Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

em análise Sony Vaio SVE141D11L (Placa MBX-286 DA0HK6MB6G0) Liga, mas não dá vídeo

Avalie este tópico:

Posts em destaque

Postado (editado)

Olá a todos. Estou tendo problemas com esse notebook.

Recentemente peguei esse notebook para utilizar como PC pessoal. Ele estava funcionando muito bem após uma limpeza no cooler. Ficou algumas horas ligada, até que teve um momento que ele desligou.
No momento que fui ligar novamente, ele tentou entrar no sistema, mas desligou novamente. Ficou nisso até que ele apenas manteve aceso todas as leds e não deu vídeo. A ventoinha gira como se o processador estivesse superaquecendo e desligava após alguns segundo. 
Veriquei que o processador não aquecia, mas sentia levemente um calorzinho diretamente nele.
Já tirei memoria, placa do wifi/bluetooth, desconectei tudo que dava pra desconectar e os sintomas são os mesmos.
Não sou nenhum técnico de notebook mas já fiz isso outra vez, então baixei um esquema elétrico e tentei achar algumas coisa.
Verifiquei que a bobina PL111 não chega tensão alguma.
A PQ111 também não é chaveada, mas a +VIN_VCC_CORE está presente.
VIN, VDD, VDDP e VR_ON tem sua tensões também, porém PGOODG e PGOOD não chega os 3V.
Pelo que tentei, após o resistor PR110 (PGOODG) e PR210 (PGOOD) a tensão é de 0.04v (varia pra 0.05v).

Atualização:

O processador, após uns segundos, aquece normalmente por uma fração de segundo e desliga. É como se o computador estivesse pronto pra iniciar completamente, e então morre. Depois então ele liga sozinho e desliga novamente e fica nesse ciclo.

Esquema elétrico

Grato!

Editado: por XayUp
Atualização de teste
Postado (editado)

Olá, parceiro.
Cara, de curioso, fiz bastante medições apenas. Não vou negar que fiquei utilizando o ChatGPT pra ver algum caminho para medir.

Seguindo por ele, foi pedido pra medir o "ALL_SYS_PWRGD". Só que ele diz que é varias tensões que que forma esse sinal, então não tive muita precisão nisso.
Únicos testes foi só medições. Mais em torno do PU100.

- PQ111 chega 19v no pino 5, porém não tem tensão no pino 4 e nem nos 1, 2 e 3 (Só chega antes da placa desligar, onde o processador aquece normalmente).

- PU100:
-- (VDD (Pino 19)/VDDP (Pino 26)) 5V_S5CI PWM está alimentado corretamente.

-- VR_ON (Pino 6) 3V_S5 (Que recebe o sinal ALL_SYS_PWRGD, pelo que entendi).

-- VR_HOT# (Pino 1.1V.

-- SDA (Pino 3) / SCLK (Pino 5)/ ALERT# (Pino 4) estão com tensão.

-- PGOOD (Pino 7) / PGOODG (Pino 2) 0.04V (Mas tem +3V antes do PR210 e PR110).

-- PL111 (Bobina)Resistência baixa (não 0).

A ferramenta que tenho é somente um multímetro.

Acréscimo de informações
Postado

@XayUp Pch com histórico de problema nessa placa amigo, mas é uma suposição ok. Tens video dedicado essa placa? Pinos 5 e 6 da memória SPI (Bios). Veja como esta a tensão nesses pinos quando liga a placa. Osciloscópio para essa medição é mais apropriado.

Postado
9 horas atrás, Rods disse:

@XayUp Pch com histórico de problema nessa placa amigo, mas é uma suposição ok. Tens video dedicado essa placa? Pinos 5 e 6 da memória SPI (Bios). Veja como esta a tensão nesses pinos quando liga a placa. Osciloscópio para essa medição é mais apropriado.

Cara, não tem vídeo dedicado. O vídeo já é integrado.

Postado (editado)

@Rods As memória são novas. São dois pentes. Creio que ambas não iriam ter defeito. O processador não sei, pois a placa tem os mesmo sintomas quando removo o processador. No caso, a placa liga todas as leds. As vezes fica uns segundos ligados, outras vezes liga e logo a placa desliga e reinicia. E acho que não vale a pena comprar outro processador pra tirar conclusão. Infelizmente não tenho algum outro compatível pra testar. Lembrando que a ventoinha gira como se o processador estivesse em trabalho máximo e desliga.

Aliás, hoje a placa inicou normalmente, mas deliguei depois pois estava sem o cooler. Daí então continuou a dar problema

.

Postado

Entendi. Mesmo as memórias sendo novas, ainda existe a possibilidade de incompatibilidade ou problema no slot, mas concordo que é menos provável ambas apresentarem defeito.

Pelo sintoma descrito — LEDs acendem, ventoinha gira em rotação máxima, placa reinicia sozinha e o comportamento se repete mesmo sem o processador — isso indica mais fortemente falha no circuito de alimentação da placa-mãe (VRM), BIOS corrompida ou defeito na própria placa.

O fato da ventoinha disparar como se o processador estivesse em carga máxima e desligar logo em seguida costuma acontecer quando a placa não consegue inicializar corretamente o POST.

Sem outro processador compatível para teste, realmente fica inviável investir em CPU apenas para diagnóstico. Nesse cenário, infelizmente, a placa-mãe passa a ser a principal suspeita.

Postado (editado)

@Fabiano G. Almeida Como citado, raramente a placa liga normalmente (Geralmente pela manhã). Não sei se o processador com defeito pode ficar normal e ficar com problema novamente.
Talvez, mas muito talvez, eu compre um processador mais básico só pra testar, e como moro em interior, então é só um TALVEZ mesmo.

OBS.: AS 3 leds lá de cima é a NUM, CAP e SCR do teclado. Normalmente isso só deveria piscar uma vez e acender somente o NUM, por padrão, mas neste caso ela fica "Travadas".

Adição

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...
.