Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

devolvido Dell 15 - P75F - MB EDI54 LA-G712P Sistema trava com a bateria

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Boa tarde! Esse notebook entrou com o sistema travando, quando retirei a bateria ele funciona normal, quando pluga o processador pega fogo, não achei curto, gravei uma bios ME, agradeço se algum colega quiser ajudar, agradeço. 

EDI54 LA-G712P (REV 1.0) (A00) (1).JPG

EDI54 LA-G712P (REV 1.0) (A00) (2).JPG

Editado: por anderhodel
  • Joinha 1
Postado

Como está ponto! Blz meu querido, obrigado pela ajuda, e verdade, cabeça tá em outro lugar, essa bateria tem um protocolo de comunicação, eu estava vendo sua referência, mas nem me toquei sobre regravar o SIO, eu tenho várias baterias para teste, mas nenhuma neste modelo, elas tem o mesmo encaixe, mas o modelo diferente, eu descofio da bateria, quando trava não da para colocar a mão no processador de tão quente que fica, sei lá qual relação, a tenção que esta passando é 10v na linha da bateria, amanhã vou a oficina regravar esse SIO e retorno aqui. 

Postado
22 horas atrás, Ponto da Manutenção disse:

A principio o super aquecimento do processador não tem relação com a bateria.

O (MEC1416) é gravável.
O gerenciamento da bateria e pino ID passam por ele.

A bateria pode estar defeituosa, foi feito o teste com outra?

Ponto! Vc tem essa EC, eu não achei no site e nenhum lugar, coloquei até no chatgpt, mas nada.

Postado
23 horas atrás, anderhodel disse:

Ponto! Vc tem essa EC, eu não achei no site e nenhum lugar, coloquei até no chatgpt, mas nada.

O MEC1416-NU possui um firmware interno. (160K de SRAM) ele não é programável manualmente.

Eu até extrair EC de um executável (Dell).

Vamos tentar outra bateria...?

Poste seu backup original e service tag?

• Joinha 1
Postado

Quando chegar na loja eu mando a tag dele ou cackup, vc diz que essa EC não dá para gravar? Ou diz que ela não se auto programa? Estava pensando em energizar sem a bios para ver se resetava o MEC. O prazo era até segunda, se o cliente aceitar, vou pedir uma bateria para nosso fornecedor

Postado

Tente resetar esta bateria assim que possível, desta forma poderá descartar qualquer eventualidade com a mesma, abaixo segue como efetuar este reset sem riscos à bateria ok

image.thumb.png.cdfe522d48bcb3c54457efbf4dc51de2.png

Boa Sorte    :)

• Joinha 1
Postado
15 horas atrás, Ponto da Manutenção disse:

O MEC1416-NU possui um firmware interno. (160K de SRAM) ele não é programável manualmente.

Eu até extrair EC de um executável (Dell).

Vamos tentar outra bateria...?

Poste seu backup original e service tag?

Bom dia ponto!  Segue a teg   /  G3SRJ93   

Postado
7 horas atrás, Maru disse:

Tente resetar esta bateria assim que possível, desta forma poderá descartar qualquer eventualidade com a mesma, abaixo segue como efetuar este reset sem riscos à bateria ok

image.thumb.png.cdfe522d48bcb3c54457efbf4dc51de2.png

Eu sempre pensei nisso, todas tem uma eprom, vi uma vez um tutorial da texas instruments sobre o software de regravação e controle de células, muito interessante, sempre pensei como fazer um reset, que é a cara dessa situação, o cliente deixou a bateria zerar e deu esse pau, só que a bateria nesse caso é aquela chatinha.

Postado

Não achei os pinos, ele mostra um protocolo que não consegui identificar onde estava exatamente cada pino, não achei no data base, mas nos testes sem a bateria ele travou num certo momento, eu não sei o que deve ser. As tenções estão ok, não vi nada em curto e o cliente quer a máquina pra ontem, até fechei pra entregar entre hoje amanhã, a bios eu gravei não deu também. E possível um PCH ligar aquecer e travar? Tipo estar com problema e ainda startar a máquina? Penso que é ele ou solda fria, essa 7 e 8 geração esquenta.

Postado
4 horas atrás, anderhodel disse:

E possível um PCH ligar aquecer e travar

É possível.

Voce não mencionou qual é o valor dessa temperatura excessiva do processador?

voce tem camera térmica? 

O sinal que pode interferir junto a bateria e pode deixar o sistema lento é o (H_PROCHOT# - PROCHOT)..

O PUB01 Vai trabalhar junto aos (UE1 MEC1416) (UC1 CPU) (PUZ01 - PWR_CPU) etc....

Postado

Olá amigo, vejo que você não realizou testes básicos nesse notebook, nem mais detalhes sobre o seu reparo.

Primeiro de tudo, quando você entra na Bios, como os valores da saúde da bateria e status do carregador aparecem?

Você mediu se os fets de entradas e comutador estão ok? 

Esse comportamento do notebook travar com a bateria não é comum, precisamos do máximo de detalhes para poder ajudar.

• Joinha 2
Postado

Nobre vou dar um chute, mas seu problema esta no seu PCH, temos uma de mesmo modelo e defeito que apresentou o seu ai, e nas leituras que fizemos antes neste post chegamos a conclusão de ser o PCH, efetuamos a troca e o referido note voltou a sua plenitude, ficou muito bom, agora em testes desde ontem pela manhã rodando Doom e até agora não travou nenhuma vez mais

• Joinha 1
Postado
13 horas atrás, Ponto da Manutenção disse:

É possível.

Voce não mencionou qual é o valor dessa temperatura excessiva do processador?

voce tem camera térmica? 

O sinal que pode interferir junto a bateria e pode deixar o sistema lento é o (H_PROCHOT# - PROCHOT)..

O PUB01 Vai trabalhar junto aos (UE1 MEC1416) (UC1 CPU) (PUZ01 - PWR_CPU) etc....

Bom dia Ponto! Eu não tenho, só termômetro manual,  e o dedo metro, inclusive funcionou hoje, ficou a marca certinha do capacitor, Vaio, coisa boa de notebook, sempre nos empregando kkk, brincadeiras a parte, eu desconsiderei a bateria acho que é o PCH, quando ele trava o PCH esquenta muito e trava, só estava bugando porque como ele funciona ainda mesmo com problema.

WhatsApp Image 2025-06-18 at 12.15.59.jpeg

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...