Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá pessoal do fórum! Preciso de ajuda para confirmar o valor desse resistor. Este resistor está no primário de uma fonte corsair cx500, segue também nas fotos o local deste resistor. A fonte teve um curto no primário que levou embora dentre alguns componentes os dois transístores chaveadores (por isso eles estão faltando na foto). 
Ele mede apenas 0.2ohm, apesar de não apresentar nenhum torrado nem nenhum sinal que me levaria a crer que ele se aqueceu ou entrou em curto.

Estou acostumado a ver resistores normalmente de 4 faixas, ou 5 faixas mas nunca com uma faixa prateada no meio. Cheguei a um valor de 17K8 ohms e 0.5% se eu assumir que a faixa prata é na realidade cinza, mas está muito estranha, ela é realmente MUITO prata. 
Além disso, ele é um resistor bem grande, creio que seja de uns 2W pelo tamanho dele também.

Porém não consigo encontrar nenhum resistor que tenha tanta precisão, 17,8 Kohms e ainda por cima tenha uma tolerância tão baixa...

resistor.jpg

local resistor.jpg

localresistor2.jpg

Editado: por Eduardo Amaro
  • Eduardo Amaro alterou o título para Que resistor é este na minha fonte?
Postado

@Eduardo Amaro Amigo faz tempo que não vejo um resistor entrar em curto, ainda mais depois de um curto em seu circuito de trabalho, geralmente ele abre.  Pra mim é prata e esta multiplicando por 0,01R. Acredito ser 0,17R mas posso estar enganado.  Se encostar as 2 ponteiras do multímetro vc tbm tem o valor de 0,2R? Se não e ele zerar  é muito provável que ele mediu a resistência correta.

• Joinha 1
Postado

se é que estou a ler corretamente este resistor é de 17.8 kOhms 0.5%, se for lido ao inverso é de 5280 MOhms 1%, mas acredito ser de 17,8K ok e não de 0,17, mas poderei estar errado também

Boa Sorte    :)

• Joinha 1
Postado

Dificil né @Maru eu ja me deparei com pegadinhas nesses resistores onde as cores são fora são padrão. A cor nitidamente pra mim ali é prata e não cinza por isso acho que a terceira faixa apenas multiplica. Outra questão tbm é que a cor verde esta mais perto do terminal que a marrom, então seria verde a primeira cor, o que o deixaria com 0,52R.

• Joinha 1
Postado

@Rods @Maru @Eduardo Amaro Bom dia, joguei no chatgpt a informação sobre as cores desse resistor e até ele ficou na dúvida (imagina a gente, hehe).

Mencionou a mesma coisa que comentaram sobre a cor prata, se for prata é multiplicador ou tolerância daí não poderia ser usada num resistor de 5 faixas.

No fim, sugeriu que se interpretarmos o prata como multiplicador, ou seja, tratar como apenas 4 faixas úteis teríamos:

Verde: 5

Vermelho: 2

Multiplicador prata: x 0,01

Tolerância violeta: +- 0,1%

Faixa extra marrom: pode indicar confiabilidade de 1%

Valor aproximado: 0,52 ohms.

Provavelmente tenha mesmo uma resistência baixa por estar no primário da fonte e não tenha problema.

Minha opinião que sou leigo.

• Joinha 1
Postado (editado)

Não é um 17K8!!!

1ª faixa = marrom = 1
2ª faixa = violeta = 7
3ª faixa = prata = multiplicador de 10 e-2
4ª faixa vermelho = tolerância de ±2%
5ª faixa = verde  = coeficiente de temperatura de 20 ppm/°C
Valor do resistor: 0,17 ohms

Tolerância: ±2%

Coeficiente de temperatura: 20 ppm/°C

ou

1ª faixa = verde = 5

2ª faixa = vermelho = 2

3ª faixa = prata = multiplicador de 10e-2

4ª faixa = violeta = tolerância de ±0.1%

5ª faixa = marrom = coeficiente de temperatura de 100 ppm/°C

Valor do resistor: 0,52 ohms

Tolerância: ±0.1%

Coeficiente de temperatura: 100 ppm/°C

Explicação de o porque não ser de 17K8. Este é um resistor de filme metálico. Se você observar bem o corpo do componente, tem uma saliência (é o fio de níquel). Para que fosse de 17K8, ele deveria ter muitas voltas.
Este resistor provavelmente está no circuito com um shunt.

image.thumb.png.7d1bb2bc7b4b2117f24c9dabcc2c9d34.png

image.png.22bd7b22cad679ebaf5f2faf91dc6abd.png

Tabela com faixa de coeficiente de temperatura:

image.png.8b04d62ba835a0f8daea2b23031c533c.png

Como o autor do tópico é quem está com o componente, será mais perceptível por ele, do que por foto.

Flw...

Editado: por nagkiller
  • Joinha 2
Postado (editado)

Antigamente, sabíamos que era 0R52 ou 0R17 porque as cores mais próximas uma das outras indicavam onde começaria a identificação do valor (neste exemplo iniciaria pelo verde), mas hoje em dia não devemos mais levar isso em consideração, devido a não padronização dos componentes.

Flw...

• Joinha 1
Postado

Acabamos tomando conta do tópico do autor @Eduardo Amaro , mas essa ausência de padronização acaba com o técnico, principalmente se for nível principiante, querendo ser intermediário como eu, hehe.

Tinha aprendido no curso de eletrônica básica que a cor mais próxima de uma das pontas do resistor indicaria por onde iniciar a leitura. Temos que começar a prestar mais atenção a essa mudança (ou ausência) de padrão.

Postado (editado)

Exatamente e não exatamente! 🤣😂😅

Veja a imagem abaixo:

image.png.011c297edc49203b39c4717e5ea9baed.png

Nestes exemplos, percebe-se que a maioria das cores, que iniciam na esquerda, estão próximas uma das outras, indicando que seria o sentido da leitura.
Mas se você reparar bem em um caso atípico, a 6 faixa está na mesma posição da faixa 1. Mas o que ajudava na identificação era o gap entre a faixa 4 a 5!

image.png.f82d8dcafe83a697d56805b89e844dc7.png

Inclusive é essa a observação que está próximo ao logo do fórum! "O espaço entre a faixa 3 e a 4 indica a direção da leitura".

Mas no caso do componente do autor do tópico, parece que o chines que resolveu pintar o componente, tinha transtorno de TOC e resolveu centralizar as faixas de cores. Causando a confusão na interpretação do valor correto.

Flw...

Postado
5 minutos atrás, Rods disse:

Dificil né @Maru eu ja me deparei com pegadinhas nesses resistores onde as cores são fora são padrão. A cor nitidamente pra mim ali é prata e não cinza por isso acho que a terceira faixa apenas multiplica. Outra questão tbm é que a cor verde esta mais perto do terminal que a marrom, então seria verde a primeira cor, o que o deixaria com 0,52R.

verdade, tens razão nobre .

Postado

De qualquer maneira eu tinha errado, mas me deu a dúvida e apaguei a resposta por causa do anel marrom mais fino, ele também pode ser a marcação do final da leitura (Tb pode ser um anel mais grosso), mas como não lembrei do coeficiente, a conta não batia.

Postado (editado)

Legal, mas eu particularmente, não gosto desses apps, pois uma hora que você precisar e não tiver o celular ou app não funcionar, não saberá nem ao menos o valor das faixas.

Essas faixas são facilmente decoradas e colocando-se em práticam não se esquece mais. Tem até umas frases que te ajudam a decorar a primeira letra de cada cor usando frase, como o exemplo deste vídeo:

O uso desses aplicativos, na minha opinião, só contribui para deixar a pessoa mais preguiçosa.

Mas cada um é cada um...

Flw...

Postado
3 minutos atrás, nagkiller disse:

Legal, mas eu particularmente, não gosto desses apps, pois uma hora que você precisar e não tiver o celular ou app não funcionar, não saberá nem ao menos o valor das faixas.

Essas faixas são facilmente decoradas e colocando-se em práticam não se esquece mais. Tem até umas frases que te ajudam a decorar a primeira letra de cada cor usando frase, como o exemplo deste vídeo:

O uso desses aplicativos, na minha opinião, só contribui para deixar a pessoa mais preguiçosa.

Mas cada um é cada um...

Flw...

Foi uma tentativa de tentar ajudar de alguma maneira, trabalho o dia inteiro com eletrônica diversos esquemas e pinouts não tenho cabeça pra ficar memorizando tudo, então uso muito aplicativos e programas isso não faz de mim um preguiçoso.

Postado (editado)
Em 12/11/2025 às 09:59, Rods disse:

@Eduardo Amaro Amigo faz tempo que não vejo um resistor entrar em curto, ainda mais depois de um curto em seu circuito de trabalho, geralmente ele abre.  Pra mim é prata e esta multiplicando por 0,01R. Acredito ser 0,17R mas posso estar enganado.  Se encostar as 2 ponteiras do multímetro vc tbm tem o valor de 0,2R? Se não e ele zerar  é muito provável que ele mediu a resistência correta.

Tirei ele da fonte para medir e ele deu 0,7R, porém encostando as duas ponteiras do multímetro eu tenho 0,5R, creio que seja porque troquei as pontas do meu multímetro e aí a calibração ficou um pouco diferente do que deveria. Se for 0R17 eu acho que talvez até esteja dentro mesmo, porque eu acho que esse meu multímetro não deve ter tanta precisão nessa escala mais baixa. 

Vou ver se a minha pinça LCR que mede com 10khz consegue uma medição mais precisa dele então

Em 12/11/2025 às 10:22, Maru disse:

se é que estou a ler corretamente este resistor é de 17.8 kOhms 0.5%, se for lido ao inverso é de 5280 MOhms 1%, mas acredito ser de 17,8K ok e não de 0,17, mas poderei estar errado também

Boa Sorte    :)

Então, eu tinha lido como 17.8kOhms, porém aquela faixa prata me deixou na dúvida se é cinza ou prata. 5280 MOhms eu também cheguei a achar este valor, porém acho muito estranho, ainda mais quando eu acho que ele é um resistor shunt e provavelmente teria valor baixo. 

Em 12/11/2025 às 10:40, Rods disse:

Isso é o que me deixou na dúvida, isto e a faixa marrom ser mais fina que as outras, achei um pouco estranho

Em 12/11/2025 às 11:01, nagkiller disse:

Não é um 17K8!!!

1ª faixa = marrom = 1
2ª faixa = violeta = 7
3ª faixa = prata = multiplicador de 10 e-2
4ª faixa vermelho = tolerância de ±2%
5ª faixa = verde  = coeficiente de temperatura de 20 ppm/°C
Valor do resistor: 0,17 ohms

Tolerância: ±2%

Coeficiente de temperatura: 20 ppm/°C

ou

1ª faixa = verde = 5

2ª faixa = vermelho = 2

3ª faixa = prata = multiplicador de 10e-2

4ª faixa = violeta = tolerância de ±0.1%

5ª faixa = marrom = coeficiente de temperatura de 100 ppm/°C

Valor do resistor: 0,52 ohms

Tolerância: ±0.1%

Coeficiente de temperatura: 100 ppm/°C

Explicação de o porque não ser de 17K8. Este é um resistor de filme metálico. Se você observar bem o corpo do componente, tem uma saliência (é o fio de níquel). Para que fosse de 17K8, ele deveria ter muitas voltas.
Este resistor provavelmente está no circuito com um shunt.

image.thumb.png.7d1bb2bc7b4b2117f24c9dabcc2c9d34.png

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Tabela com faixa de coeficiente de temperatura:

Como o autor do tópico é quem está com o componente, será mais perceptível por ele, do que por foto.

Flw...

Eu acho que nessa aí você matou a dúvida! Só não sei dizer se deveria ser 0R17 ou 0R52 então. De fato ele tem vários filamentos até mesmo quase que diretamente abaixo da superfície igual o que você indicou. E sim, creio que ele esteja num circuito shunt mesmo da fonte. 

Em 12/11/2025 às 18:36, guibla disse:

Eu uso um APP que calcula e lhe dar os valores dos resistores através das cores

image.thumb.png.99bb7c86acb0a9302995d7b0829a8da2.png

Eu usava muito a calculadora desses sites que vendem resistor, mas mesmo selecionando 5 faixas eles não tem nenhuma opção específica para resistor de filme metálico, aparentemente.

Muito obrigado todos pela ajuda! Então creio que o resistor esteja ao menos próximo do valor que ele deveria ter! Vou tentar medir com a minha pinça LCR para ver se consigo algum valor mais preciso. Porém caso ele tenha se alterado de 0R17 para 0R20, acham que eu deveria trocá-lo?

(Ps: citei todo mundo numa resposta só, porque fiquei com receio do fórum bloquear caso eu faça múltiplas respostas)

Editado: por Eduardo Amaro
Confundi o nome do meu equipamento de pinça LCR para alicate LCR, apenas para facilitar o entendimento da resposta.
  • Joinha 1
  • Legal 1

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...