Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise LG MCD606 - Fonte stand by estourando STR

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Boas guerreiros, estou pedindo um caminho aqui, porque ja esgotou todos os meus conhecimentos. Esse aparelho é meu, sou tecnico em eletronica, conserto aparelhos, mas justamente o meu esta me dando um caldo, e um prejuizo. Já gastei um dinheiro comprando os STRs da fonte de stand by. Um belo dia, eu vendo televisão, escutei um estampido vindo do radio e olhei para ele, nesse momento deu outro mais forte e o led de stand by apagou. Até ai.... Beleza. Sabado retrazado levei ele para oficina, e o abri, já vendo o CI (IC901) de satand by estourado, o capacitor de 1000uf (C903) estourado. Fazendo uma analise ZD903 e ZD901 em curto. Fiz as substituições dos referidos componentes, e ligei na tomada... KKKK.... 30 segundos e..... POW! O CI pocou! Troquei o CI e fiz outra checagem na fonte, não achando nada. Coloquei outro CI e comecei a analizar ligando e desligando a fonte, e num desses liga... desliga... POW.... Pocou outro. Comprei mais 2, e fui para o desdespero.... Tipo, como a fonte de stand by e pequena, fui testando um componente a um, e achei o C905 de 47uf sem capacitancia, e sim fiz a substituição e coloquei outro CI, e...... POW.... Pocou outro. Coloquei o ultimo CI. e fui testando no esquema anterior, ligando  e desligando a fonte, consegui ver com o osciloscópio que ele chega a pulsar, tenta subir e cai. Chequei o secundario e não tem curto, chequei o circuito de controle do secundario e esta tudo OK. e nessa de liga e desliga acabei pocando o ultimo. Em fim... To começando a achar que.... Ou comprei CIs falos ou o CHOPPER esta ruim. Alguem já passou por isso?

• Joinha 1
Postado

@Deive Fontes Lima Pelo seu relato eu desconfiaria do chopper, afinal foi o único que não testou, e como ele é uma peça ativa e crítica pode ser ele sim o responsável pelo curtos no CI.

Tente verificar se não há curtos ou fugas entre o primário(s) e secundário(s). 

Pode ser que ele esteja com fuga ou espiras em curto. 

Att Daniel Veticinco

Postado (editado)

Obrigado pelo retorno Daniel Dan. Realmente só resta o CHOPPER. Ontem fui dormir pensando e cheguei a uma pequena duvida, então hoje retirei o resistor de SHUNT o qual com o multimetro deu bom, então apliquei o velho ensinamento e medi ele com a fonte, ou seja, Lei de Ohms, e deu alterado (R906). Ele teria que ter 0.47R, e deu 0,81R... Quase o dobro. Como ele é quem monitora a corrente, pode estar mechendo no oscilador. É a ultima tentiva, estou esperando chegar mais dois CIs, o resistor. ja substitui, eu tinha aqui na oficina. Se der ruim... Com certeza sera o CHOPPER. Não tem mais nada com problema na fonte de stand by.

Editado: por Deive Fontes Lima
  • Joinha 1
Postado

Bom dia Daniel Dan, Chegou o CI, coloquei e esta na mesma. Só não pocou, porque eu estou ligando testo e desligo bem rapido. Mas estou chegando a mesma conclusão..... Ou o CI e pirata.... ou o CHOPPER. Mas olhando o esquema eletrico ontem, eu reparei uma coisa... Como ele estourou o 1° CI não teinha como ver qual o CI que estava lá, eu fui pelo esquema eletrico, que diz ser um STR A6059, mas no diagrama de bloco da fonte esta um STR A6252. Vou comprar um desse para testar..... Se poca... Tenho que comprar uma placa fonte.

• Joinha 1
Postado

É, vou ser sincero...... Trabalho com eletronica a pelo menos 15 anos, e é a primeira vez que pego um chopper ruim. KKK.... E logo no meu rádio. Tenho um pequeno gerador de sinais, e apliquei no primario do trafo para ver no osciloscópio o secundário, 6 vpp, 10khz e onda quadrada. Não sai nada, peguei um chopper de uma fonte boa e fiz a mesma coisa, e no secundário, consegui ver sinal. Com isso, comcluo que o chopper esta mesmo ruim. Obrigado pela atenção, vou ter que conseguir um,a placa fonte do MCD606

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...