Postado 27 de Novembro de 2025 27 Nov boa tarde pessoal estou com este aparelho da lanovo modelo ideapad 1 14iau7 com placa nm-e331 que ao pressionar o botao power ele pisca o led branco do power 12 vezes e uma vez do led laranja do AC e nao liga, apresenta consumo na fomnte simetrica de 40mma voltagens de 3,3v e 5,0v normais, alimentacao da bios normal, nao sobe alimentaçao da cpu nem da memoria, eu acho que as piscadas sao um codigo de erro que ate o momento nao consegui identificar em nenhum site da lenovo, se alguem tiver tropeçado com algo similar por favor comente, obrigado. Editado: 27 de Novembro de 2025 27 Nov por Marcelo Leal Lemos
Postado 27 de Novembro de 2025 27 Nov Sobe tensão em outras bobinas? Também não achei os codigos de erro da lenovo
Postado 27 de Novembro de 2025 27 Nov Autor 23 minutos atrás, vado disse: Sobe tensão em outras bobinas? Também não achei os codigos de erro da lenovo nao, as que ficam ativas sao somente as de 3v3 e 5v0 nem a do charger sobe
Postado 28 de Novembro de 2025 28 Nov @Marcelo Leal Lemos os mosfets de entrada PQ5400 e PQ5401 estão chaveando corretamente? para começar passe as tensões do PU501 pinos 28,24,6,4,5,9,10,11,12?
Postado 28 de Novembro de 2025 28 Nov 14 horas atrás, Marcelo Leal Lemos disse: nem a do charger sobe Não entendi
Postado 28 de Novembro de 2025 28 Nov Autor 2 horas atrás, vado disse: Não entendi sempre aparece uma voltagem na saida da bobina do carregador mesmo sem bateria mas neste caso nem isso. ja vou fazer as medidas que solicitou e postar aqui, nao e a primeira vez que me aparece este defeito neste modelo por isso parece ser um defeito cronico, so que os outros tive que devolver antes de começar a pesquisa seria.
Postado 28 de Novembro de 2025 28 Nov Autor 18 horas atrás, vado disse: Post as tensões na propria figura nas fotos a seguir as voltagens que vc pediu e a foto da placa mostrando que a RE82 nao esta presente na placa e que RE123 e um curto circuito.
Postado 28 de Novembro de 2025 28 Nov Autor cara, bem diz a ley de murphy, se tem alguma coisa que pode dar errado, dara errado! esta maquina tem dois problemas, quando ela chegou na bancada nao ligava nada, comecei a pesquisa e notei que o BQ24780 nao tava habilitando a passagem dos 19v ao circuito mesmo nao havendo curto circuitos, logo apos ele começou a funcionar e eu continuei com a pesquisa do outro defeito, este famigerado BQ24780 e uma desgraça, ja apanhei com este chip pela mesma rasao em um samsung e nao resolvi, agora este lenovo esta apresentando esta dificuldade tambem com este chip, agora fui medir o 3VALW e minga de aparecer qualquer voltagem por que a praga do BQ24780 parou de funcionar de novo...pppfff nada e simples. ja to vendo que isto vai parar de funcionar na hora de testar na frente do cliente.... Editado: 28 de Novembro de 2025 28 Nov por Marcelo Leal Lemos
Postado 28 de Novembro de 2025 28 Nov 16 minutos atrás, Marcelo Leal Lemos disse: cara, bem diz a ley de murphy, se tem alguma coisa que pode dar errado, dara errado! esta maquina tem dois problemas, quando ela chegou na bancada nao ligava nada, comecei a pesquisa e notei que o BQ24780 nao tava habilitando a passagem dos 19v ao circuito mesmo nao havendo curto circuitos, logo apos ele começou a funcionar e eu continuei com a pesquisa do outro defeito, este famigerado BQ24780 e uma desgraça, ja apanhei com este chip pela mesma rasao em um samsung e nao resolvi, agora este lenovo esta apresentando esta dificuldade tambem com este chip, agora fui medir o 3VALW e minga de aparecer qualquer voltagem por que a praga do BQ24780 parou de funcionar de novo...pppfff nada e simples. ja to vendo que isto vai parar de funcionar na hora de testar na frente do cliente.... @Marcelo Leal Lemos da uma olhada na mensagem #6 te pedi pra verificar algumas tensoes que vem do ci de carga e os mosfets de entrada. ja peguei defeitos parecidos e por "não pular etapas sempre chego no problema" se sua placa tem 3v3 5v0 liga e desliga rapidamente nao quer dizer que o defeito esta nas secundarias, voce precisa fazera sequencia de power On/Off desde os mosfets de entrada até os sinais Sleep_S5# ( Standby ) tudo isso que te pedi na mensagem 6#
Postado 28 de Novembro de 2025 28 Nov Autor agora deu sinal de fumaça aqui o pu5601, entrou de vez em curto circuito, talvez seja ele mesmo que estava me enganando e fazendo o BQ24780 nao ligar e falhava tambem nos 3VALW, pra continuar com a pesquisa agora so trocando este chip e nao tenho ele no estoque, isto vai demorar um pouco...
Postado 28 de Novembro de 2025 28 Nov Complicou, vc disse que tinha 5 e 3v, agora vc diz que não tem tá confundindo a gente
Postado 28 de Novembro de 2025 28 Nov Autor 46 minutos atrás, vado disse: Complicou, vc disse que tinha 5 e 3v, agora vc diz que não tem tá confundindo a gente poise, de fato tinha mesmo os 5 e 3 volts, nao sei o que acontecei que como falei sumiu os 19v na placa e enquanto pesquisava isso no BQ24780 fumaceia o PU5601 e ai fudeu tudo mesmo... por isso que eu achei que era ele que desde o começo estava me enganando.. Editado: 28 de Novembro de 2025 28 Nov por Marcelo Leal Lemos
Postado 28 de Novembro de 2025 28 Nov Autor entendo que se um componente esta queimado ele nao se conserta sozinho pra depois voltar a queimar, mas acho que neste caso ele poderia estar com uma solda fria faiscando por que justamente derreteu tudo nos pinos do VIN do chip
Postado 6 de Dezembro de 2025 6 Dez Autor bom dia pessoal,acabei de receber o chip novo e coloquei na placa mas sem resultados satisfatorios, so que agora como tenho duas placas iguais (tem outro post meu referente a outra placa) mas com sintomas diferentes eu medi resistencia nas bobinas pl5601 e pl5701 e na outra placa que este setor funciona sem problemas a resistencia a terra e alta mas nesta que queimou o chip a resistencia na pl5601 e de 62R e na pl5701 e de 239R o que poderia estar causando esta diferença?
Postado 6 de Dezembro de 2025 6 Dez Autor so que agora com chip novo nesta placa a fonte de 3,3v nao esta ligando mais...
Postado 6 de Dezembro de 2025 6 Dez Autor amigos, aconteceu alguma coisa com esta placa que inicialmente ela tinha 3v e 5v e agora apos ter torrado o chip dos 3v ja nao tem mais nada e superaquece os dois chips responsaveis por essas fontes e nao fornece voltagem alguma, e eu estou sem saber o que medir nesta po##a pra detectar o que esta acontecendo... Editado: 6 de Dezembro de 2025 6 Dez por Marcelo Leal Lemos
Postado 6 de Dezembro de 2025 6 Dez Autor eu sei que nestes chips de fontes sempre tem uma saida auxiliar de standby que fornece voltagens para circuitos que seriam os que iniciariam o sistema e tambem um pino de REF mas nao consigo achar nada disso....pppffff Editado: 6 de Dezembro de 2025 6 Dez por Marcelo Leal Lemos
Postado 7 de Dezembro de 2025 7 Dez você ja sabe que esse circuito e responsável pelo 3.3v voce pode medir os pinos 2,3e4 depois o pino 12 e e por fim pino 8e 9 v quais as tensao encontra
Postado 8 de Dezembro de 2025 8 Dez Autor 17 horas atrás, PC INFORDF disse: você ja sabe que esse circuito e responsável pelo 3.3v voce pode medir os pinos 2,3e4 depois o pino 12 e e por fim pino 8e 9 v quais as tensao encontra pin 2,3,4 - 18,5v pin 12 -4,93v pin 8 -18v pin 9 - 0v
Postado 15 de Dezembro de 2025 15 Dez Autor alguem ai, nao equeçam de mim, ainda to com essa joça na prateleira aqui...
Participe agora da conversa!
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.