Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Samsung NP350XAA-KF3BR - BA41-02639A Allrounder-INT Rev:1.2 - Liga sem imagem

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá pessoal! 

Tenho estado ausente há bastante tempo, mas vamos voltando aos poucos.

Preciso de ajuda para um Notebook Samsung com a seguinte configuração:

Modelo:        NP350XAA-KF3BR

Placa Mãe:   BA41-02639A Allrounder-INT Rev:1.2

Process.:      Intel I3-7020U (process. + PCH) SR3TK

Memória:     4GB DDR4 2133 (Parece estranho por ser 7a geração. Não devia ser 2400MHz? Testei com outra 2666, sem sucesso.)

O notebook chegou até mim sem gerar imagem, tanto na tela quanto na saída HDMI. Cheguei a testar outra tela, sem sucesso.

Liga, acende o LED, aquece processador, não responde a teclado USB, parece ter todas as voltagens esperadas nas bobinas, exceto em uma. Cooler não liga.

Para melhor análise, estou anexando uma foto com as tensões medidas em cada bobina, pois não há esquema e nem boardview disponíveis.

O que observei ao deixar ligado é que após um tempo ligado ele pisca o Led, zera o consumo (aprox. 0,42A ligado) e volta a consumir a mesma corrente. 

Desligado, não há tensão em nenhuma bobina, exceto a que parece ser a de carga da bateria, que fica em 0,21V sem a bateria.

Tenho 3.3V no LDO do PWM de 3.3/5V com a placa desligada, conforme o datasheet. O LDO de 5V sobe quando liga a placa.

Não tenho referências para avaliar a SIO (KB9028Q C). Sei que é gravável, mas parece estar OK.

Também tentei regravar a BIOS com uma imagem que obtive aqui mesmo, sem sucesso:

Alguém pode dar uma força? Desde já, agradeço!

20250811_215822.jpg

Editado: por Zoom1966
  • Joinha 1
Postado

Olhando bem afundo me parece ser um problema mesmo de solda BGA. Vi algumas esferas por em volta do chip. Depois de tentar de tudo nele. A memória exatamente a mesma! 

Péssima qualidade esse notebook, engenharia porc@ da Samsung. 

Postado

@Rodrigo Prevedel 

Obrigado pelo retorno.

Eu fiz uns testes aqui para eliminar um possível defeito nos drivers dos mosfets das duas fontes, que estão em 0V e 0,95V.

Como são iguais, eu troquei um pelo outro, mas o defeito permanece igual.

Uma coisa que eu notei, o cooler gira por 2 segundos quando o led para de piscar. Isso já acontecia antes de inverter os drivers.

Ah, os drivers são os CIs pequenos, ao lado dos mosfets das duas fontes e tem marcação 08 XTS, DFN8. Não consegui indentificá-los.

E concordo com a engenharia de chiqueiro! De modo geral, os notes estão ficando cada vez menos reparáveis.

@LEONTEC Leonildo, como vai? Pode dar um palpite aqui sobre essa bucha? kkk 

• Joinha 2
Postado

@LEONTEC 

Grato pelo retorno, meu amigo!

Ontem eu digitei o texto da resposta, acho que me distraí e esqueci de enviar... desculpe. 🤦‍♂️

Já fiz tudo isso, menos o CI novo pra BIOS. O original passou em todos os testes pelo gravador, nas não tenho outro compatível.

Tentei um reflow e, pasme, piorou a situação! Não sei se sobrou alguma opção. O reballing fica difícil, pois não tenho stencil pra este CI.

Postado

Bom, a "piora" que houve depois do reflow se reverteu, voltando à situação anterior.

Após o reflow, fiz uma limpeza com thinner para tirar o fluxo de solda. Deixei alguns minutos na estufa a 50°C para evaporar o thiner e tentei ligar para ver o resultado e várias tensões sumiram.

Acontece que o tempo na estufa não deve ter sido suficiente para evaporar o thinner (o CI é grande!) e, de algum modo, isso influencia no funcionamento do CI (já aconteceu comigo antes). Voltei para a estufa, aumentei para 60°C e deixei algumas horas. Depois disso, as tensões voltaram. 

Porém, apesar disso, a placa ainda não liga.

Alguma idéia, pessoal?

Postado
3 horas atrás, Zoom1966 disse:

a placa ainda não liga.

A placa liga, mas não apresenta vídeo correto? Permanece ligada sem apresentar vídeo. Na imagem que você postou, as tensões estão presente em algumas bobinas, somente uma ficou sem tensão. Eu, acredito que essa deveria ter 0.95Volts também se essa fonte for CPU_core, mas se for EGFX_CORE, essa fonte só vai ter tensão quando o equipamento apresentar vídeo. Tem casos que a falta dessa tensão, pode ser problema na BIOS_MAIN.

• Joinha 2
Postado

@Zoom1966 ao ligar o note, vc nota se a tela fica preta, como se fosse ligar?  E ao desligar o note, a tela esmaece? 

Isso parece sintoma de bios. Ideal é pegar o arquivo original e fazer clean me, para manter as informações de da versao me original, pois em alguns casos ao regravar com outros arquivos pode nao dar video. Se possivel ate substituir o chip bios para teste. Acredito que esse note só da video na tela, via HDMI somente depois de estar dentro do windows..

Se quiser upar a bios original eu faço me para vc

Postado
41 minutos atrás, R2-D2 disse:

@Zoom1966 ao ligar o note, vc nota se a tela fica preta, como se fosse ligar?  E ao desligar o note, a tela esmaece? 

Isso parece sintoma de bios. Ideal é pegar o arquivo original e fazer clean me, para manter as informações de da versao me original, pois em alguns casos ao regravar com outros arquivos pode nao dar video. Se possivel ate substituir o chip bios para teste. Acredito que esse note só da video na tela, via HDMI somente depois de estar dentro do windows..

Se quiser upar a bios original eu faço me para vc

Faala, R2. Tentei mandar MP, mas não está aceitando

Tem algum tutorial aqui no EBR que ensina como fazer o Clean ME? Estou com uma situação parecida, mas é de outro equipamento

Postado

@LEONTEC 

Isso, liga sem imagem. Eu que me expressei mal, desculpe.

Liga, acende o led azul, gira o cooler por 1 ou 2 segundos e não faz mais nada. Processador vai aquecendo sem resposta do cooler. Eu estava em dúvida sobre a tensão que deveria aparecer ali e em que momento. A bobina que falta tensão é o Canal A do pwm, que deve ser o Vcore. Eu vi num outro esquema que usa o mesmo pwm que o canal A é Vcore, o B é Vgfx (que pode ter duas fases - e até parece bater com esta placa, pois se olhar na foto, vai ver os pads para montagem de uma possível segunda fase na mesma linha que está a bobina que tem 0,95V). Sem esquema é osso! 

@R2-D2 

Pois é. Na tela eu não vi qualquer sinal de vida. 

Quanto a fazer a limpeza do ME, eu também tentei. Tentei inclusive usar uma versão mais alta do ME, que também não deu resultado e outras versões. Como esse note chegou sem histórico, não sei se foi tentada a regravação da BIOS. Pelo menos, parecia não ter sido mexida.

Agradeço pela ajuda e por se oferecer pra fazer.

Peço desculpas a todos pela demora nas respostas, pois estou numa situação meio complicada aqui! Minha oficina fica na minha casa, que está em reforma e eu estou morando provisoriamente em outro endereço, que fica um pouco longe. Não tenho parado muito aqui! kkk

• Joinha 1
Postado (editado)

image.thumb.png.d19c6cf3694276541828c6daf7db006e.png

Tenho uma aqui que foi reparada, esta dando video e funcionando 100%, veja as tensoes com placa ligada

Note que a minha tem uma bobina a mais, as duas com 0,88v. a sua esta um pouco acima, suspeito que pode ser bios

A bobina com 0v  provavelmente liga depois de usar o grafico do processador ou algo nesse sentido.

A placa ligada esta consumindo 0,44A (retirei a bateria e usei somente fonte de bancada)

Editado: por R2-D2
Adicionei a corrente de consumo da placa.
  • Joinha 1
Postado

@14bis fala meu amigo, as bios com veroes mais antigas era barbada, o programa ME inject fazia tudo automaticamente. 

o ME Inject que circula por aí foi feito para versões antigas do Intel ME, geralmente ME 6.x até ME 10.x (Sandy Bridge, Ivy Bridge, Haswell, Broadwell)

A partir do Intel ME 11.x (Skylake e mais novos), a estrutura do firmware mudou bastante e o método do ME Inject não consegue mais inserir ou modificar a região ME de forma direta.
Hoje, para BIOS atuais (ME 11, 12, 14, 15, 16…), o processo correto é usar Intel FIT( flash image tool) da mesma versão do ME da BIOS.

De forma bem resumida, o processo com o FIT para alterar o ME da BIOS é assim:

- Identificar a versão do ME (- Usar ME Analyzer ou MEInfo para saber a versão exata (ex: 15.0.42).

- Baixar o pacote Intel CSME System Tools da mesma versão principal. Exemplo: ME 15.x → usar FIT 15.x

- Substituir/alterar o ME

- Importar o arquivo ME limpo (“cleaned” ou atualizado) da mesma versão.

- Ajustar parâmetros se necessário.

- Gerar a nova imagem

é um processo mais complexo, mas depois que pega a pratica é tranquilo. 

A unica questao é encontrar os repositorios das regioes me correta de cada versao, aqui ja tenho a maioria dos pacotes. Existem tutoriais no YT.

• Joinha 3
Postado (editado)

Para teste eu baixei 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
 , vi que vc baixou ele.

Com esse arquivo, o sintoma aqui na placa é o seguinte: Ao ligar chega em 53mA, logo ja cai para 42mA (exatamente o seu sintoma). Porém após uns 30 segundos ele da video com os 44mA. Mas nao reinicia nem pisca o LED 

Entao o arquivo de bios esta bom, a demora de 30 segundo é justamente por causa da regiao ME..

Se vc ja trocou memoria e o chip da bios entao a coisa é mais complicada mesmo

Video somente na tela, hdmi nao da video
Memoria aqui é 2400

Editado: por R2-D2
  • Joinha 1
Postado (editado)

@R2-D2 

Muito obrigado, essas informações são muito importantes! Eu tinha conhecimento que a parte gráfica ficava sem alimentação até o momento que é ativada, com algum aplicativo 3D. Tenho até um caso antigo aqui, que talvez eu coloque para ver se consigo resolver esse mistério.

Aparentemente, eu estava enganado com relação à função essa bobina que fica com 0V. Deve ser mesmo da parte gráfica. Essa placa que você tem deve ter um processador com mais consumo, justificando essa fase extra na alimentação. Na placa que está aqui eu não tenho a segunda fase montada.

Essas informações sobre a BIOS dessas placas é novidade pra mim. Vou ver se consigo esse aplicativo pra tentar refazer a região ME da BIOS original, pois o cliente me disse que não houve tentativa de reparo e que o note estava guardado assim há um tempo.

A versão aqui é ME 11.8.50.3425. Vou ter que correr atrás do Intel FIT e dos repositórios.

Outra coisa que estou fazendo é deixar a placa na bancada conectada a um monitor externo via HDMI. Se a placa não dá video na saída HDMI, pode até ser que a placa já esteja funcionando e eu batendo cabeça! kkkk

Vou testar essas possibilidades aqui e volto a informar. 

Mais uma vez, obrigado a todos e desculpem pela demora.

PS: Cheguei a injetar 0,9V na bobina que fica zerada, não subiu video, mas também não tem curto. Ficou com consumo de uns 0,5A, se não me engano.

Editado: por Zoom1966
  • Joinha 1
Postado (editado)

estou com um NP350XAA Core i3 com problema parecido, ao pressionar botão de power demora cerca de 5s para acender o led do power e não sobe video. porém se eu deixar o notebook por volta de 2 dias parado ele liga normalmente e funciona sem problemas até ser desligado e permanecer desligado por mais de 1h. Depois desse tempo volta o problema da demora da luz acender e sem vídeo.
Quando fica sem vídeo, encontra-se sem VCore e sem tensão nas memórias.
Já havia tempo que as USB's do lado da placa mãe estavam inoperantes, mas a da placa auxiliar do lado direito funcionava normalmente. possivelmente sem alimentação já que não energizava nada ao conectar.

Bios atualizada, mas não mudou nada.

WhatsApp Image 2025-08-28 at 20.21.25 (1).jpeg

WhatsApp Image 2025-08-28 at 20.21.25.jpeg

Editado: por Gabriel Inacio Martelete
adição de informação
Postado

@Gabriel Inacio Martelete 

A diferença é que no meu caso não sobe video de jeito nenhum.

Se juntar as USBs inoperantes e problema intermitente, pode ser BGA ou defeito na PCH/Processador.

Para melhor organização do fórum, é melhor você abrir outro tópico para esse seu caso. Assim fica mais fácil conseguir ajuda específica dos colegas. 

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...