIN em nivel, confirmando carregador OFF. 

Postado
12 minutos atrás, LEONTEC disse:

Para que você entenda, como ficaria as tensões nesse circuito com a bateria plugada, somente bateria plugada.

A tensão da bateria passa pelo PQ303, resistor PR301 e chega ao dreno do PQ302 pino 8. O PQ302, tem o diodo interno posicionado no sentido direto da tensão,  por conta disso, ele permitira que a tensão passe do dreno para o source até chegar ao source do PQ301. Com isso, vai ter nivel alto na malha P2. Veja que o diodo do PQ301, está contrario impossibilitando a tensão gerada pela bateria, chegue ao conector de carga. Outra que os pinos 4 (gate) desses mosfets, vai permanecer em nivel, por conta desses pinos estarem ligados na malha P2, sendo eles tipo PNP, eles permanecerão em corte.

Veja que o dreno do PQ301, pino 8, já é a malha VIN. VIN em nivel baixo, consequentemente ACDET vai está ausente, ACPRN permanece em nivel alto para que ACIN não possa ser enviado para o SIO, ADAPTER_ID não chega ao pino 84 do SIO por não ter VIN em nivel, confirmando carregador OFF. 

Entendi.

Se meu PQ301 estivesse acusando curto, então meu causador desse problema de estar passando a tensão da bateria para VIN, seria ele.

Outra dúvida, o ACPRN (pino 5 do PU301) deveria chegar no gate (pino 5) de PQ998B, né?

Só tenho PACIN chegando no gate de PQ307, não tenho PACIN no PQ998 e no PQ308.

Outro detalhe é que não tenho BATTERY_OUT no PQ996.

Postado (editado)

Não tenho como afirmar algo mais concreto para você, sem antes ter uma noção de como ficaria as tensões nesses pontos citados por você. Precisaria analisar esse circuito com a tensão proveniente da bateria ou algo similar, para com isso, ter certeza que a tensão da bateria não esteja de fato passando pelo PQ301. Eu, acabei de explicar resumidamente, como ficaria as tensões nesse circuito com a bateria plugada, somente bateria plugada e com tensão. Com carregador plugado, você nos informou as tensões presente no post #106. Pra mim, está tudo certo da forma que estar!

Eu, acredito que a tensão da bateria não esteja passando para a malha VIN. Você, postou com bateria e carregador. Os níveis de tensão baixaram dessa forma em alguns pontos. E postou somente carregador plugado, ficou certo.

Senão tem outra bateria pra teste, vai ficar ruim refutar algumas teorias.

Editado: por LEONTEC
Postado
1 hora atrás, Gabriel Sene disse:

Outra dúvida, o ACPRN (pino 5 do PU301) deveria chegar no gate (pino 5) de PQ998B, né?

Só tenho PACIN chegando no gate de PQ307, não tenho PACIN no PQ998 e no PQ308.

Nivel alto VIN, carregador plugado.

BQ24737_VDD = PACIN e ACIN permanece nivel alto, pois ACPRN=ACOK vai deixar nivel baixo no pino 5 (gate) do PQ998, liberando pino 3 (dreno) que antes, aterrava BQ24737_VDD = PACIN e ACIN.

Postado (editado)

@LEONTEC Acabei de fazer um teste.

Deixei o notebook desligado para ver se iria carregar, não tinha testado isso antes.

Ele ficou umas 2h desligado no carregador, nenhum led de indicação de carga, somente o led branco que piscava, parava e piscava (nesse loop).

Ele carregou bem pouco.

Com o notebook ligado, continuo sem o ícone do carregador conectado.

Outro detalhe. Tentei pegar a mudança de nível lógico do PACIN no pino 3 do PQ998:

Com bateria e sem carregador - PACIN low

Com bateria e com carregador - PACIN low

Somente carregador - high, mas quando tiro e coloco o carregador ele joga para low e sobe de novo.

Editado: por Gabriel Sene
Postado

Vou atualizando o tópico aqui, pode ser que ajude alguém. Assim que solucionar eu mudo o status.

Eu achei 2 falhas, o capacitor do ACDET PC316 estava dando alteração na tensão de 2.6v, assim que tirei ele da placa a tensão passou de 1.83v para 2.6v.
Outro detalhe é que o PQ303 apresentava essas resistências: 

PQ303
Source/Drain 61.72k
Source/Gate 3.166M
Gate/Drain 4.69M

Quando retirei ele da placa e liguei o notebook, automaticamente me apresentou o ícone do carregador e até chegou a mostrar o andamento da carga, mas parou depois de alguns segundos (o led de carga permaneceu branco, não ficou laranja indicando o carregamento). Vou substituir esse mosfet para ver se é só ele o problema.

Medi também PQ309 e PQ311:

PQ309
Gate/source 207k (141k invertendo as pontas)

Gate/dreno 1,40M (950k invertendo as pontas)

Source/dreno 1,30M (1,21M invertendo as pontas)

PQ311
Gate/source 191k (131k invertendo as pontas)

Gate/dreno 458k (476k invertendo as pontas)

Source/dreno 327k (244k invertendo as pontas)

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...