Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Hoopson / PM-H61-1000 / Bios corrompida

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá, colegas.

Estou com uma placa-mãe genérica PM-H61-1000 V1.2 apresentando problema de BIOS corrompida.

image.png

Sintomas observados:
    •    A placa liga e reinicia sozinha em alguns momentos.
    •    Frequentemente aparece a mensagem de erro relacionada ao Intel ME (“error sending end of post message to ME”).
    •    Dentro do setup da BIOS, a versão do ME aparece como 0.0.0.0, indicando região ME corrompida.
    •    O botão Reset às vezes não responde até a placa conseguir inicializar pelo menos uma vez.
    •    Após muitas tentativas, consigo fazer a placa iniciar e ela funciona normalmente, mas ao desligar e ligar novamente, os problemas retornam.

Testes já realizados:
    •    Troca da pilha da BIOS (CMOS).
    •    Reset de CMOS diversas vezes.
    •    Testes com outros módulos de memória RAM.
    •    Desconexão do painel frontal (power/reset).
    •    Testes elétricos básicos com multímetro → não há falha na parte física/eletrônica principal, o hardware está íntegro.

Observações importantes:
    •    A parte de hardware não apresenta defeito, o problema está claramente na BIOS, que é a principal suspeita.
    •    Anexei novas fotos para facilitar a análise:
    •    Foto mostrando a versão da BIOS (na tela aparece versão 1.0, mas a minha placa é revisão V1.2).
    •    Foto mostrando o erro do ME 0.0.0.0.
    •    Foto mostrando que, após muitas tentativas, a placa chega a ligar e se mantém ligada normalmente.
    •    Foto do chip da BIOS → a qualidade não ficou perfeita, foi o melhor que consegui no momento, mas se for necessário posso tentar enviar outra mais nítida.

ImagemdoWhatsAppde2025-09-29(s)04_47.26_13673684.thumb.jpg.76102d0d2acdc5f923ffb0978cda8712.jpg

ImagemdoWhatsAppde2025-09-29(s)04_47.26_d278970b.thumb.jpg.2ce7d8520706513117a62bc0fbd79cbd.jpg

ImagemdoWhatsAppde2025-09-29(s)04_47.33_0b250126.thumb.jpg.35c8e31097faac97c8177e0dc81f0291.jpg

Preciso especificamente do arquivo completo da BIOS (com região Intel ME) para a PM-H61-1000 V1.2, pois versões parciais de update não corrigem este problema.

Agradeço se alguém puder compartilhar o dump correto para a revisão V1.2 dessa placa.

Imagem do WhatsApp de 2025-09-29 à(s) 04.47.26_6c6d5e5c.jpg

Editado: por Erlon Cardoso
Adicionei imagens repetidas
Postado
5 horas atrás, elias.girardi disse:

@Erlon Cardoso Boa tarde.

Hoje no fórum só temos este arquivo.

Não tenho créditos suficientes para fazer download do arquivo (como devo proceder?) e em outro tópico que eu pesquisei aqui do fórum citam essa bios:

Essa placa eu entitulei como hoopson, porém foi porque é a única com marca própria que eu consegui encontrar na internet com o mesmo layout dessa placa, porém na verdade ela é uma placa chinesa genérica do aliexpress (usa mesma patente de fabricação dessa placa da hoopson), em que não consigo contato com vendedor e nela tão pouco tem mais informações aprofundadas, é genérica mesmo! eu estou me guiando pela versão escrita nela v1.2 e no layout de fábrica (posicionamento dos periféricos eletrônicos), pode me ajudar com isso?

• Joinha 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...