Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na hora de limpar os pads (reballing VGA)

Avalie este tópico:

eliasgabriel13

Posts em destaque

Boa tarde galera , sou novato no forum entrei para fazer contatos e ganhar experiencia , bom vamos lá estou com um problema ontem mesmo fui fazer um reballing em uma placa de video 9800GTX+ retirei o ci com uma estação Yaxun 878d++ e um fogão eletrico de uma boca , passei uma pasta de solda genérica "Cobix" e passei o ferro padrão da estação para tirar as esferas maiores que sobraram só que no meio do procedimento notei algo com uma certa "estranheza" ao passar o ferro a solda endurecia e amolecia conforme eu mexia o ferro , até ai tudo bem consegui "remover" as esferas maiores só que quando eu ia passar a malha de cobre da marca Yaxun ela grudava no pcb conforme eu passava por algumas partes do chip em outras ela corria normal , em alguns momentos ficavam pequenos fios da malha grudados no chip e os pads parece que saiam junto com a malha porque isso ocorre  ?? , uns dizem para derramar uma gota grande de estanho no chip para tirar o "mais grosso" e depois passar a malha , posso tentar isso ?? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem algumas placas que vem com uma esfera que esfria super rápido...esqueci o nome da composição delas.. como você disse que ta fazendo uma placa de vídeo, acredito que possa ter sido fabricada assim... nesse caso eu tentaria ir puxando as soldas com o ferro, sem forçar até juntar elas num canto somente e retirar o excesso no sugador, depois malha...

Link para o comentário

Existem alguns detalhes do processo que devem ser levados em conta, como a usar fluxo junto com a malha e a temperatura do ferro...

No que se diz a técnica de como fazer, este vídeo pode esclarecer alguma coisa, porém,  a técnica do rapaz é apurada e tbm não sabemos a durabilidade desse tipo de procedimento...

Créditos: InfoSquad

Link para o comentário

Colega, que ponta você ta usando para remover a solda?

existe uma "ponta faca" própria para isso, caso esteja usando a ponte tradicional 

irá ter dificuldades... pois a ponta fina, dificulta a acompanhamento da malha para onde você quer leva-la, outro detalhe e fluxo! deve-se passar bastante fluxo para que os filamento da malha não pregue nos pads do chip, a temperatura também tem que ser adequada, pois uma temperatura acima de 400º (no ferro de solda) pode danificar o chip em questão,

como você comentou, se aplicar estanho no chip apos retirar o excesso de solda das esferas velhas, facilita muito o processo.

segue imagem da ponta faca:

segue a imagem :

ponta_faca.jpg.98db3df3f216f2a0e074200bd1044131.jpg

Link para o comentário

O que acontece é que a ponta fina da estação funciona bem apenas para um pequeno ponto de solda.

Porém, quando tentamos dessoldar vários pontos com um ponta fina, acontece a dissipação do calor, ou seja, a ponta perde potência devido ao acumulo da solda que passa a agir como dissipador de calor.

Usando um ferro com ponta grossa e com maior potência, o serviço pode ser feito mais rápido e portanto sem o risco de danificar a peça.

Basta usar fluxo de solda e manter o componente inclinado, aquecendo o local e deslizando a ponta do ferro de cima para baixo. A solda irá acompanhar a ponta do ferro, deixando a superfície limpa.

O pouco que insistir em ficar poderá facilmente ser removido com a malha.

Convém treinar antes com um componente obsoleto ou que esteja danificado, afim de buscar a perfeição.

Link para o comentário

• 4 semanas depois...

O problema do ponto a solda ser mais dificil de tirar, é porque neste ponto é o ponto terra da placa, onde a concentração de massa é maior, mas provavelmente vai ser a temperatura e a ponta que vc esta usando, ou usa ponta faca ou ponta grossa chata, e para ajudar pode usar o fluxo da soldatec mesmo, ela é muito boa para remover a solda, molhe bastante a malha desoldante com ela, e sem esquecer, que a malha também conta, a melhor na minha opinião e a da Goot Wick de 3mm, num tem nem comparação como esta malha é excelente!

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...