Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dica Gravador Novas Bios 1,8V com TL866 e outros [Testado]

Avalie este tópico:

robertoes

Posts em destaque

fala galera blz, estou com uma duvida fiz do jeito conforme a primeira mensagem do tópico, 7 resistores de 68ohms 1/8watts nos pinos 1, 2, 3, 5, 6 ,7, 8 e no pino 4 coloquei um jumper para o GND ficar direto agora a duvida é o seguinte depois de pronto meu adaptador, fui medir a tensão nos pinos 1 ao 8 ficou com os mesmo 3.3v não teria que cair para 1.8v?? alguém pode me tirar essa duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

Estou com um problema, alguém conseguiu fazer o adaptador e programar com um programador SOFI modelo SP8-A, é que fazendo as medições continua com os 3.3v,

Obrigado!

Utilizo el mismo programador,  (SOFI  SP8-A) también tengo 3.3v.

No disponía de resistencias de 68 ohms, y he puesto resistencias de 100 ohms, pero aunque sigue con 3.3v  funciona bien¡¡¡

Para que la tensión baje a 1.8v, el chip debería consumir 0.02 amperios, lo cual es un consumo excesivo para un chip de memoria flash cmos.

Verifique bien los contactos, y siga las instrucciones recomendadas.

Link para o comentário

Você não tem permissão para ver links. Faça login ou cadastre-se.
, você está usando a versão 6.50 do software do tl866 ou versão mais antiga?

Link para o comentário

, as bios de 1,8v sairam a partir da versão 6.50. Eu mesmo postei o link no downloads para baixar a versão.

Link para o comentário

, as bios de 1,8v sairam a partir da versão 6.50. Eu mesmo postei o link no downloads para baixar a versão.

:( nao deu mesmo assim... mesmo erro...

to com a pulga com essas tensoes, olha o q tem nos pinos qdo ta lendo

1=1.4v

2=0

3=3.3v

4=---

5=3v

6=3.3v

7=1v

8=2.8v

eu n achei o datasheet do chip q to gravando...  :-[

Link para o comentário

, na verdade verdadeira, o adaptador para o tl866 não é desse com resistor, o que eles informam é usando um regulador 1117 para baixar a voltagem para 1,8v no pino 8 dele.

Link para o comentário

Este esquemático proposto por eles é fácil de construir e realmente deve apresentar melhor resultado nas tensões, embora o primeiro esquema tenha funcionado a contento e resolvido alguns notebooks acredito que todos vão concordar que é uma abordagem mais segura.

Tenho uns lm1086 1.8 sobrando e vou montar nos próximos dias, depois comento com vocês os resultados, se alguém montar primeiro e quiser compartilhar os resultados agradeço.

Nunca tinha feito teste das tensões pois os amigos que montaram primeiro utilizaram e funcionou corretamente, mas com tanta gente falando que a tensão de vcc estava alta me obriguei a testar aqui, e realmente temos no pino 8 3.2V.

Que funciona não tenho dúvida pois gravei algunsssss CIs desta maneira, mas se podemos melhorar por que não né? ;D

Abraços.

Link para o comentário

Se medir no soquete vai ter os 3,3V mesmo, pois só haverá queda de tensão nos resistores quando houver consumo.

Já mediram com o CI conectado e no momento da leitura/gravação??

Link para o comentário

Evidentemente medi com chip no soquete, tanto com o 1.8v quanto com chip de 3.3v a tensão no pino 8 não baixa de 3.22v.

Edit: Correção: testei com 2 chips diferentes mas ambos de 3.3v, achei que o segundo fosse de 1.8 e não era... confundi na hora de guardar o componente... uheauhaeuhae

Mas com o chip de 3.3v a tensão não baixou nadinha, já conferi e todos os resistores estão com aproximados 68ohms.

edit2: acrescentando informações solicitadas pelo

foi medido em leitura apenas, não em gravação.

edit3: estou sem nenhum CI de 1.8v em mãos para testar a tensão no vcc, mas assim que possível informo aqui.

Link para o comentário

amigos, mesmo em gravacao com chip de 1.8 a tensao segue alta, no meu caso 2.8v

mas tiraram minha duvida, se o neo gravou e funcionou o erro aqui nao e a tensao alta

Link para o comentário

Na época que ainda não tinha saído esta última versão eu gravei a bios com o adaptador de resistor, claro que usando outro modelo de chip pois ainda não tinha o correto, mas gravou normal.

Uma coisa que acostuma acontecer muito é o chip estar sujo de fluxo e dar problema de mau contato.

Link para o comentário

R=Vres/Iflash  R = 1.5 / 0,020 = 75ohm

,

Iflash = 0,020 parece una corriente muy alta. Esa información es del datasheet?

Link para o comentário

Amigo

boa tarde voce usa qual versao do software willem??

estou com erro tambem e ja condenei o CI máááásss a dúvida é cruel pois nao tenho outro aguardando chegar.

Link para o comentário

, segue placa de circuito impresso deste adaptador.

Link para o comentário

Eu motei um igual ao do

que é esse

Na primeira vez, não tinha dado certo. Eu confundi o valor dos resistores, usei 7 de 680R. Refiz o adaptador.

Instalei a versão 6.50. O programa pediu pra fazer uma atualização firmware e eu permiti a instalação. Fiz a gravação e deu tudo certo!!!! Pode deixar o programa no padrão da instalação que funciona normal.

Quando tiver um tempo, vou montar o adaptador recomendado pelo programa

te+

vlw!!!!

Link para o comentário

, a placa ficou legal, mas eu modificaria ela para colocar um soquete onde seria encaixado o soquete do adaptador da TL, com isso não precisaria soldar o chip da bios.

Link para o comentário

, modificado.

Neste arquivo tem as duas versões.

Link para o comentário

Participe agora da conversa!

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tiver uma conta, faça login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Restaurar formatação

Apenas 75 emoticons máximos são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir apenas como um link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Envie ou insira imagens do URL.

SOBRE O ELETRÔNICABR

EletrônicaBR é o melhor fórum técnico online, temos o maior e mais atualizado acervo de Esquemas, Bios e Firmwares da internet. Através de nosso sistema de créditos, usuários participativos têm acesso totalmente gratuito. Os melhores técnicos do mundo estão aqui!
Técnico sem o EletrônicaBR não é um técnico completo! Leia Mais...
  • Criar Novo...