Postado 10 de Julho de 2025 10 Jul @Gilson Macedo@FLAVIOTECH@LEONTEC@ohm@Jhones Bom dia, amigos. Os marquei porque geralmente são os que me dão suporte aqui, não sei se é também área de conhecimento de vocês. A minha fonte de bancada começou a apresentar um defeito estranho, conforme vão ver no vídeo anexado. é como se ela entrasse em curto, e o relé fica acionando de forma intermitente. Não tenho a menor intimidade com esse tipo de circuito. Mas com a ajuda de vocês, e usando os poucos conhecimentos que tenho em análise de placas de notebook, talvez eu consiga consertar. Muito obrigado. 20250709_142924.mp4
Postado 11 de Julho de 2025 11 Jul Bom dia @Oseiasgs22. É uma fonte linear, usa transformador, um circuito comparador (ic dedicado), e estágio de saída (transistor de potência). Já consertei modelos da yaxun onde sempre danificaram o transistor de saída e ic comparador. Esse modelo deve ser parecido. Comece verificando o transistor de potência. Editado: 11 de Julho de 2025 11 Jul por ohm
Postado 11 de Julho de 2025 11 Jul Autor @ohm Boa tarde, amigo. Obrigado por responder. Como eu havia dito, sou totalmente alheio a esse tipo de circuito. O transistor de potência seria o 2N3055? Se for, eu já testei os dois fora e estão bons, eles ficam localizados na parte de trás da fonte, apoiado num dissipador de calor grande.
Postado 11 de Julho de 2025 11 Jul @Oseiasgs22 boa noite companheiro, infelizmente também não tenho nenhuma intimidade com esse tipo de equipamento, mas se eu tivesse que tentar algo no escuro, eu seguiria o caminho do borne positivo pra trás, em busca de algum componente ou circuito que possa estar aterrando ele.
Postado 12 de Julho de 2025 12 Jul 5 horas atrás, Oseiasgs22 disse: 2N3055 Exatamente. Boa notícia! Esse não se acha original. Qual circuito integrado tem ai? Provavelmente é alimentado por tensão simétrica de 15 ou 12v. Confira essa tensão. Confira também o resistor shunt, é de baixo valor e possivelmente 5w.
Postado 12 de Julho de 2025 12 Jul Autor @Jhones Obrigado, amigo. Toda ajuda é bem vinda, vou analisar essa situação. 😀 @ohm Eu já testei o resistor shunt, está ok. Vou seguir a análise na segunda feira e posto o resultado aqui. 😀
Postado 12 de Julho de 2025 12 Jul Desculpas, mas acho que o seu problema não esta relacionado ao transistor e sim aos potenciômetros desta fonte, com o tempo eles apresentam diversos problemas como este e outros, eu recomendaria efetuar a troca de ambos por novos e efetuar novos testes de funcionamento, e a partir dai caso o problema venha a persistir, refazer um pente fino em soldas frias e no comparador de tensão da mesma ok. Boa Sorte
Postado 12 de Julho de 2025 12 Jul exatamente maru esses potenciômetros sao grandes viloes dessas fontes peguei uma da instruterm com esse defeito era eles
Postado 12 de Julho de 2025 12 Jul Autor @Maru Boa noite. Pode me enviar o modelo desse potenciômetro pra que eu possa comprar?
Postado 13 de Julho de 2025 13 Jul Autor @Maru @ohm @Jhones Bom dia, eu fiz o teste dos relés conforme explicado nesse vídeo, eles não fizeram o estalo da chave ligando desligando. Na placa mãe fica como no vídeo que eu gravei do problema de minha fonte. Agora me veio a dúvida se esses relés estão bons. Alguém poderia me dar uma explicação sobre? Muito obrigado! Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. PS: Eu removi 5 relés de uma placa de no-break, fiz o teste com a bateria de 9v e os cinco armaram. Mas os da fonte assimétrica não. O relé da fonte assimétrica é esse azul. Editado: 13 de Julho de 2025 13 Jul por Oseiasgs22
Postado 13 de Julho de 2025 13 Jul Quando vi o vídeo a primeira coisa que me veio à cabeça seria testar o relé. Eles são dispositivos eletromecâmicos e com o tempo podem se desgastar e dar problemas. A luz C.C. deve ligar por mudança de estado do relé e não por conta do sinal de acionamento do relé, então ela liga indicando curto, mas ele não existe. Naturalmente a tensão cai por causa do desligamento do relé, é para isso que ele serve. Então, se o relé não está funcionando, troca e testa com outro. No máximo o problema vai continuar e aí continua a procura por outros itens no circuito de proteção. Se não se repetir, nada mais a fazer e está tudo resolvido. @Oseiasgs22, o MKB-5L-12 tem a bobina acionada com 9 Vcc (tensão nominal 12 Vcc). O relé da tua fonte é 24 Vcc. Para testá-lo, provavelmente precisará de uma tensão maior que aquela usada nos relés MKB que tu tens aí. E mais, se colocares relés de 12 Vcc no lugar de um relé 24 Vcc, deve haver um probleminha... veja o datasheet do MKB-5L-xx (no corpo do documento há a descrição de tensão de fechamento, abertura e tensão máxima suportada): Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Editado: 13 de Julho de 2025 13 Jul por jose_fogaca
Postado 13 de Julho de 2025 13 Jul Autor @jose_fogaca Obrigado por responder, amigo. Vi só depois de postar a dúvida sobre o relé, que ele é de 24v, como a bateria só entrega 9v, o relé não tá sendo acionado.
Postado 13 de Julho de 2025 13 Jul Encontrei o datasheet do AFE BRD-SS-124L, segue abaixo: Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se. Assim tu podes encontrar um relé com características similares, se for necessário.
Postado 13 de Julho de 2025 13 Jul Autor @jose_fogaca Eu já encontrei o relé de mesmo modelo no Alixpress. Vou mandar buscar, tá barato e não custa nada tentar.
Postado 14 de Julho de 2025 14 Jul 20 horas atrás, Oseiasgs22 disse: @jose_fogaca Eu já encontrei o relé de mesmo modelo no Alixpress. Vou mandar buscar, tá barato e não custa nada tentar. r geralmente estes potenciômetros são de 50k, mas remova os mesmos e verifique neles se [e isto mesmo, mas com certeza são de 50K troque os mesmos e retorno com os resultados, pois de nada adianta mexer no restante se não se sabe ao certo qual é o problema, troque os potenciômetros primeiro, teste se permanecer ai sim terá de verificar o restante, mas estas fontes dão muito problemas neles mesmo ok Boa Sorte
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Autor @Maru @jose_fogaca @ohm Boa tarde, amigos. Só agora pude remover os potenciômetros, são dois de 1K e dois de 10K. Só que também me deparei com esse resistor que está meio queimado, ele mediu 146 ohms, partindo do suposto que o código de cor dele são marrom, preto, marrom e ouro. Acontece que eu não consigo determinar de forma nenhuma ao certo, se essa terceira faixa é mesmo marrom ou preta. Será que um amigo consegue determinar qual faixa de cor é essa terceira??? 😬
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul é Marrom, Preto ,Marrom ok troque o resistor e os potenciômetro e poste os resultados, pois ele esta queimado devido a falha do potenciômetro ok
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Pelas características da foto é um 10R!!! A terceira faixa não apresenta ser marrom, mas sim preto!!! Mas posso estar enganado!!! Ideal é verificar a referencia dele e comparar com o esquema, se houver!!! Flw... Editado: 18 de Julho de 2025 18 Jul por nagkiller
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Autor @Maru @nagkiller Boa tarde, amigos. Mas ai complica! Eu precisaria saber ao certo a resistência desse resistor, ou 10R ou 100R. Levando em consideração que a medição deu 147 ohms. a possibilidade dele ser de 100 é maior. Seria bom se tivesse um esquema dessa placa pra ter certeza.
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Exatamente!!! Mas faça o teste, troque por um 100R. Se persistirem os sintomas, então será o 10R ou o problema continua em outro ponto do circuito!!! Flw...
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Vendo melhor essa foto, esse resistor não é um de 150R, não?!?!? A segunda faixa aparenta ser verde!!! Lembro que já ví um 150R perdido no circuito, mas não me lembro onde exatamente. Poste uma foto de onde ele estava... Flw... Editado: 18 de Julho de 2025 18 Jul por nagkiller
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Autor @nagkiller @nagkiller Eu fiquei com essa dúvida também, só que uma hora eu vi verde, depois vi marrom, e depois vi preto. KKkkKk! E me surgiu outra dúvida, agora sobre o potenciômetro. Vejam se conseguem me responder. Tem modelos que consta nas características L20, L5, L40 e por ai vai. Outros nas especificações falam potenciômetro mini e etc... Como saber se vou tá comprando o modelo certo? Como saber se não é maior ou menor que os meus? 😵💫
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul L20 é o comprimento da haste!!! Você deve procurar pelo modelo linear (B). Flw...
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Sobre o resistor, estou achando que ele está ok, só chamuscou um pouco. E que o valor é realmente 150R. Eu me lembro de ter já visto 150R, mas ele ficava em um dos cantos da placa, próximo a um conector de saída, cabo branco com 4 ou mais vias. Faz um bom tempinho que peguei um, então não vou lembrar exatamente, mas ele também estava bem chamuscado!!! Flw... Editado: 18 de Julho de 2025 18 Jul por nagkiller
Postado 18 de Julho de 2025 18 Jul Autor @nagkiller Ele ficava onde to apontando. Editado: 18 de Julho de 2025 18 Jul por Oseiasgs22
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.