Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

EletrônicaBR.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Estou com uma placa fonte do modelo RM1-7751 queimando o mosfet Q131

Featured Replies

Postado

Estou com essa bomba vai fazer 3 meses na briga tentando reparar se trata da placa fonte RM1-7751 o pior que já peguei, passei esses meses analisando e verificando todos os resistores ao redor do Fa5541 e tudo consta com seu valor ohms correto, troquei o mosfet que estava queimado e ele queima novamente já medir o resistor do lado de que é 0r18 e está tudo ok e essa bomba não para de explodir na bancada, já troquei o Fa5541 por FA5541B que disseram que é mesma coisa e novo, mesmo assim explode o mosfet que é um 13n65c é até melhor do que veio com essa bomba. Gente já analisei praticamente tudo no primário e secundário do início como o diodo duplo e optoacoplador do chaveamento já retirei e tudo certo, alguém poderia me dar um help por favor.

Postado
33 minutos atrás, Blucasd735 disse:

Estou com essa bomba vai fazer 3 meses na briga tentando reparar se trata da placa fonte RM1-7751 o pior que já peguei, passei esses meses analisando e verificando todos os resistores ao redor do Fa5541 e tudo consta com seu valor ohms correto, troquei o mosfet que estava queimado e ele queima novamente já medir o resistor do lado de que é 0r18 e está tudo ok e essa bomba não para de explodir na bancada, já troquei o Fa5541 por FA5541B que disseram que é mesma coisa e novo, mesmo assim explode o mosfet que é um 13n65c é até melhor do que veio com essa bomba. Gente já analisei praticamente tudo no primário e secundário do início como o diodo duplo e optoacoplador do chaveamento já retirei e tudo certo, alguém poderia me dar um help por favor.

se ainda sim permanece queimando componentes, com certeza ainda há algo errado em curto ou mesmo aberto, já fez a verificação de diodos e capacitores nesta linha, pois se os resistores estão bons como disse poderá haver algum diodo ou mesmo capacitor em curto na linha que alimenta o Q130 ok, outro detalhe pode ser um curto no secundário da fonte e esta matando o Mosfet.

Boa Sorte     :)

Postado
  • Autor

@Maru Cara, diodo e resistores eu já analisei de toda a placa retirei até uma perna pra medir e tudo certo. Único cão que talvez eu suspeite mais só que nunca vi na vida toda com experiência acontecer um chaveador que está no secundário fazer isso é o único que não consigo medir e nem tem datasheet desse despejo dos egípcios.

Postado
4 minutos atrás, Blucasd735 disse:

@Maru Cara, diodo e resistores eu já analisei de toda a placa retirei até uma perna pra medir e tudo certo. Único cão que talvez eu suspeite mais só que nunca vi na vida toda com experiência acontecer um chaveador que está no secundário fazer isso é o único que não consigo medir e nem tem datasheet desse despejo dos egípcios.

vai ver que ele seria o culpado, se todo o resto esta bom. retire e tente substituir ele e ver o comportamento do equipamento ok e os trafos?

Postado
  • Autor

@Maru 

5 horas atrás, Maru disse:

vai ver que ele seria o culpado, se todo o resto esta bom. retire e tente substituir ele e ver o comportamento do equipamento ok e os trafos?

Mano, sinceramente não sei se é trafo mas tenho uma outra placa dessa aqui que encontrei na zona e tentei repassar os componentes que estava com defeito nele desse que tava na bancada e conseguir fazer ele ligar sem pegar fogo. Mas agora tem uma merda grande que infelizmente não sai os 24V mas está entrando agora.

Postado
2 horas atrás, Blucasd735 disse:

@Maru 

Mano, sinceramente não sei se é trafo mas tenho uma outra placa dessa aqui que encontrei na zona e tentei repassar os componentes que estava com defeito nele desse que tava na bancada e conseguir fazer ele ligar sem pegar fogo. Mas agora tem uma merda grande que infelizmente não sai os 24V mas está entrando agora.

Opa bão, então estamos no caminho correto, se tens a entrada e não tens a saída, agora e revisar as trilhas e mesmo pontos de soldas frias para ver se não deixou passar nada desapercebido ok, ou mesmo um dos componentes que efetuou a troca também esteja ruim, teria de verificar novamente ta.

Editado: por Maru

Postado
  • Autor
19 horas atrás, Maru disse:

Opa bão, então estamos no caminho correto, se tens a entrada e não tens a saída, agora e revisar as trilhas e mesmo pontos de soldas frias para ver se não deixou passar nada desapercebido ok, ou mesmo um dos componentes que efetuou a troca também esteja ruim, teria de verificar novamente ta.

Mano, eu tou achando que fui tapeado com esse C.I FA5541B estou achando que é falso porque já verifiquei tudo em volta do chaveador, resistores, capacitor SMD, transistores SMD e fiz a troca dele por aquela sucata que estava explodindo já que o chip chaveador dele é muito complicado de encontrar e nada meu amigo. Tirei novamente o optoacoplador e tudo certo nas medições. Sem contar que fiz toda a analise novamente próximo do FA5541B e tudo certo.

Editado: por Blucasd735

Postado
18 minutos atrás, Blucasd735 disse:

Mano, eu tou achando que fui tapeado com esse C.I FA5541B estou achando que é falso porque já verifiquei tudo em volta do chaveador, resistores, capacitor SMD, transistores SMD e fiz a troca dele por aquela sucata que estava explodindo já que o chip chaveador dele é muito complicado de encontrar e nada meu amigo. Tirei novamente o optoacoplador e tudo certo nas medições. Sem contar que fiz toda a analise novamente próximo do FA5541B e tudo certo.

Pois ele se comporta como um PWM nas fontes chaveadas, não sei o valor que pagou por ele, mas se foi barato é com certeza piratiado (rearcado), neste link abaixo ´´e de onde sempre efetuamos a compra deste componente e sempre deu boa, e nunca retornaram ok

Você não tem permissão para visualizar links. Faça login ou cadastre-se.

Boa Sorte nobre    :)

Postado
  • Autor
2 minutos atrás, Maru disse:

Pois ele se comporta como um PWM nas fontes chaveadas, não sei o valor que pagou por ele, mas se foi barato é com certeza piratiado (rearcado), neste link abaixo ´´e de onde sempre efetuamos a compra deste componente e sempre deu boa, e nunca retornaram ok

Só pode ser, por último troquei o trafo pra ver sendo que nunca peguei problema com trafo antes mas permanece não mudou nada.

Postado
  • Autor
55 minutos atrás, Maru disse:

Adquirir um novo fa5541 original aguardando chegar e trocarem pra ver, será minha última tentativa.

Postado
58 minutos atrás, Blucasd735 disse:

Adquirir um novo fa5541 original aguardando chegar e trocarem pra ver, será minha última tentativa.

foi do link que te passei, se foi vai rolar de boa ok

Postado
  • Autor
Em 08/01/2026 às 14:18, Maru disse:

foi do link que te passei, se foi vai rolar de boa ok

Maru, a peça chegou fiz a troca mas permanece do mesmo jeito. Você que teve experiência com essa placa ela funciona estilo da pantum que precisa ligar o fusor pra poder liberar os 24V ou só placa na mesa já deveria passar os 24V na saida dos capacitores?

Postado
5 minutos atrás, Blucasd735 disse:

Maru, a peça chegou fiz a troca mas permanece do mesmo jeito. Você que teve experiência com essa placa ela funciona estilo da pantum que precisa ligar o fusor pra poder liberar os 24V ou só placa na mesa já deveria passar os 24V na saida dos capacitores?

precisa dos dois, pois tem um resistor na linha que detecta consumo, ai ele libera a tensão dos 24V ok

Postado
  • Autor
1 minuto atrás, Maru disse:

precisa dos dois, pois tem um resistor na linha que detecta consumo, ai ele libera a tensão dos 24V ok

Então o correto é ele liberar os 24V na saida quando estiver montado?
Pois se for isso, pode ser que perdi tempo achando que precisava dos 24V na saida, apenas só ligando na tomada igual os da brothers.

2 minutos atrás, Maru disse:

Digo assim pois eu só trabalho com placa e esse serviço é terceirizado de uma loja de impressora.

Postado
  • Autor
3 minutos atrás, Maru disse:

Pois eu peguei uma RM1 tempo atrás que ela passou os 24V só de energizar mas não durou muito e queimou a linha.

Postado
12 minutos atrás, Blucasd735 disse:

Pois eu peguei uma RM1 tempo atrás que ela passou os 24V só de energizar mas não durou muito e queimou a linha.

sim, pois se passou direto é por ter havido alguma falha pré existente na linha o que não é correto, se ligar ela não liga diretamente, pois ela faz uma varredura para ver se todos os demais componentes estão presentes, para somente depois liberar as tensões corretas para cada um ok

Postado
  • Autor
26 minutos atrás, Maru disse:

sim, pois se passou direto é por ter havido alguma falha pré existente na linha o que não é correto, se ligar ela não liga diretamente, pois ela faz uma varredura para ver se todos os demais componentes estão presentes, para somente depois liberar as tensões corretas para cada um ok

Entendi, já vou pedir pra o rapaz levar e testar na impressora. Já retorno sobre.

Postado
  • Autor
3 horas atrás, Joce Souza disse:

Da uma olhadinha nessa dica do pessoal:

Sei, Joce. Mas nesse meu caso eu não sou muito fã de modificação quando ainda há possibilidade de recuperar a forma original da placa. Até porque no meu caso eu conseguir repor em outra placa e evitar problema do mosfet, mas agora estou na batalha para testar em uma impressora e verificar se está funcionando.

Postado
  • Autor

Bom, atualizando aqui.
Infelizmente não tive sucesso com essa placa fonte, tentei muito mas infelizmente nem tudo tem jeito mesmo e esse foi um deles. 
Agradeço a todos pela ajuda e estarei devolvendo.

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.