Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador para PCI - uma opção para os tradicionais

Avalie este tópico:


Ben

Posts em destaque

Vou montar um testador de zeners e irei precisar de dois transformadores comuns (220Vx9v). Por curiosidade eu abri um termostado que comprei da China e lá tem um pequeno transformador e o que me chamou a atenção foi a construção dele (vide imagem abaixo).

 

[mg]1195[/mg]

 

 

Ele é todo lacrado e comparando com um transformador convencional, é mais leve. Eu já tinha visto estes tipos de transformadores mas nunca tinha parado para pensar que eles são transformadores comuns (talvez quando os vi pela primeira vez tenha pensado que eram de filtro ou para trabalhar com PWM). Fiz uma pesquisa aqui no Brasil e este tipo de transformador não é muito comum. A desvantagem deste tipo de transformador é o valor comparando com os convencionais, mas eu acho que pra montagens e protótipos ele dá um visual bem profissional ao circuito montado.

 

 

Abaixo tem um link de um transformador deste tipo.

 

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, muito bom e simples este circuito, só não sei como ele conseguiu segurar as pontas de provas! 150VCC é pior do que 150VAC - o choque pode até ser fatal já que não há nenhum isolamento da rede. A minha rede é 220VAC, não tenho coragem de segurar desta forma as pontas de prova.

 

O circuito que vou montar é o abaixo.

 

[mg]1197[/mg]

 

 

A vantagem dele é que há um isolamento da rede - então um choque nesta área não é fatal. Pode observar que há dois tipos de testes: um simples - que testa diretamente zeners até 45V; um de qualidade - em que é possível variar a corrente e testar as características dele de certo modo, dinamicamente, aqui dá pra testar zener até 150V. No geral, é o mesmo circuito do vídeo com alguns refinamentos.

 

Os Voltímetros e Amperímetros que vou colocar são os abaixo:

 

-

-

 

Outra vantagem que eu vejo neste circuito é que vai dar também para testar componentes quanto ao isolamento e fugas - como por exemplo, capacitores de fontes chaveadas que entram em curto ou apresentam fugas ao serem submetidos a tensões altas.

 

 

Citei os tranformadores pois achei eles super legais para comporem um projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão do fase passa pelo fusível depois por um diodo então ela se torna dc pulsante, (retificação de meia onda) o capacitor que vem a seguir faz o filtro dos pulsos e deixa a corrente dc constante ai vem o resistor( que limita a corrente???) e na extremidade vem o zener e as pontas de prova. Foi assim que entendi o primeiro circuito mostrado no vídeo. Alguém me corrige?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, é isto mesmo, o problema é que o circuito não está isolado da rede então tem a terra como referência.

 

Levando em consideração que uma corrente de 20mA já pode causar algum disturbio nos músculos do coração o que temos aí é um fusível de 4A... tá, como é retificação de meia onda, vamos supor que a tensão não passe de 150V, então com um resistor de 47K(mínimo recomendado) teríamos uma corrente de curto circuito na ordem de 3mA. Até aqui tudo bem, mas se for tocado em algum ponto antes de resistor creio que é só a resistência do corpo que vai limitar a corrente -  pois pelo menos da rede foi limitada a 4A pelo fusível (se fosse aqui em minha cidade seria muito arriscado pois aqui neste momento está fazendo 34º e estou com a testa suada - cheia de sais minerais!!!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dúvida este circuito não é seguro, mas para uma "emergência" e com consciência do que se está fazendo, pode ser de grande valia. Três cuidados tomaria: Fase na linha do fusível, resistor e demais componentes do circuíto isolados e fixaria o zener de modo que não tocaria o circuito evitando o "terra".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
uheauheahueauheahueauhae sais minerais ;D hueauheauheauheuhuuhe  :D
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ben está certo, tem vários fatores que afetam a condutividade elétrica, como a umidade do ar, os componentes presentes nesta umidade.

Sobre choque elétrico:

O corpo humano, não só pela natureza de seus tecidos como pela grande quantidade de água que contém, tem comportamento semelhante a um condutor elétrico, ou seja, conduz corrente elétrica.

Ao percorrer o corpo de uma pessoa, a corrente elétrica provoca a contração dos músculos, causando a sensação de formigamento e dor, proporcional à intensidade da corrente, podendo chegar a provocar queimaduras, perda de consciência e parada cardíaca.

É importante salientar que devemos distinguir a ação da corrente elétrica sobre os nervos e os músculos. Em relação aos nervos, devemos diferenciar os nervos sensitivos e nervos motores. A ação sobre os nervos sensitivos dá sensação de dor, já a ação sobre os nervos motores dá uma comoção (choque). A corrente elétrica passando pelo músculo produz nele uma contração.

Quando uma pessoa está com o corpo molhado a resistência oferecida à passagem da corrente diminui; então a intensidade da corrente aumenta e o choque é mais intenso.

Os efeitos danosos do choque são o resultado da passagem da corrente elétrica através do corpo humano, e não através da voltagem, como muitos pensam.

Quando se estabelece uma diferença de potencial entre dois pontos do corpo humano, flui uma corrente elétrica através dele, cuja intensidade depende da diferença de potencial e da resistência entre os pontos do corpo.

A resistência ôhmica do corpo varia de indivíduo para indivíduo. A epiderme seca tem uma resistividade que depende do seu estado de endurecimento (calosidade). Esta é maior nas pontas dos dedos do que na palma da mão, e maior nesta do que no braço. A pele molhada diminui a resistência de contato, permitindo assim a passagem de maior intensidade de corrente elétrica. Só por curiosidade a resistência entre as orelhas vale cerca de 100 Ohms.

 

Atividades musculares, como a respiração e os batimentos cardíacos, são controladas por correntes elétricas muito pequenas, conduzidas pelo sistema nervoso. Correntes causadas pela exposição a tensões elétricas externas, dependendo da sua intensidade e freqüência, podem ocasionar graves transtornos, como a paralisia respiratória, a fibrilação ventricular ou mesmo uma parada cardíaca.

 

A sensação de choque elétrico surge quando passam pelo corpo correntes de intensidades superiores a 1 mA. Acima de 10 mA, observa-se dor e dificuldades de se soltar decorrente da contração muscular. Por volta de 20 mA a respiração torna-se difícil, podendo cessar totalmente antes mesmo de se atingirem 80 mA.

 

Correntes entre 100 mA e 200 mA são fatais, as paredes ventriculares do coração passam a executar contrações descontroladas (fibrilação), por outro lado correntes acima destas intensidades não são tão perigosas pois geralmente as contrações são tão violentas que travam o coração e impedem a fibrilação, estas correntes, costumam provocar desmaios e queimaduras mas a probabilidade de morte é menor que as correntes situadas entre 100 mA e 200 mA.

 

O que torna a fibrilação ventricular particularmente perigosa é que uma vez iniciada raramente cessa espontaneamente, devendo o batimento cardíaco normal ser restaurado com auxílio médico. Correntes elétricas conduzidas por partes menos vitais do corpo, por exemplo, entre os dedos polegar e indicador da mesma mão, tem valores toleráveis bem maiores. Isto não elimina a possibilidade de haver danos graves, como queimaduras locais. O choque elétrico entre uma mão e outra é sem dúvida um dos mais perigosos, pois no percurso da corrente elétrica está o coração.

 

O corpo humano é mais sensível à corrente alternada de freqüência industrial (50/60 Hz) do que à corrente contínua. O limiar de sensação da corrente contínua é da ordem de 5 miliampères, enquanto que na corrente alternada é de 1 miliampère. A corrente elétrica passa a ser perigosa para o homem a partir de 9 miliampères, em se tratando de corrente alternada, e, 45 miliampères para corrente contínua.

 

Os efeitos do choque elétrico variam de pessoa para pessoa, e dependem principalmente das condições orgânicas da vítima. Pessoas com problemas cardíacos, respiratórios, mentais, deficiência alimentar, etc., estão mais propensas a sofrer com maior intensidade os efeitos do choque elétrico. Os idosos submetidos a uma intensidade de choque elétrico relativamente fraca, podem sofrer sérias conseqüências.

 

Os sintomas mais comuns após uma descarga elétrica são:

* Contrações musculares;

* Tetanização dos músculos;

* Aquecimento do músculo, órgão e sangue;

* Queimaduras dos ossos, músculos, órgãos, pele, etc..

* Parada respiratória;

* Parada cardíaca;

* Problemas mentais;

* Perdas de memória;

* Prolapso em órgãos ou músculos;

* Problemas renais;

* Retensão sangüínea;

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, um joinha pela informação.

 

Eu sempre achei que a corrente contínua seria mais perigosa que a alternada levando em consideração que a intensidade seja a mesma - vou pesquisar um pouco mais levando em consideração seu texto.

 

E é isto! Trocando informações sempre aprendemos mais. Aqui tens uns eletricistas já de certa idade, os caras são todos brutos, só a pele da mão deve ser de 1cm e têm mania de se apresentarem manuseando o fio fase da rede (a nossa é 220V) - eu fico só pensando que no dia que eles tiverem uma fisura na pela e levarem um belo choque eles vão pensar bem antes de manusear o fio fase com as mãos nuas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei engraçado, não me entenda mal, em momento nenhum eu discordei da informação prestada. É de conhecimento comum que a água em si não é um bom condutor elétrico, passa a ser ótimo no entanto justamente na presença de sais, e nosso suor realmente contem muito disto. Mas quando li eu comecei a rir na hora :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

  Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
×
×
  • Criar Novo...