Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

lenovo ideapad 1 14iau7 placa nm-e331 pisca leds nao liga

Featured Replies

Postado

boa tarde pessoal estou com este aparelho da lanovo modelo ideapad 1 14iau7 com placa nm-e331 que ao pressionar o botao power ele pisca o led branco do power 12 vezes e uma vez do led laranja do AC  e nao liga, apresenta consumo na fomnte simetrica de 40mma voltagens de 3,3v e 5,0v normais, alimentacao da bios normal, nao sobe alimentaçao da cpu nem da memoria, eu acho que as piscadas sao um codigo de erro que ate o momento nao consegui identificar em nenhum site da lenovo, se alguem tiver tropeçado com algo similar por favor comente, obrigado.

Editado: por Marcelo Leal Lemos

Postado

Sobe tensão em outras bobinas?

Também não achei os codigos de erro da lenovo

Postado
  • Autor
23 minutos atrás, vado disse:

Sobe tensão em outras bobinas?

Também não achei os codigos de erro da lenovo

nao, as que ficam ativas sao somente as de 3v3 e 5v0 nem a do charger sobe

Postado

Post as tensões na propria figura

Capturadetela27-11-202516_54_00.thumb.png.609f6d26856dc973f12839c4119778a6.png

Postado
14 horas atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

nem a do charger sobe

Não entendi

Postado
  • Autor
2 horas atrás, vado disse:

Não entendi

sempre aparece uma voltagem na saida da bobina do carregador mesmo sem bateria mas neste caso nem isso.

ja vou fazer as medidas que solicitou e postar aqui, nao e a primeira vez que me aparece este defeito neste modelo por isso parece ser um defeito cronico, so que os outros tive que devolver antes de começar a pesquisa seria.

Postado
  • Autor
18 horas atrás, vado disse:

Post as tensões na propria figura

Capturadetela27-11-202516_54_00.thumb.png.609f6d26856dc973f12839c4119778a6.png

nas fotos a seguir as voltagens que vc pediu e a foto da placa mostrando que a RE82 nao esta presente na placa e que RE123 e um curto circuito.

Screenshot_5.jpg

Screenshot_3.jpg

Postado

+3VALW_PWRGD tá em baixa...

post as tensões na figura

Capturadetela28-11-202514_13_33.png.c5213628d2eda9541c55d6c84cb6c857.png

Postado
  • Autor

cara, bem diz a ley de murphy, se tem alguma coisa que pode dar errado, dara errado!

esta maquina tem dois problemas, quando ela chegou na bancada nao ligava nada, comecei a pesquisa e notei que o BQ24780 nao tava habilitando a passagem dos 19v ao circuito mesmo nao havendo curto circuitos, logo apos ele começou a funcionar e eu continuei com a pesquisa do outro defeito, este famigerado BQ24780 e uma desgraça, ja apanhei com este chip pela mesma rasao em um samsung e nao resolvi, agora este lenovo esta apresentando esta dificuldade tambem com este chip, agora fui medir o 3VALW e minga de aparecer qualquer voltagem por que a praga do BQ24780 parou de funcionar de novo...pppfff nada e simples.

ja to vendo que isto vai parar de funcionar na hora de testar na frente do cliente....

Postado
16 minutos atrás, Marcelo Leal Lemos disse:

cara, bem diz a ley de murphy, se tem alguma coisa que pode dar errado, dara errado!

esta maquina tem dois problemas, quando ela chegou na bancada nao ligava nada, comecei a pesquisa e notei que o BQ24780 nao tava habilitando a passagem dos 19v ao circuito mesmo nao havendo curto circuitos, logo apos ele começou a funcionar e eu continuei com a pesquisa do outro defeito, este famigerado BQ24780 e uma desgraça, ja apanhei com este chip pela mesma rasao em um samsung e nao resolvi, agora este lenovo esta apresentando esta dificuldade tambem com este chip, agora fui medir o 3VALW e minga de aparecer qualquer voltagem por que a praga do BQ24780 parou de funcionar de novo...pppfff nada e simples.

ja to vendo que isto vai parar de funcionar na hora de testar na frente do cliente....

@Marcelo Leal Lemos da uma olhada na mensagem #6 te pedi pra verificar algumas tensoes que vem do ci de carga e os mosfets de entrada. 

ja peguei defeitos parecidos e por "não pular etapas sempre chego no problema

se sua placa tem 3v3 5v0 liga e desliga rapidamente nao quer dizer que o defeito esta nas secundarias, voce precisa fazera sequencia de power On/Off desde os mosfets de entrada até os sinais Sleep_S5# ( Standby ) tudo isso que te pedi na mensagem 6#

Postado
  • Autor

agora deu sinal de fumaça aqui o pu5601, entrou de vez em curto circuito, talvez seja ele mesmo que estava me enganando e fazendo o BQ24780 nao ligar e falhava tambem nos 3VALW, pra continuar com a pesquisa agora so trocando este chip e nao tenho ele no estoque, isto vai demorar um pouco...

Postado

Complicou, vc disse que tinha 5 e 3v, agora vc diz que não tem tá confundindo a gente

Postado
  • Autor
46 minutos atrás, vado disse:

Complicou, vc disse que tinha 5 e 3v, agora vc diz que não tem tá confundindo a gente

poise, de fato tinha mesmo os 5 e 3 volts, nao sei o que acontecei que como falei sumiu os 19v na placa e enquanto pesquisava isso no BQ24780 fumaceia o PU5601 e ai fudeu tudo mesmo...

por isso que eu achei que era ele que desde o começo estava me enganando..

Postado
  • Autor

entendo que se um componente esta queimado ele nao se conserta sozinho pra depois voltar a queimar, mas acho que neste caso ele poderia estar com uma solda fria faiscando por que justamente derreteu tudo nos pinos do VIN do chip

Postado
  • Autor

bom dia pessoal,acabei de receber o chip novo e coloquei na placa mas sem resultados satisfatorios, so que agora como tenho duas placas iguais (tem outro post meu referente a outra placa) mas com sintomas diferentes eu medi resistencia nas bobinas pl5601 e pl5701 e na outra placa que este setor funciona sem problemas a resistencia a terra e alta mas nesta que queimou o chip a resistencia na pl5601 e de 62R e na pl5701 e de 239R o que poderia estar causando esta diferença?

Postado
  • Autor

amigos, aconteceu alguma coisa com esta placa que inicialmente ela tinha 3v e 5v e agora apos ter torrado o chip dos 3v ja nao tem mais nada e superaquece os dois chips responsaveis por essas fontes e nao fornece voltagem alguma, e eu estou sem saber o que medir nesta po##a pra detectar o que esta acontecendo...

Postado
  • Autor

eu sei que nestes chips de fontes sempre tem uma saida auxiliar de standby que fornece voltagens para circuitos que seriam os que iniciariam o sistema e tambem um pino de REF mas nao consigo achar nada disso....pppffff

Screenshot_4.jpg

Postado

você ja sabe que esse circuito e responsável pelo 3.3v voce pode medir os pinos 2,3e4  depois o pino 12 e e por fim pino 8e 9 v quais as tensao encontra 

Postado
  • Autor
17 horas atrás, PC INFORDF disse:

você ja sabe que esse circuito e responsável pelo 3.3v voce pode medir os pinos 2,3e4  depois o pino 12 e e por fim pino 8e 9 v quais as tensao encontra 

pin 2,3,4 - 18,5v

pin 12 -4,93v

pin 8 -18v

pin 9 - 0v

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.