Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dúvida Chaveamento entre duas fontes com mosfet

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado

Boa tarde! Eu estava fazendo um sistema de chaveamento entre duas fontes de energia, uma das fontes é ligada em AC e fornece 12V x 20A e a outra é a saida de um controlador de carga quie eu usaria caso a fonte principal liga da AC caisse. Fiz um projetinho com rele, porem, quando vai fazer o chaveamento, o equipamento acaba reiniciando. Já coloquei um capacitor na saida, mas mesmo assim , o equipamento acada reiniciando. Ai, eu fiz outro esquema com um diodo duplo, funcionou, porém o diodo aquece muito. Eu queria uma idéia de ao inves de usar o relê, eu usaria mosfet. Algum pode me ajudar?

Obrigado

• Joinha 1
Postado

O problema pode estar na lentidão do sensor para detectar a falta de rede.
Para aumentar a rapidez na comutação do rele pode usar o circuito abaixo. O capacitor fica carregado com 24v e a bobina do rele é de 12

image.png.b5994f101c158a4f20a2251679c914cc.png

• Joinha 2
Postado

O problema é que o rele so vai comutar quando a tensão da fonte principal cair muito. O ideal seria um circuito comparador , usando um amplificador operacional .

Voce pode experimentar um circuito mais simples com um zener de 10v na base de um BC 337 e um resistor em serie para limitar a corrente

• Joinha 1
Postado (editado)

Agora que compartilhou o seu esquema, temos:

Relays não são soluções recomendadas para este tipo de operação, no caso, pelo que se entende de sua necessidade é que você quer fazer tipo um nobreak, onde a tensão não pode ter variação ou desligamento e o equipamento ficar sempre ligado.

Se você olhar o datasheet de um relay, verá que há um intervalo entre o chaveamento (ligado e desligado), que pode ser de alguns milissegundos, e esse intervalo, faz o equipamento se reiniciar por falta de alimentação.

Uma opção simples é usar justamente um nobreak daqueles comercializados.

Ou então, usando as duas fontes em paralelo, onde apenas uma delas terá o diodo (de acordo com a corrente do circuito ) e um resistor de potência (de acordo com o circuito) e a outra funcionará diretamente. Igual geralmente são feitos em nobreaks, por exemplo. Conforme sugestão:

Sugesto.thumb.png.d81b3028d5da83415868cfbb091f062c.png

Esquema de um nobreak APC Back UPS 250,400,600:

NobreakAPC.thumb.png.ff3940fd638140c67531e60a265d3c8a.png

Pode ainda, no comum do relay, adicionar um banco de capacitores para 'segurar' temporariamente este chaveamento. Além disso, deverá adicionar um diodo em antiparalelo (diodo de roda livre) com a bobina do relay (impedir a geração de pulso de alta tensão inversa).

Relay.thumb.png.b3595adfce577d8d55500717e10cbf45.png

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 1
Postado

Pra simplificar o projeto, eu poderia fazer desta forma? O resistor eu tirei por que o bateria vai ser carregada somente pelo controlador de carga/painel. Ou eu deveriar adicionar mais algo para deixar o sistema mais eficiente e seguro?

image.png.6913bdce1d777860580ef81c7bdc9ddc.png

• Legal 1
Postado (editado)

O resistor teria uma função bidirecional, por exemplo a noite, a fonte de 12V estaria sempre carregando a bateria, justamente quando o painel solar não tem eficiência.

A topologia seria exatamente igual a do nobreak, conforme esquema anterior.

Flw...

Editado: por nagkiller
  • 1 mês depois...

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...