Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estufa de Baixo Custo

Avalie este tópico:

inovetec

Posts em destaque

Diego, boa noite o problema é que a temperatura irá subir muito rapidamente, acredito eu que isso poderá causar danos na placa mãe, caso contrário seria apenas colocar a placa em uma infra red para aquecimento teria o mesmo resultado, lógico que um pouco mais de controle da temperatura. Não tenho certeza é apenas um comentário de alerta. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marques-note, voce está certo. O lance da estufa é exatamente o longo tempo que a placa fica em uma temperatura moderada.

A um tempo atrás falei sobre isso dando o exemplo de uma panela de pressão, voce tem que manter uma temperatura moderada durante um longo tempo para que a umidade saia aos poucos pelos "poros" do chip a exemplo do pequeno orificio da panela de pressão, se voce subir a temperatura muito rápido, a pressão também vai subir rápido e não vai dar tempo de a umidade sair criando bolhas no chip.

Se a pressão em uma panela subir muito rápido, logo logo a policia de Boston vai bater na sua porta.

Link para o comentário

Marques e Cassio grato pelo conselho,e se fizermos baixar a temperatura 100C° POR EXEMPLO,aumentando o tempo nao muito tempo 30 minutos com uma estrutura madeira e papel aluminio bem isolada colocando um medidor de temperatura,so testando mesmo,vi um cara fazendo com papelão simplismente por 10 minutos a 210°C,e a placa ficou 100 porcento ne um video aqui mesmo do forum,bom galera so fazendo teste de como essa placa vai se comportar,estrutura para evaporar e desumificar a placa,que talvez com isso muitas dispositivos e muitos problemas ate se resolvem.,isto na placa.

Link para o comentário

Estive pensando em fazer uma estufa usando lampadas incandescentes, um dimmer 1000W (baratinho) e um termostato para medir a temperatura. Depois de aferir a temperatura com o termostato eu faria uma marcação das temperaturas junto ao botão do dimmer fazendo três marcaçoes de 50, 100 e 150 graus ou marcaçoes a cada 25 graus, por exemplo.

Link para o comentário

• 1 mês depois...

Pessoal, fim de semana fiz essa estufa da foto abaixo, esta é minha versão 2.0 porque a primeira tinha feito de compensado. Utilizei 1 lampada incandescente de 60W que deu uma temperatura interna de 45 graus, caso queira temperatura maior, coloque lampada de 100w.

O custo é em torno de uns 10,00 já que a carcaça do microondas ganhei em oficina de eletrodoméstico que eles jogam fora. Fio pode utilizar qualquer um, uma chave para ligar e desligar, soquete para lampada e 1 lampada.

image.php?di=J0JB

image.php?di=58MO

• Joinha 1
Link para o comentário

ola lolthar vc poderia colocar o esquema eletrico desta estufa que vc fez pra min tirar um duvida .

eu estou querendo montar uma com 2 resistencia de 300 w  uma de cada lado  eu fui compra o

Termostato programado micro controlado eo  Timer o vendedor me indicou um contator para ligar neste projeto

vc saberia como eu ligaria estas pecas aou contator.

Link para o comentário

• 3 semanas depois...

Sei que o tópico ta meio parado mas... aquelas estufas de papel A4 não servem? Vende-se ela em papelarias por uns 70 reais.Eles devem manter uns 50ºc dentro mas se colocar uma lampada mais vai aquecer mais deve aquecer mais...

Chico Lima, o microondas não tem isolamento térmico eu acho, portanto vc está desperdiçando calor e consequentemente energia, pode-se colocar fibra de vidro ou manta térmica (não lembro o nome, parece com lã de ovelha e é usado em fogões).

Link para o comentário

Eu estou querendo montar uma com 2 resistencia de 300 w  uma de cada lado

Cara, se você usar essas duas resistências não vai conseguir uma estufa mas será quase um forno para ressolda de toda a placa...

O ideal mesmo é algo que fique em torno de 60-80 graus e que possa ficar ligados entre 8-12 horas, aqui eu comprei uma estufa dessa

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
e na prática ela mantém cerca de 60 graus com um baixo consumo e me atende muito bem.

• Joinha 1
Link para o comentário

Essa estufa não é bem vedada e inclusive tem uma abertura pequena na parte de trás onde permite que a umidade saia lentamente.

Ela usa uma resistência de 45w e já pensei em pedir mais uma resistência para aumentar um pouco a temperatura para uns 80 graus, mas tá valendo

O ideal para desumidificar é de forma lenta, não adianta você deixar pouco tempo a uma temperatura alta que vai ter problemas, essa estufa mantém cerca de 60-65 graus depois de meia hora e deixo de um dia para o outro para garantir. Não tenho tido problemas com bolhas já a muito tempo

Ela é grande o suficiente para placas de notebooks e de PCs também, a minha mede 25 x 19 x 37 e cabe com folga

Uma observação, você precisa desumidificar placas que estejam paradas a algum tempo e que tenham chips sensíveis. Placas que acabaram de dar defeito e que o chip ainda estava funcionando e esquentando até poucos dias atrás ou chips como SiS968 que aguentam bem, vão direto para o reball sem dó.

Link para o comentário

Sensíveis são aqueles chips mais conhecidos por darem problema, se você tem dúvida sobre isso então coloque tudo na estufa para garantir.

Por exemplo, o VN896 é um chip que tenho um certo medo de mexer porque todos os que tentei morreram, por outro lado mesmo os chips mais complicados, se eles estiverem funcionando até uns dois dias atrás, quer dizer que estavam esquentando e não tem umidade neles e vão direto para a maquina sem dó.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

O que vocês acham do forninho elétrico para desumidificar as placas, estou comprando um e gostaria da opinião de vcs!!

Não acho bacana usar um forninho para desumidificar placas, talvez para fazer uma ressolda geral até dá para usar mas pensa bem:

Uma estufa gasta entre 40w e 60w, quanto gasta um forninho???

Agora pensa que ele vai ficar 10 horas ligado direto desumificando... E pensa no tamanho que ele vai ocupar... E pensa no preço dele e no preço de uma estufa...

Sei não mas acho que não vale a pena pelo menos para essa finalidade.

Link para o comentário

O que vocês acham do forninho elétrico para desumidificar as placas, estou comprando um e gostaria da opinião de vcs!!

Não acho bacana usar um forninho para desumidificar placas, talvez para fazer uma ressolda geral até dá para usar mas pensa bem:

Uma estufa gasta entre 40w e 60w, quanto gasta um forninho???

Agora pensa que ele vai ficar 10 horas ligado direto desumificando... E pensa no tamanho que ele vai ocupar... E pensa no preço dele e no preço de uma estufa...

Sei não mas acho que não vale a pena pelo menos para essa finalidade.

Fui verificar ontem uns modelos e achei pequenos não ocupa muito espaço e o consumo não é tão alto assim, sem falar que é mais rápido e a aparência também é superior.

Um forno com tamanho para caber qualquer placa fica em torno de R$ 180,00 Reais.

Agradeço pela dica, valeu.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

to montando uma com um forno de microonda que tem a funcão browner (dourador) ele é produzido pra usar uma resistencia dentro então , consequentemente, tem uma isolacão termica razoavel.

utilizei as proprias resistencias do aparelho, mas ele é 220 e liguei em 110v , ainda adaptei um dimmer e um termometro simples pra controlar a temperatura.. mais tarde fotos...

Link para o comentário

• 2 semanas depois...

Bom galera, conforme prometido...

Terminei minha estufa de baixo custo.

Segue lista de materiais:

Estufa de baixo custo:

Dimensão:  AxLxP (40x50x42)

Ferramenta e Materiais:

Parafusadeira ou chave Philips.

24 x parafusos para aglomerado 3,5mm x 25mm

2 x dobradiças e 12 parafusos

1 x puxador

1 x chave liga desliga

1 x barra de calha sistema X

4 x bocas de luz

4 x lâmpadas bolinha de 25W

1 x rolo papel laminado

Placas de MDF  1,5: (CM)

2 X traseira e tampa 40 x 50

2 x laterais 38,5 x 40

2 x base e teto 38,5 X 47

1 x cola branca para colar o papel alumínio

2 x barras de madeira quadrado de 1x1 por 1m. para suporte lateral interno da placa e os pés da estufa.

2 x barras de alumínio ou barras de madeira de 46cm (usei barras de alumínio por que elas tinha sobrando aqui)

1 x flecha macho

O custo aproximado foi de R$ 170,00, tudo comprado na laroy de POA.

Espero que ajude e sirva de inspiração para novas estufas...

Abraço a todos.

Att, Diego

DSC05302-2.jpg.187f11b28c8894b34bb0f3c703432103.jpg

DSC05303-2.jpg.463e6c448534b3e32ca4bec0e685e965.jpg

DSC05304-2.jpg.8d7fdb67c1b0201a5cfe145b81c5a55e.jpg

DSC05305-2.jpg.09f60f260705ed33db4eac7f81b6145f.jpg

DSC05306-2.jpg.41eeffe89e8ee38cba2b53dfc6b81ea8.jpg

Link para o comentário

4 lâmpadas ? vc quer fazer um forno ? rs

o preço dava para comprar um forno elétrico, menos espaço e mais profissional

eu uso um de 1600watts e ele liga de 5 em 5 mim + ou -  e quando liga fica 10 segundos e desliga,  já fiz as conta e é mais barato que uma lâmpada de 60w ligado direto

Link para o comentário

4 lâmpadas ? vc quer fazer um forno ? rs

o preço dava para comprar um forno elétrico, menos espaço e mais profissional

eu uso um de 1600watts e ele liga de 5 em 5 mim + ou -  e quando liga fica 10 segundos e desliga,  já fiz as conta e é mais barato que uma lâmpada de 60w ligado direto

Gostei dessa ideia do forno e vou fazer uma experiencia por aqui também!!!

Link para o comentário

Tendi, eu cheguei a ver os forninhos...

Só que eles partem de no min. 100º de temp. e não sei se mesmo com termostato o forno manterá ou ficará quente do que 100º.

Não cheguei a fazer calculo de consumo entre estufa x forninho....

Sei que com as 4 lâmpadas bolinha de 25W a temp. gira entre 75º ~ 85º.

Como eu não tinha nenhuma sobra em casa para construir uma estufa acabei comprando tudo.....

Mas posso dizer que mesmo tendo saído o valor que paguei.... foram horas de relax para montá-la e com resultado esperado :) .

Mas sua dica de forninho é super válida qual é a marca e modelo do forno que esta usando?.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...